Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A teoria da comunicação que sustenta a hipótese de que, em consequência da ação dos jornais, da televisão e de outros meios de informação, o público enfatiza ou negligencia elementos dos cenários públicos é corretamente denominada

  • A.

    teoria da informação.

  • B.

    agenda-setting.

  • C.

    news making.

  • D.

    semiótica textual.

  • E.

    teoria crítica.

A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para

  • A.

    apresentar um novo serviço agregado.

  • B.

    alavancar vendas.

  • C.

    obter aceitação pública para uma indústria.

  • D.

    tornar uma marca mais conhecida.

  • E.

    lançar uma nova variedade de produto.

Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.

O texto jornalístico deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo, tanto em veículos impressos quanto em veículos eletrônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As discussões sobre responsabilidade social tomaram um novo rumo com o lançamento do Pacto Global pelas Nações Unidas, em 1999, com um apelo para que organizações do mundo todo assumissem uma globalização mais humanitária. Em relação à responsabilidade social e ao Pacto Global, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando uma empresa cumpre com todas as suas obrigações jurídicas, ela se torna, consequentemente, socialmente responsável.

  • B.

    O Pacto Global é composto de princípios universais, e um deles estabelece a luta pela paz no mundo.

  • C.

    A responsabilidade social apresenta três dimensões: a interna, a externa e a mista.

  • D.

    Um dos princípios estabelecidos pelo Pacto Global é o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

  • E.

    Desenvolvimento sustentável refere-se à adoção de práticas que alavanquem o crescimento da empresa com a conquista de novos mercados.

De acordo com, Thais de Mendonça Jorge (A notícia nos cibermeios. SBPJor, nov./2008), vários são os termos para tentar explicar o fenômeno que incide sobre as comunicações, em especial o jornalismo digital: metamorfose, midiamorfose, embaralhamento, hibridização. A propósito desse fenômeno, julgue o item abaixo.

Não se pode afirmar que procedimentos como o lide e a pirâmide invertida estejam superados em relação ao webjornalismo, mas que, como a própria notícia, passaram por um processo de mutação decorrente da prática do hipertexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O marketing cultural integra um dos tipos de marketing tradicional, desvinculado, portanto, da comunicação institucional.

  • B.

    A comunicação institucional é um dos instrumentos de relações públicas.

  • C.

    A comunicação institucional visa atingir novos mercados e aumentar os lucros da organização.

  • D.

    Responsabilidade social ou marketing social são formas de comunicação institucional.

  • E.

    A assessoria de imprensa é uma ferramenta de gestão da comunicação institucional para as organizações.

Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando essa premissa, julgue os próximos itens.

Para se fixar os olhos do leitor em uma página, é comum utilizar uma ilustração que atraia a atenção, no canto inferior direito desta página.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    A assessoria de imprensa é oriunda das relações públicas e ambas compartilham o mesmo marco histórico.

  • B.

    O profissional que desempenha esse papel deve ser um defensor contumaz da organização e atuar como um muro de proteção entre a empresa e os jornalistas.

  • C.

    O assessor de imprensa deve produzir o máximo possível de informações sobre a organização, bombardeando as redações com a lembrança constante da empresa.

  • D.

    A assessoria de imprensa vincula-se diretamente à maior autoridade da organização, com políticas próprias diferentes das da área de comunicação social como um todo.

  • E.

    O assessor de imprensa deve ser capaz de, eventualmente, esconder ações que possam macular o nome da empresa.

Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação visual para veículos impressos.

Produtores de conteúdo e designers recomendam que se utilize a maior variedade possível de tipos, formatos e cores em uma página de jornal, de modo a evitar a monotonia e facilitar a legibilidade, especialmente quando há textos longos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.

Quando direcionada ao público interno de uma organização, uma publicação precisa adotar uma atitude respeitosa, isto é, tratar o funcionário ou empregado como adulto, sem usar de paternalismo ou recorrer a imagens do campo familiar, adotando uma linguagem profissional, e uma atitude honesta, informando os fatos, sem esconder os problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...