Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A convite de Paul Lazarsfeld, o filósofo alemão Theodore Adorno colaborou em estudos sobre programas musicais de rádio nos Estados Unidos. O resultado foi uma crítica ao estatuto da música, tratada como um rebaixamento a um estado de ornamento da vida cotidiana, uma felicidade fraudulenta e uma arte integrada ao sistema. Em meados dos anos 1940, ao lado de Max Horkheimer, Adorno criou um conceito, dentro de sua teoria crítica, conhecido como

  • A. agulha hipodérmica.
  • B. aparelho ideológico de Estado.
  • C. teoria da informação.
  • D. indústria cultural.
  • E. economia política.

Em A Galáxia da Internet – Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 34), Manuel Castells defende que os “criadores da internet” constituíram conjuntos de valores e crenças que formam comportamento de, pelo menos, quatro grupos: tecnomeritocráticos, hackers, comunidades digitais e empresas. Nesse sentido, a internet é

  • A. dotada de uma cultura própria, que é a cultura dos seus criadores.
  • B. pautada por uma versão digital da ideologia neoliberal da meritocracia.
  • C. uma estrutura que funciona de forma independente da ação dos usuários.
  • D. essencialmente empresarial e inserida em uma cadeia de criação de valor.
  • E. a constante disputa entre hackers e empresas pela apropriação de dados alheios.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de programas de campanhas informativas e educativas e planejamentos de publicações internas e externas. Os veículos de comunicação de massa produzem informação jornalística e entretenimento, mas não se enquadram como produtores de campanhas educativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos modelos mais utilizados no mercado para avaliar a brand equity foi criado pela empresa Millward Brown. Ela se resume a uma pirâmide que, da base para o cume, ordena os seguintes valores de marca:

  • A. presença, relevância, performance, vantagem e lealdade.
  • B. lealdade, relevância, performance, vantagem e presença.
  • C. lealdade, presença, relevância, performance e vantagem.
  • D. presença, relevância, lealdade, performance e vantagem.
  • E. presença, lealdade, performance, relevância e vantagem.

Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural. Adorno, Horkheimer e outros teóricos da Escola de Frankfurt se dedicam à análise sociológica e ideológica das forças políticas que determinam o fenômeno da mídia de massa. Conforme a teoria crítica, os grandes veículos de comunicação trabalham para a manutenção da ordem social existente, por meio de seus produtos, contra o interesse público social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural. A indústria cultural se desenvolveu com vistas a aprimorar e melhor aproveitar as capacidades intelectuais do cidadão da sociedade industrial, provendo-lhe entretenimento e informação apropriados à velocidade da vida moderna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dizer que a forma de produção de um jornal impresso diário é semelhante ao verificado em uma indústria automobilística significa que o autor dessa comparação se refere a uma determinada Teoria do Jornalismo, que é conhecida como

  • A. agenda setting
  • B. gatekeeper
  • C. organização
  • D. espelho
  • E. newsmaking

A comunicação é um processo que viabiliza a troca de mensagens entre pessoas. É, portanto, uma atividade cada vez mais utilizada nas relações sociais humanas modernas. Devido à sua complexidade atual e aos amplos campos de interesse fica cada vez mais conflitante a sua definição. Na verdade, comunicação é uma atividade que praticamos todos os dias, conhecemos mas não sabemos defini-la satisfatoriamente. No entanto, comunicação é uma palavra que vem do latim communicare, que tem entre seus significados a definição de:

  • A. Tornar comum.
  • B. Escrever à todos.
  • C. Falar à todos.
  • D. Tornar único.

Narrar uma notícia, anunciar um evento e fornecer fatos e números. Feitos em linguagem clara e direta garantem a exatidão da informação. É difícil haver equívocos quando um press release é redigido dessa maneira" diz David Beckwith, ex-secretário de imprensa do vicepresidente Dan Quayle. Referimo-nos a(o):

  • A. Mural Informativo.
  • B. Rádio Interno.
  • C. Revista.
  • D. Press Releases.

Esta teoria da comunicação representa um clássico exemplo de privilégio a ação pessoal. O conceito referese à pessoa que tem o poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia. O comunicador acaba sendo o responsável pela progressão ou “morte” da notícia. Estamos falando da teoria:

  • A. Gatekeeper.
  • B. Organizacional.
  • C. Espiral.
  • D. Espelho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...