Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas organizações, julgue os itens seguintes.

Relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, marketing social, marketing cultural, publicidade e editoração são instrumentos de comunicação institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comunicação pública e jornalismo público, julgue os itens a seguir.

O jornalismo público (public journalism ou civic journalism), estritamente caracterizado como movimento que evita atribuir às notícias um caráter mercadológico, surgiu inicialmente como ferramenta de relações públicas das empresas petrolíferas, após o crack da bolsa de valores dos Estados Unidos da América, no final da década de 20 do século passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na legislação brasileira referente a comunicação social, julgue os itens que se seguem.

A fragmentação é um dos principais problemas do atual marco regulatório brasileiro na área da comunicação, não só pela separação estabelecida entre telecomunicações e radiodifusão, mas também pela divisão da competência, entre o Poder Legislativo e o Executivo, para a outorga, e, entre o Judiciário e o Legislativo, para a cassação das concessões.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias de comunicação, desde as mais tradicionais — telefonia, rádio, televisão — às mais recentes — computador, cabo de fibra óptica, satélite, Internet — constituem-se, hoje, espécies de revestimento histórico, porque se configuram como parte integrante do próprio entrelaçamento social, ou seja, como infraestrutura em torno da qual ocorre a sociabilidade contemporânea.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na atualidade, a grande marca da cultura midiática é a produção comunicacional de massa, ou seja, de larga escala, para grandes públicos, cada vez menos segmentada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a métodos e técnicas de monitoramento e análise de mídia.

Por se caracterizarem como tendências conflitantes, a análise de conteúdo e a análise do discurso, segundo os analistas de mídia, não devem ser aplicadas simultaneamente como metodologias de estudo de matéria jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de identidade visual e suas correlações, julgue os itens subsequentes.

Faz-se sempre necessária, após a estreia de um programa novo na grade de programação, a reinterpretação da marca da emissora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de proteção e limpeza de equipamentos de vídeo, julgue os itens que se seguem.

Para a limpeza de equipamentos sensíveis, recomenda-se o uso de pincéis acoplados a uma pequena bomba de borracha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na figura acima, que representa um esboço de um gráfico de níveis de sinais compostos de acordo com o padrão NTSC em relação ao tempo, em que 140 IRE equivalem a 1 V, julgue os itens a seguir.

O monitor de forma de onda, ou waveform monitor, é um tipo de osciloscópio apropriado para medidas de sinais de vídeo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação a formatos de tela, julgue os próximos itens.

O termo 1920p, definido pelo sistema universal NTSC, referese ao número de linhas verticais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas organizações, julgue os itens seguintes.

Comunicações escritas, orais, audiovisuais, eletrônicas e digitais, quadros de avisos e murais são instrumentos típicos de comunicação institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...