Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os psicólogos sociais que estudam a opinião pública geralmente concordam sobre a necessidade de se estabelecer uma distinção entre opiniões, incluindo as eventualmente generalizáveis, e os sistemas de valores e atitudes nos quais tais opiniões se baseiam. Embora opiniões normalmente digam respeito a tópicos específicos, um certo número de opiniões expressas por uma ou mais pessoas pode permitir que se infira a existência subjacente de um sistema de valores e atitudes relativamente estáveis e compartilhados. Dessa forma, ainda que opiniões sejam comparativamente superficiais, restritas e mutáveis, com freqüência têm suas raízes em sistemas de valores e atitudes mais resistentes, menos mutáveis, de maior alcance e mais intimamente ligados à personalidade do indivíduo. Não é comum que uma opinião seja isolada, isto é, que não reflita, de algum modo, um padrão subjacente.
Em face dessas informações, julgue os itens subseqüentes.
Uma das maneiras menos eficazes de modificar uma opinião é provocar mudanças nas normas do grupo de referência do indivíduo, ou fazê-lo mudar de grupo de referência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
O conceito etimológico relaciona comunicação e comunidade e refere-se à idéia de tornar algo comum aos membros de um grupo. Nesse caso, comunicar significa participar, compartilhar.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
No jornalismo impresso, boneco pode significar tanto a foto padrão de frente de uma personagem, com corte de busto, como o modelo simulado da diagramação de revista, jornal, caderno ou livro que vão para a impressão com a orientação da localização exata de cada texto, anúncio e ilustração.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma organização de pesquisa científica publicará uma revista bimestral impressa com informações sobre suas atividades. O setor de comunicação institucional definirá e desenvolverá a revista. Ela será impressa pelo processo offset, terá 180 páginas em cores, com inserções de gráficos e fotografias.
Com relação à situação hipotética descrita acima e aspectos correlatos, julgue os itens a seguir.
O aspecto editorial, o conteúdo e o nível de linguagem da revista devem ser estabelecidos em função de pesquisas de opinião feitas entre os cientistas da organização.
Julgue os itens subseqüentes.
Matéria é tudo o que a redação produz para o jornal. No jornalismo, é usada genericamente para indicar o trabalho produzido pelos profissionais. Matéria fria designa toda a produção do departamento comercial; já matéria quente é toda a produção jornalística paga.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.
O conceito de opinião pública subjacente ao argumento exposto no texto é aquele referente ao conjunto das opiniões dos participantes de um público.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
O conceito biológico entende a comunicação como necessária à sobrevivência e perpetuação da espécie. Nesse caso, comunicar significa decidir conjuntamente a melhor estratégia de sobrevivência.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
A edição de um jornal pode lançar mão de recursos como o broche, que é uma foto ou ilustração aplicada sobre outra maior, em um local em que a última tem pouca informação visual. O broche funciona como informação complementar, mas é um recurso de destaque que deve ser usado com parcimônia.
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