Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos às principais teorias da comunicação.
Os novos paradigmas da comunicação privilegiam os estudos dos efeitos de longo prazo, centrados nos processos de significação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao valor da objetividade no jornalismo, julgue os seguintes itens.
O conceito de objetividade no jornalismo, segundo Schudson, não surgiu como negação da subjetividade, mas como reconhecimento da sua inevitabilidade.
O profissional de comunicação social lida com diversos profissionais, desde redatores e jornalistas até agências de publicidade, fotógrafos, gráficas e editoras. Portanto, ele deverá conhecer termos e conceitos que fazem parte do jargão desses profissionais. No que concerne a esses termos e conceitos, julgue os itens que se seguem.
O uso das capitulares é mais comum em textos longos, de caráter literário, sendo bastante comum também em textos jornalísticos, tanto de jornais como de revistas.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.
Os jornais usam cada vez mais o recurso da sub-retranca, que vem a ser a reportagem ou texto que explora os desdobramentos de uma notícia publicada na edição anterior. A sub-retranca deve ser intitulada procurando uma conexão com fatos já acontecidos e sua marca gráfica é sempre em corpo maior que a de um texto autônomo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nas organizações, cabe à comunicação o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento da organização com o ambiente. Com referência ao processo comunicativo nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
Existem nas organizações muitas barreiras que interferem na eficácia da comunicação, como, por exemplo, as relações de poder, status e autoridade.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao valor da objetividade no jornalismo, julgue os seguintes itens.
A objetividade facilita a estandardização do produto e permite que os jornalistas sejam utilizados, indiscriminadamente, como recurso permutável.
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
O profissional de comunicação social não pode ignorar a importância do marketing mix no seu trabalho. As atividades fundamentais do marketing mix envolvem quatro áreas básicas: o produto, a distribuição, a promoção e o preço.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.
Como resultado de um planejamento gráfico e da diversificação do produto jornalístico com a inclusão de novos projetos em um mesmo jornal, são programados cadernos especiais encartados nos jornais diários. Em geral, são tablóides, formato cuja mancha tem aproximadamente a metade do formato standard, com área de impressão que corresponde a 32 cm por 24,9 cm.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nas organizações, cabe à comunicação o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento da organização com o ambiente. Com referência ao processo comunicativo nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
Para compreender corretamente as redes de sistemas de dados e os fluxos que ligam a organização a seu ambiente é preciso analisar a comunicação em seus níveis interpessoal e intrapessoal.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao valor da objetividade no jornalismo, julgue os seguintes itens.
Proponentes do movimento do jornalismo cívico encaram o conceito de objetividade e a noção de eqüidistância como problemáticos para a credibilidade do jornalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...