Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação, julgue os itens seguintes.
Uma pessoa que tenha um alcoólatra na família tende a decodificar as publicidades de cerveja de modo hegemônico, na acepção de Stuart Hall, que divide a decodificação em três tipos: hegemônica, oposicionista e negociada.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação, julgue os itens seguintes.
De acordo com os estudos de Stuart Hall, a denotação de um termo corresponde ao seu sentido mais fixo, ao passo que a conotação remete a um contexto, uma cultura.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação, julgue os itens seguintes.
Um acontecimento jornalístico qualquer só pode ser transmitido e ter significado sob a forma de discurso na acepção dada ao termo de narrativa ideológica do mundo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação, julgue os itens seguintes.
A televisão se presta à produção de discursos ideológicos porque a codificação da mensagem é naturalizada, escondendo do receptor o processo de mediação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
Um argumento que pode ser arrolado em defesa da teoria construcionista é que o jornalismo é fruto de uma empreitada constrangida por fatores organizacionais interesses da empresa, limitações orçamentárias e modus operandi da mídia em questão, por exemplo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
A teoria do espelho na produção jornalística é considerada ingênua por não levar em conta as mediações culturais envolvidas no processo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O gatekeeper confere ao profissional do jornalismo grande poder dentro da sociologia dos emissores, pois cabe a ele decidir quais assuntos serão publicados, operando assim como um filtro a partir de valores/notícia acordados.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
Um pressuposto da teoria construcionista do jornalismo é que o sentido de realidade advém da percepção de mundo proposta pelos meios de comunicação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O desenvolvimento de um código de ética profissional é parte do ethos jornalístico e foi um dos fatores junto com a profissionalização da atividade e o advento dos cursos superiores que permitiram à prática discutir sua função social.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A comunicação massificada atua, por meio da mídia, como estímulo sobre o público receptor passivo, percepção que, a partir dos anos 40 do século passado, motivou os estudos da comunicação, que se voltaram para os aspectos psicológicos das ações coletivas, centrados no conteúdo das mensagens e nos efeitos da propaganda sobre a audiência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...