Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos às tecnologias utilizadas na animação.

O software 3DS Max é bastante utilizado para a modelagem em três dimensões (3D).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a videoteipe (VT), julgue os itens subsequentes.

Para gravação de imagens em fita, um operador de VT pode usar o comando playback.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a câmeras de vídeo e seus acessórios, a enquadramentos, planos e sequências de gravação, julgue os itens subsecutivos.

Em um set de gravação localizado dentro de um estúdio, com iluminação fluorescente, a câmera de vídeo deverá ser balanceada com filtro para a temperatura de cor de 3.800 K.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a enquadramentos, movimentos de câmeras, fotografia e técnicas de iluminação, assinale a opção correta.

  • A.

    Desde panorâmicas e tilts, até o uso de carrinhos e gruas, os movimentos de câmera obedecem à mesma lógica: o diretor do filme e o diretor de fotografia têm de saber onde querem começar, o que pretendem com o movimento e como querem terminar o plano.

  • B.

    Em dias ensolarados, o horário do meio da manhã e o do meio da tarde são períodos críticos para se filmarem pessoas ou paisagens, pois os raios solares estão na vertical e resultam em sombras densas e de relevo para a imagem.

  • C.

    Em fotografia e iluminação, quando se fala em luz quente ou fria, se refere ao calor físico da lâmpada, e não ao tom de cor que ela dá ao ambiente.

  • D.

    As cores normalmente associadas ao calor — vermelho, laranja e amarelo — possuem temperaturas de cor altas, acima de 3.200 kelvins. As cores tidas como frias, como o azul e o verde, têm temperaturas de cor baixas, abaixo de 3.200 kelvins.

  • E.

    A objetiva zoom é identificada pela relação entre seus ângulos mais aberto e mais estreito. Assim, uma objetiva zoom que apresente grande-angular de 50o e um ângulo mais fechado de 5o é conhecida como zoom de 5:1, ou zoom de 5 vezes.c

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

É função do jornalismo institucional atender às demandas dos meios de comunicação, mas não é sua função avaliar as deficiências desses meios.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.

Pelo bem do interesse público, considera-se eticamente válido o uso rotineiro, por jornalistas, de gravadores e câmeras ocultos, na investigação de fatos, sendo admissível também que o repórter, caso necessário, se passe por outro tipo de profissional para colher informações relevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos às tecnologias utilizadas na animação.

Blender é um software de código aberto executável por diversos sistemas operacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a videoteipe (VT), julgue os itens subsequentes.

Q-lock é um dispositivo capaz de sincronizar o áudio com os VTs.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a câmeras de vídeo e seus acessórios, a enquadramentos, planos e sequências de gravação, julgue os itens subsecutivos.

O dispositivo CCD é um chip sensor de imagem que efetua a mesma função do tubo da câmera, com tamanho diversas vezes menor, sendo formado por uma matriz de pontos sensíveis (pixels) que, conforme a incidência de luz, são lidos e armazenados na forma de linhas, gerando sinais elétricos proporcionais aos níveis de luz de cada ponto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca de atividades de operação e uso de equipamentos de gravação e filmagem.

  • A.

    Steadycam é um suporte para câmera preso ao colete do operador, utilizado em tomadas que exijam agilidade do operador de câmera e estabilidade da imagem, em áreas estreitas ou em que haja pouco espaço para uso de tripés ou trilhos, ou em tomadas em movimento, como em uma corrida, para acompanhar alguma cena, simulando o ponto de vista de um dos personagens.

  • B.

    Uma imagem pode retratar um ou vários centros de interesse. A atenção do espectador deve ser atraída para as diversas partes significativas da cena, com igualdade de importância, caso haja mais de um centro de interesse.

  • C.

    Se, ao longo da história, o cinema pode ser visto como um processo de democratização do lazer, que antes era proporcionado para poucos pelo teatro e pela literatura, o cinema digital representa um novo patamar de elitização do lazer, por meio da substituição da praça pública pelo shopping center, com as salas multiplex e suas bombonières, mais refinadas e com público cada vez mais seleto.

  • D.

    Na etapa de edição do filme, uma tomada de câmera de trinta segundos irá fornecer exatamente trinta segundos de material pós-edição.

  • E. De acordo com o tipo de ângulo de posicionamento, a câmera pode ser classificada como objetiva, subjetiva, ou, ainda, câmera ponto de vista. Nas tomadas com a câmera objetiva, o espectador sente-se posicionado como se estivesse, fisicamente, dentro do filme, seja como participante ativo, seja colocado na posição de algum personagem, observando a cena por meio do ponto de vista desse personagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...