Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. Conversas informais e reuniões grupais são os instrumentos de comunicação interna mais adequados para que a alta gestão transmita mensagens corporativas a seus colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O locutor de rádio noticiarista

  • A. programa músicas novas.
  • B. produz reportagens.
  • C. promove produtos.
  • D. promove jogos entre os ouvintes.
  • E. interpreta notícias.

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. Os instrumentos de comunicação interna podem ser formais, como relatórios administrativos, memorandos, manuais de políticas e procedimentos, ou informais, como conversas com colegas e reuniões informais com o superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as regras de redação de texto noticioso para o rádio, recomenda-se o uso

  • A. do lide, para dinamizar o texto.
  • B. de informações detalhadas, para conferir velocidade à transmissão da notícia.
  • C. de sentenças curtas e verbos ativos.
  • D. do modelo pirâmide invertida, em razão do único contato estabelecido pelo ouvinte com a notícia: o momento de sua audição.
  • E. da ordem inversa, para facilitar a compreensão do ouvinte.

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. O buzz marketing é utilizado como um press release virtual para disseminar informações em jornais e revistas disponíveis na Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

No web jornalismo, o hipertexto caracteriza-se como texto

  • A. hierarquizado.
  • B. centralizado.
  • C. monovocal.
  • D. intertextual.
  • E. estanque.

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. O marketing viral é uma estratégia que visa promover vendas diretas pela Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de edição de uma matéria para telejornal, a decupagem corresponde

  • A. à marcação de minutagem.
  • B. à indicação de fim da reportagem.
  • C. ao efeito de exibição de duas imagens em uma mesma tela.
  • D. à montagem do áudio e do vídeo.
  • E. ao ponto de corte da matéria.

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. Na decisão sobre os meios de comunicação interna a serem utilizados por uma organização, o conteúdo da mensagem, a forma como ela será entregue e seu público-alvo devem ser considerados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à utilização de web semântica, aplicativos, algoritmos e bancos de dados, bem como a manifestações ciberculturais que alteram as formas de comunicação e o jornalismo contemporâneos, assinale a opção correta.

  • A. As plataformas de mediação social buscam criar estruturas para a tomada de decisões editoriais, criando espaço para a produção jornalística descentralizada, independente e sem restrições tecnológicas ou financeiras.
  • B. As novas plataformas digitais impactaram a comunicação entre as pessoas, mas pouco influenciaram a forma como o conteúdo da notícia é consumido, uma vez que ele ainda é acessado diretamente nos sítios que o originam.
  • C. Os algoritmos utilizados nas novas ferramentas e redes sociais seguem os princípios da teoria hipodérmica, segundo a qual uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta diferentemente cada indivíduo.
  • D. As fórmulas matemáticas utilizadas como filtro de informações em sítios como o Facebook e o Google selecionam as notícias que serão expostas para direcionar a publicidade sem influenciar a opinião do público, de forma a assegurar o direito à livre informação.
  • E. A utilização de algoritmos em sítios de mídias sociais suscita uma discussão a respeito do equilíbrio entre a condição essencial desses sítios de buscar o lucro e a responsabilidade social de seu papel como fornecedores de informação em sociedades democráticas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...