Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. As declarações de missão e de visão estabelecem tanto a definição do negócio e do setor de atuação da organização quanto os planos compartilhados pelos seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações entre assessoria de imprensa e veículos de comunicação, assinale a opção correta.

  • A. O assessor de imprensa deve preparar executivos para estabelecer um bom relacionamento com a mídia.
  • B. Enviar textos e releases repetidamente às redações estimula o interesse do veículo de comunicação pela pauta sugerida pelo assessor.
  • C. O relacionamento entre assessorias de imprensa e redações jornalísticas é considerado tendencioso e, por isso, deve ser evitado.
  • D. O primeiro contato da assessoria de imprensa com os veículos de comunicação acerca de determinado assunto deve ocorrer por meio do follow-up.
  • E. Em momentos de crise, a necessidade de divulgar com rapidez o posicionamento institucional frente ao público justifica a autonomia conferida ao assessor de imprensa para agir de encontro à linha de pensamento que orienta a instituição.

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. O marketing institucional, para fomentar sua identidade e envolver diferentes públicos, busca a formação e a consolidação da imagem de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao clipping, tradicional ferramenta das assessorias de imprensa, assinale a opção correta.

  • A. Cabe à equipe responsável pelo clipping elaborar um documento sucinto e claro para ser distribuído no final do dia.
  • B. O clipping restringe-se a funcionar como um mecanismo para que a assessoria de imprensa mostre o resultado do próprio trabalho.
  • C. O clipping é aplicável somente ao material impresso ou de Web, não se estendendo, portanto, a produções televisivas e radiofônicas.
  • D. Dada a simplicidade na elaboração e na montagem do clipping, é desnecessário que as empresas invistam em serviços mais sofisticados, uma vez que estes gerarão mais custos que benefícios.
  • E. A correta avaliação dos espaços utilizados por matérias sobre determinada empresa constitui ferramenta de avaliação da eficácia da assessoria de imprensa e da imagem da empresa diante da opinião pública.

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. Além da satisfação do cliente, as ações de marketing visam estabelecer comunicação com o público, definir o preço certo para os produtos e distribuí-los de forma ágil e eficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, a respeito de notas oficiais.

  • A. A nota oficial pode substituir um aviso de pauta.
  • B. É facultativa a impressão de nota oficial em papel timbrado que contenha logomarca e outros elementos de identidade visual da instituição.
  • C. Em uma situação de crise, a nota oficial pode ser emitida pelo assessor de imprensa sem a anuência do alto escalão, desde que sejam considerados a missão e os valores da organização.
  • D. A nota oficial não precisa ser lida da forma como foi redigida.
  • E. Sintetizar as informações necessárias para esclarecer fatos relativos à situação emergencial vivenciada pela instituição é essencial na elaboração da redação de uma nota oficial, que deve ser direta e objetiva.

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. Para se diferenciar da concorrência e superar as expectativas do consumidor/cliente, uma instituição deve adotar o conceito de geração de valor, que consiste em criar produtos que sejam de melhor qualidade, ainda que mais caros.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao processo de entrevistas, assinale a opção correta.

  • A. Criar um bom ambiente para o repórter, em entrevistas coletivas, com cadeiras, serviço de água e café, entrega de pastas contendo papel e caneta é algo ultrapassado.
  • B. Entrevistas coletivas devem ser realizadas somente no período vespertino.
  • C. Em situações em que jornalistas não dominem determinados assuntos técnicos, o entrevistado deve utilizar termos rebuscados como estratégia de manipulação da mídia.
  • D. O repórter deve encaminhar, antes da publicação, o texto final da entrevista para que o entrevistado aprove.
  • E. Distribuição de press kits para repórteres, além de ser importante para manter o nível da entrevista, serve para tentar direcioná-la para os interesses da instituição.

Acerca de pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens subsequentes. A linguagem técnica e formal deve ser utilizada em instrumentos de coleta de dados quantitativos, uma vez que é a que melhor se adapta a qualquer tipo de público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o texto antecedente foi submetido ao processo de apuração em que a fonte ouvida foi a própria empresa Folha de S.Paulo, é correto afirmar que, do ponto de vista da redação jornalística, esse texto é denominado

  • A. coluna.
  • B. editorial.
  • C. artigo.
  • D. reportagem.
  • E. parecer.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...