Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação à linguagem e à preparação de textos para televisão, julgue os itens subseqüentes. O texto televisivo precisa ter ritmo e sonoridade para agradar a quem está ouvindo. Palavras que possuem a mesma terminação, quando reunidas em uma frase, causam efeito sonoro positivo e possibilitam melhor entonação ao apresentador.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no trecho acima, julgue os itens seguintes.
Os textos opinativos, na imprensa brasileira, perderam espaço para a Internet, com o renascimento do jornalismo literário exclusivamente no formato online.
Ao longo dos anos, a imprensa desenvolveu vários estilos e formas de redação para melhor estabelecer o processo de comunicação. Muitas foram as considerações acerca das principais características de fatos que são considerados notícia e de como esta deve ser redigida. A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo. Ao realizar uma entrevista com um parlamentar, o jornalista deve ter como objetivo levar ao conhecimento do leitor as idéias, as opiniões e os pensamentos do entrevistado, devendo evitar, portanto, a abordagem de temas polêmicos, para não provocar embaraços desnecessários.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação à linguagem e à preparação de textos para televisão, julgue os itens subseqüentes. Para se evitarem constrangimentos, o texto, na informação televisiva, não deve conter cacófato.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto como referência, julgue os itens seguintes, acerca da história da imprensa.
O mercado editorial de revistas no Brasil surgiu como desdobramento da imprensa nanica, a partir da edição do AI-5, em 1968. Um exemplo desse desdobramento foi a criação da revista O Cruzeiro, no mesmo ano.
Ao longo dos anos, a imprensa desenvolveu vários estilos e formas de redação para melhor estabelecer o processo de comunicação. Muitas foram as considerações acerca das principais características de fatos que são considerados notícia e de como esta deve ser redigida. A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo. Indispensável no jornalismo contemporâneo, a pauta é o primeiro roteiro para a produção de textos jornalísticos. Nela devem estar elencados os vários enfoques do tema, novos ângulos de abordagem e novas tendências.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação à linguagem e à preparação de textos para televisão, julgue os itens subseqüentes. Uma das palavras proibidas no início da frase em texto televisivo é Continua. Se o fato continua, é porque não é novo e, por isso, não chamará a atenção dos espectadores.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto como referência, julgue os itens seguintes, acerca da história da imprensa.
O rádio e a TV no Brasil desenvolveram-se simultaneamente devido aos incentivos do regime militar, já que a censura limitava-se aos jornais.
Acerca das técnicas de redação jornalística, julgue os itens que se seguem. No texto jornalístico, a função do lead é apresentar ao leitor a introdução rápida da notícia, razão pela qual é colocado logo abaixo do título da matéria, dado que a função do primeiro parágrafo do texto é de aprofundamento da abordagem.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O sucesso do noticiário televisivo depende do trabalho de profissionais de diferentes áreas que buscam oferecer ao telespectador a notícia da forma mais clara e organizada possível. Nessa perspectiva, o script, importante no dia-a-dia do jornalismo televisivo, deve ser bem elaborado. No que se refere às características do script televisivo e aos cuidados necessários à sua produção, julgue os itens que se seguem. A escalada e as passagens de bloco, produzidas pelo editorchefe, incorporam diretamente o espelho do noticiário e dispensam a necessidade de script próprio, pois são momentos rápidos que não demandam o detalhamento rigoroso do roteiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...