Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Muitos livros impressos no ocidente têm, normalmente, entre 30 e 45 linhas de texto por página, e cada linha tem comprimento médio entre 60 e 66 caracteres. No desenvolvimento de um projeto gráfico, a análise da mancha de texto criada leva em consideração tradições como essas para definir o conforto de leitura de um impresso. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Por praticidade, muitos projetos gráficos são embasados nas dimensões de papéis industriais, variando desde o formato 66 cm × 96 cm, como nos cartões de visita, até o formato 55 mm × 85 mm, no tamanho de cartões de crédito.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.
O assessor de imprensa deve fazer um acompanhamento (follow up) constante para verificar se o material informativo (releases) enviado foi transformado em pautas ou publicado pelos veículos.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas tecnologias de comunicação.
Os sítios de código aberto permitem que o público comente acerca dos conteúdos jornalísticos já publicados e colabore na elaboração dos mesmos, permitindo, ainda, que o público insira material original nesses sítios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Identidade organizacional é a percepção que uma instituição tem de si mesma. História, objetivos, valores, missão fazem parte da construção dessa identidade. Já a imagem institucional é a forma como a identidade organizacional é recebida e interpretada pelos públicos. Com relação à identidade organizacional, julgue os itens a seguir.
O logotipo de uma instituição é uma forma visual de representação ideológica da sua identidade organizacional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.
O assessor de imprensa deve manter uma rotina regular de contatos administrativos e operacionais com as redações. Isso significa manter-se atualizado acerca dos nomes e funções dos jornalistas, seus telefones, endereços e endereços eletrônicos, além de conhecer os horários de fechamento e interesses editoriais da redação e identificar as pessoas responsáveis pela seleção das pautas em cada veículo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.
As assessorias de imprensa devem buscar promover entrevistas coletivas com frequência e regularidade, visto que, ao reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, as coletivas potencializam as chances de produção de notícias por diferentes mídias.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.
O press kit, ferramenta importante produzida pela assessoria de imprensa, pode ser entregue em formato eletrônico gravado em mídias digitais ou impresso, acondicionado em uma pasta, acompanhado ou não de brinde. Sua função principal é prover o repórter de material jornalístico finalizado, que pode ser reproduzido na íntegra pelos veículos de comunicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta de gestão.
Entre os modelos de relações públicas e assessoramento de comunicação tem-se o de persuasão, também chamado de modelo de duas vias, que é considerado o mais efetivo e viável para o alcance das metas de relacionamento entre as assessorias e a mídia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta de gestão.
No modelo matricial de gestão, as concepções burocráticas da organização em que o assessor de comunicação trabalha junto da diretoria, no topo da pirâmide são deixadas de lado. Os assessores são chamados a participar de estruturas provisórias, centradas em projetos específicos, que englobam equipes multidisciplinares integradas por representantes de outras áreas da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.
O publieditorial produzido pelas assessorias possui características semelhantes às dos editoriais de empresas jornalísticas, como redação em terceira pessoa e abordagem de tema atual. A única diferença é que a organização paga pelo espaço do veículo em que ele é publicado.
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