Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
O antagonismo dos textos apresentados não está centrado na conceituação de objetividade. Do que eles discordam é da possibilidade de a objetividade ocorrer ou não na prática do jornalismo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
O fato de ambos os autores serem jornalistas demonstra que não há consenso na área acerca da possibilidade de a objetividade ocorrer.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que versam sobre equipamentos de câmera e maquinaria.
Dolly, equipamento semelhante a um guindaste, possibilita movimentos de câmera verticais do nível do chão até grandes alturas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
Se um repórter, ao escrever uma matéria, dá razão a uma das pessoas citadas, diz-se que ele não foi objetivo.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que versam sobre equipamentos de câmera e maquinaria.
O uso de steadycam possibilita ampla movimentação do operador de câmera, evitando a trepidação da câmera.
Desde a década de 70 do século passado que emissoras brasileiras de TV têm feito inserções de ações que são desempenhadas por personagens em telenovelas, de modo a advogarem causas humanitárias, sociais e públicas. Acerca desse tipo de prática, julgue os itens a seguir.
Trata-se de merchandising social, prática associada à responsabilidade social das organizações.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
Ao afirmar que a objetividade do repórter depende também da objetividade da fonte, Bucci está dizendo que é impossível haver objetividade na notícia, uma vez que a mesma não depende só de quem escreve os fatos. Entretanto, ao afirmar que "Banir a emoção da informação é banir a humanidade do jornalismo", o autor mostra uma opinião em desacordo com o Código de Ética dos Jornalistas.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que versam sobre equipamentos de câmera e maquinaria.
Grua é um veículo com rodas que permite a movimentação da câmera em trilhos retos e curvos. Uma coluna ou um braço dobrado permite alterações de pequenas alturas da câmera durante a filmagem de uma cena.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação aos fundamentos e à teoria da comunicação, julgue os itens a seguir.
As campanhas de saúde pública podem ser identificadas com os modelos de comunicação que trabalham a persuasão.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
A economia política da comunicação desenvolveu-se a partir dos anos 60, com o respaldo da teoria da dependência. Um dos focos dos estudos embasados por essa perspectiva analítica foi a crítica ao imperialismo cultural. Segundo essa visão, as indústrias culturais passaram a ser vistas como agentes do capital a serviço da dependência cultural.
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