Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
Apesar de toda cobertura jornalística sempre partir de um ponto de vista, mesmo que não tenha sido traçado intencionalmente, o editorial consiste em espaço privilegiado de manifestação explícita do ponto de vista adotado por jornais impressos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, no paradigma funcionalista da teoria da comunicação, pode-se destacar a preocupação social com os meios de comunicação de massa, em razão das funções que eles desempenham na sociedade, julgue os itens que se subseguem.
A disfunção narcotizante explica a apatia da audiência dos meios de massa nas sociedades modernas.
A respeito do webjornalismo, assinale a opção correta.
Segundo Alex Primo e Marcelo Träsel, na Internet, com tamanha oferta informacional e com o espaço de publicação praticamente infinito, o usuário tem preferência pelas matérias que se atêm ao relato, o que minimiza a sensação de dispersão de conteúdo.
Enquanto fenômeno midiático, o jornalismo mantém íntima relação com os canais tecnológicos, seus potenciais e limitações. Como processo complexo, a alteração do canal repercute de forma sistêmica sobre o processo comunicacional como um todo.
Os elementos que compõem o conteúdo on-line vão além dos utilizados pela cobertura impressa. Podem ser adicionadas sequências de vídeo, áudio e ilustrações animadas, enquanto o texto se caracteriza por uma informação invariável e definitiva.
Segundo Alex Primo e Marcelo Träsel, a terceira geração do webjornalismo é caracterizada pela adição de alguns elementos específicos da web como recursos de hipermídia, listas de últimas notícias e matérias relacionadas, bem como pela produção de material exclusivo para a versão on-line do jornal.
Com o webjornalismo, a teoria do gatekeeping ganha cada vez mais força e ilustra como ocorre o processo de produção e publicação da notícia na Internet.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e páginas de relacionamento torna necessária a comunicação integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.
No contexto organizacional, a comunicação integrada abrange todas as etapas dos produtos e serviços da empresa, até a chegada no cliente externo, e, também, o período pós-venda; portanto, nem toda a rede de relacionamento de uma instituição envolve comunicação, que está restrita aos fatores que afetam direta ou indiretamente os negócios ou a imagem externa ou interna da organização.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
No jornalismo produzido atualmente, a análise não faz parte de nenhum gênero jornalístico.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, no paradigma funcionalista da teoria da comunicação, pode-se destacar a preocupação social com os meios de comunicação de massa, em razão das funções que eles desempenham na sociedade, julgue os itens que se subseguem.
Uma das funções da mídia é a de atribuir status a pessoas, organizações e movimentos sociais. Por exemplo, o apoio de um veículo de comunicação a um candidato, em uma eleição, tende a conferir legitimidade a ele.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e páginas de relacionamento torna necessária a comunicação integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.
Os objetivos de comunicação, relacionados à resposta cognitiva, afetiva e comportamental que se pretende do público-alvo, não servem como parâmetro de medição da eficácia do planejamento de comunicação, visto que estão alinhados aos objetivos de marketing, que, por sua vez, decorrem dos objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às qualidades necessárias aos textos jornalísticos, julgue os itens subsequentes.
A hierarquização de informações é característica dos textos noticiosos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens subsequentes.
Na história das teorias da comunicação, uma linha de pesquisa que se afasta das conclusões da Escola de Frankfurt, ainda que trate da indústria cultural, conceito comum às duas tradições, é a Teoria Culturológica, com destaque para o trabalho de Edgar Morin.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação integrada é fundamental para a implantação e o desenvolvimento de ações e programas no terceiro setor, assim como nas organizações públicas e privadas. Acerca da comunicação no terceiro setor, julgue os itens subsequentes.
A mobilização social é reconhecida como um ato de comunicação porque, envolvendo o compartilhamento, exige ações de comunicação em seu sentido mais amplo, o do diálogo. Assim, a prática da comunicação mobilizadora para as organizações do terceiro setor requer o estabelecimento de canais e meios de comunicação que permitam a reflexão e o debate pela busca conjunta de soluções efetivas para os problemas sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...