Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma organização de pesquisa científica publicará uma revista bimestral impressa com informações sobre suas atividades. O setor de comunicação institucional definirá e desenvolverá a revista. Ela será impressa pelo processo offset, terá 180 páginas em cores, com inserções de gráficos e fotografias.

Com relação à situação hipotética descrita acima e aspectos correlatos, julgue os itens a seguir.

Como essa publicação será impressa pelo processo offset, será possível aplicar o título em relevo na capa, agregando um aspecto mais refinado ao trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.

A técnica de paginação prevê o uso de recursos estéticos. Entre os mais usados, estão as vinhetas, as tarjas e o sangrado, que vem a ser a composição feita com letra inclinada, intermédia entre o tipo redondo e o manuscrito.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

Nas sociedades contemporâneas, a opinião pública foi deslocada dos seus espaços tradicionais para as esferas eminentemente privadas das trocas interpessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

O conceito psicológico, segundo a perspectiva da psicanálise, considera a comunicação como mecanismo modelador do comportamento humano. Aqui, comunicar significa responder a um estímulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.

No jornalismo impresso, clichê é o nome que se dá às expressões muito usadas, lugares comuns que acabam sendo usados mecanicamente, sem qualquer originalidade. Tais expressões dão uma conotação de texto pobre, sem originalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Projeto gráfico é o planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica (seja uma publicação, um fôlder ou um cartaz) que envolve o detalhamento de especificações para a produção, como formato, papel, processos de composição, impressão e acabamento. Acerca desse conceito, julgue o item abaixo.

Uma proposta de embalagem pode ser entendida como um projeto que identifica um produto e pode se mostrar uma tarefa tão complexa quanto a definição de identidade da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.

Os editores lançam mão do recurso de produzir suplementos para abrir espaço para novos anunciantes do jornal. Em função do comercial, são criadas mais páginas e novas editorias.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

Nas sociedades contemporâneas, a opinião pública pode ainda ser revelada por meio de pesquisas de opinião rigorosas e confiáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

O conceito antropológico enfoca a comunicação como meio de formação de cultura. Comunicar, aqui, significa produzir formas e conteúdos de significação comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.

O uso do release pelas assessorias de imprensa e comunicação transformou esse instrumento em uma das principais fontes de informação e notícia das redações jornalísticas. O release, em sua versão impressa, deve estar contido em uma lauda A4, ter um tamanho padrão de 30 linhas e conter todas as indicações de como obter informações adicionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...