Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os psicólogos sociais que estudam a opinião pública geralmente concordam sobre a necessidade de se estabelecer uma distinção entre opiniões, incluindo as eventualmente generalizáveis, e os sistemas de valores e atitudes nos quais tais opiniões se baseiam. Embora opiniões normalmente digam respeito a tópicos específicos, um certo número de opiniões expressas por uma ou mais pessoas pode permitir que se infira a existência subjacente de um sistema de valores e atitudes relativamente estáveis e compartilhados. Dessa forma, ainda que opiniões sejam comparativamente superficiais, restritas e mutáveis, com freqüência têm suas raízes em sistemas de valores e atitudes mais resistentes, menos mutáveis, de maior alcance e mais intimamente ligados à personalidade do indivíduo. Não é comum que uma opinião seja isolada, isto é, que não reflita, de algum modo, um padrão subjacente.
Em face dessas informações, julgue os itens subseqüentes.
Quando meios de comunicação de massa são empregados em campanhas de mudança de opinião, eles tendem a prevalecer sobre processos interpessoais internos à estrutura social em que vivem os receptores.Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O campo da comunicação é marcado por uma diversidade conceitual própria das disciplinas em processo de legitimação acadêmica e científica. Com relação às várias correntes teóricas desenvolvidas nessa área, julgue os itens a seguir.
A teoria culturológica observa que os meios de comunicação exercem atividades de observação atenta do ambiente, de interpretação dos acontecimentos, de transmissão cultural e de entretenimento, contribuindo para a homeostase do sistema social.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O cerimonial e o protocolo constituem parte importante das assessorias de comunicação. Acerca das normas consensuais e das técnicas nacionais e internacionais relacionadas a essas atividades, julgue os itens que se seguem.
Os eventos não costumam ter organização complexa nem exigir esforços de planejamento ou estratégia. Quanto mais simples a logística empregada, melhor. Não se deve exagerar o valor das variáveis socioambientais.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
As campanhas publicitárias e de propaganda têm como vantagem a integração de várias peças, concentrando esforços de criação, de mídia e de custos em torno do que é mais importante a ser transmitido e compreendido pelos consumidores.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na opinião do autor do texto acima e com relação à cobertura dos temas científicos pela imprensa, julgue os itens a seguir.
O jornalismo científico depende estritamente de alguns parâmetros que tipificam o jornalismo, como a periodicidade, a atualidade, a criatividade e a difusão coletiva, pois as informações científicas não passam de soft news que precisam ser reforçadas por declarações das fontes.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Ao contrário da comunicação de massa, a interatividade é possibilidade inerente à nova mídia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O campo da comunicação é marcado por uma diversidade conceitual própria das disciplinas em processo de legitimação acadêmica e científica. Com relação às várias correntes teóricas desenvolvidas nessa área, julgue os itens a seguir.
Um novo conceito de comunicação que emerge é o do tautismo: neologismo que traduz ao mesmo tempo uma comunicação que seria tautológica, autista e interativa, facilitada pelo incremento das tecnologias.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O cerimonial e o protocolo constituem parte importante das assessorias de comunicação. Acerca das normas consensuais e das técnicas nacionais e internacionais relacionadas a essas atividades, julgue os itens que se seguem.
Uma das etapas mais importantes da organização de um evento é a identificação dos seus públicos. Entre os públicos interno, externo e misto, há uma variedade de especificidades que pode ser identificada como sendo de interesse, de acordo com os objetivos de um evento.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com o texto acima e considerando os avanços na publicidade moderna, bem como nas técnicas de marketing, julgue os itens seguintes.
Para ser bem-sucedida, a campanha publicitária deve ser criativa e bem feita, não importando os veículos escolhidos para a sua divulgação.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na opinião do autor do texto acima e com relação à cobertura dos temas científicos pela imprensa, julgue os itens a seguir.
A cobertura científica autônoma e objetiva se pauta pelo jornalismo de precisão, que prevê a aplicação de métodos científicos de investigação social e comportamental à prática do jornalismo, como a sondagem ou pesquisa de opinião, o experimento psicossocial e a análise de conteúdo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...