Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O som, que pode ser definido como tudo o que é captado pelo sentido da audição, é identificado pela altura, pela intensidade e pelo timbre. A partir dessas características, pode-se identificar o som emitido por uma nota musical, o som produzido por um caminhão passando pela rua ou o som produzido pelo vento soprando entre as árvores. Existem três grandes famílias de instrumentos que emitem sons musicais: de cordas por meio dos quais se obtém a sonoridade dedilhando, friccionando ou percutindo , de sopro que podem ser de madeira ou metal e de percussão os quais podem emitir sons definidos (notas musicais) ou indefinidos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Como a sonoridade ou intensidade do som emitido por um instrumento musical depende do seu tamanho, a sonoridade de um violão é maior que a de um violino.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Fotografia é comunicação e não uma simples reprodução da realidade: testemunha a capacidade do fotógrafo de mediar a realidade por meio de opções como o tipo de lente, o enquadramento, o ângulo da tomada, a medição da luz e a profundidade de campo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para não distorcer uma imagem, é necessário operar com lentes de distância focal inferior à normal, como as grandes angulares, objetivas que possuem um ângulo de visão superior a outras lentes e não produzem nenhum tipo de distorção.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.
Considerando-se a realidade socioeconômica da maioria da população brasileira e comparando-se o sítio oficial de um órgão ou empresa pública na Internet com o seu serviço de atendimento ao cliente por telefone comumente denominado 0800 , é correto afirmar que o primeiro atinge de forma mais completa os objetivos da comunicação pública.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no conceito e na história do jornalismo, julgue os itens de 104 a 110.
Se ocorrerem dois acidentes aéreos, um nos Estados Unidos da América e outro na Índia, com o mesmo número de ocupantes e de vítimas fatais, esses dois acidentes constituirão notícias que, devido à objetividade jornalística, ganharão o mesmo destaque nas páginas de um jornal brasileiro.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.
A teoria hipodérmica pode ser ilustrada por situações comunicativas que envolvem o comportamento humano, como, por exemplo, a forma semelhante de uma torcida de futebol reagir, dentro do estádio, diante do gol marcado pelo seu time.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de operação de câmera de vídeo e enquadramento, julgue os próximos itens.
Em condições de pouca luz, a imagem captada em vídeo se apresentará escura e completamente sem detalhes nas áreas de sombra. Para compensar isso, as câmeras profissionais possuem um seletor de video gain, com várias posições, que pode amplificar o sinal de vídeo de 3 dB até 28 dB, no entanto, quanto maior o ganho, maior a perda de qualidade da imagem.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O som, que pode ser definido como tudo o que é captado pelo sentido da audição, é identificado pela altura, pela intensidade e pelo timbre. A partir dessas características, pode-se identificar o som emitido por uma nota musical, o som produzido por um caminhão passando pela rua ou o som produzido pelo vento soprando entre as árvores. Existem três grandes famílias de instrumentos que emitem sons musicais: de cordas por meio dos quais se obtém a sonoridade dedilhando, friccionando ou percutindo , de sopro que podem ser de madeira ou metal e de percussão os quais podem emitir sons definidos (notas musicais) ou indefinidos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O parâmetro denominado altura que identifica se o som é grave ou agudo está relacionado à frequência. O comprimento de onda de um som agudo é maior que o comprimento de onda de um som grave.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Fotografia é comunicação e não uma simples reprodução da realidade: testemunha a capacidade do fotógrafo de mediar a realidade por meio de opções como o tipo de lente, o enquadramento, o ângulo da tomada, a medição da luz e a profundidade de campo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O aumento da profundidade de um campo em uma imagem é derterminado pelo aumento da velocidade do obturado, estando também relacionado com o aumento da distância focal.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.
A comunicação em empresa pública visa, entre outros objetivos, tornar a empresa conhecida e divulgar e promover os seus serviços e produtos.Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa redação radiofônica.
O texto para rádio deve ser mais informal do que aquele utilizado para a mídia impressa, devendo ser claro, simples e sem ambiguidade, mas sem ser simplório nem intimista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...