Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir da matéria transcrita, julgue os itens seguintes.
Há elementos no texto que permitem a inferência de que a matéria foi produzida a partir de um briefing produzido pela assessoria de imprensa da igreja invadida pelo morador de rua Donald Kendrick.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O sucesso do noticiário televisivo depende do trabalho de profissionais de diferentes áreas que buscam oferecer ao telespectador a notícia da forma mais clara e organizada possível. Nessa perspectiva, o script, importante no dia-a-dia do jornalismo televisivo, deve ser bem elaborado. No que se refere às características do script televisivo e aos cuidados necessários à sua produção, julgue os itens que se seguem. O script deve indicar claramente o tipo de material a ser veiculado (VT, ao vivo, link, nota, GC), o assunto, a data, o nome do redator e o tempo total da notícia.
A figura acima mostra o leiaute de duas páginas de uma revista impressa em quatro cores, 4 capas, mais 64 páginas, formato fechado de 21 cm × 28 cm. Considerando essas informações e a figura acima, julgue os itens que se seguem.
A editoração eletrônica envolve todas as tarefas desde a recepção dos originais até a confecção das formas de impressão.
Julgue os itens a seguir, referentes às características da coordenação de equipe no trabalho de rádio. O chefe de jornalismo precisa participar da produção do noticiário, discutindo os assuntos e os temas com repórteres e âncoras do programa. Ele pode sugerir pessoas para serem entrevistadas e apresentar novas idéias. É com essa participação diária que o chefe de jornalismo fortalece sua liderança perante o grupo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao texto, julgue os itens a seguir.
O texto apresenta características de press-release, pois propõe-se tão-somente a divulgar ações de parlamentares específicos.
A figura acima mostra o leiaute de duas páginas de uma revista impressa em quatro cores, 4 capas, mais 64 páginas, formato fechado de 21 cm × 28 cm. Considerando essas informações e a figura acima, julgue os itens que se seguem.
Os originais das fotografias que serão reproduzidas devem ser opacos, pois são mais recomendados para digitalização.
Com relação à produção de programas jornalísticos radiofônicos, julgue os itens que se seguem. As pautas que são passadas para os repórteres devem ser objetivas e diretas. É preciso resistir à tentação de anexar outras informações sobre o tema, para não dirigir a matéria, tendência predominante nas redações depois do surgimento da Internet.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao texto, julgue os itens a seguir.
As agências públicas de notícias, como no caso citado, são consideradas fontes de informação, visto que outros veículos podem utilizar seus textos, desde que a fonte seja citada.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A figura acima mostra o leiaute de duas páginas de uma revista impressa em quatro cores, 4 capas, mais 64 páginas, formato fechado de 21 cm × 28 cm. Considerando essas informações e a figura acima, julgue os itens que se seguem.
Mesmo os textos editados em programas de editoração eletrônica que possuem revisores ortográficos não dispensam a figura do revisor.
Acerca das práticas recomendadas para a edição de notícias no rádio, julgue os itens seguintes. A cabeça de uma notícia, uma das principais partes da estrutura da reportagem, desperta a atenção do ouvinte para o restante da notícia. Dessa forma, o editor deve trabalhar em parceria com a equipe de reportagem e repetir na cabeça a mesma abertura do repórter, o que garante a unidade e a credibilidade da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...