Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Muitos livros impressos no ocidente têm, normalmente, entre 30 e 45 linhas de texto por página, e cada linha tem comprimento médio entre 60 e 66 caracteres. No desenvolvimento de um projeto gráfico, a análise da mancha de texto criada leva em consideração tradições como essas para definir o conforto de leitura de um impresso. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Por praticidade, muitos projetos gráficos são embasados nas dimensões de papéis industriais, variando desde o formato 66 cm × 96 cm, como nos cartões de visita, até o formato 55 mm × 85 mm, no tamanho de cartões de crédito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.

O assessor de imprensa deve fazer um acompanhamento (follow up) constante para verificar se o material informativo (releases) enviado foi transformado em pautas ou publicado pelos veículos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas tecnologias de comunicação.

Os sítios de código aberto permitem que o público comente acerca dos conteúdos jornalísticos já publicados e colabore na elaboração dos mesmos, permitindo, ainda, que o público insira material original nesses sítios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Identidade organizacional é a percepção que uma instituição tem de si mesma. História, objetivos, valores, missão fazem parte da construção dessa identidade. Já a imagem institucional é a forma como a identidade organizacional é recebida e interpretada pelos públicos. Com relação à identidade organizacional, julgue os itens a seguir.

O logotipo de uma instituição é uma forma visual de representação ideológica da sua identidade organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.

O assessor de imprensa deve manter uma rotina regular de contatos administrativos e operacionais com as redações. Isso significa manter-se atualizado acerca dos nomes e funções dos jornalistas, seus telefones, endereços e endereços eletrônicos, além de conhecer os horários de fechamento e interesses editoriais da redação e identificar as pessoas responsáveis pela seleção das pautas em cada veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.

As assessorias de imprensa devem buscar promover entrevistas coletivas com frequência e regularidade, visto que, ao reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, as coletivas potencializam as chances de produção de notícias por diferentes mídias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.

O press kit, ferramenta importante produzida pela assessoria de imprensa, pode ser entregue em formato eletrônico — gravado em mídias digitais — ou impresso, acondicionado em uma pasta, acompanhado ou não de brinde. Sua função principal é prover o repórter de material jornalístico finalizado, que pode ser reproduzido na íntegra pelos veículos de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta de gestão.

Entre os modelos de relações públicas e assessoramento de comunicação tem-se o de persuasão, também chamado de modelo de duas vias, que é considerado o mais efetivo e viável para o alcance das metas de relacionamento entre as assessorias e a mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta de gestão.

No modelo matricial de gestão, as concepções burocráticas da organização — em que o assessor de comunicação trabalha junto da diretoria, no topo da pirâmide — são deixadas de lado. Os assessores são chamados a participar de estruturas provisórias, centradas em projetos específicos, que englobam equipes multidisciplinares integradas por representantes de outras áreas da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

O publieditorial produzido pelas assessorias possui características semelhantes às dos editoriais de empresas jornalísticas, como redação em terceira pessoa e abordagem de tema atual. A única diferença é que a organização paga pelo espaço do veículo em que ele é publicado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...