Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
O texto em televisão toma como orientação a máxima de que os ouvidos têm menos paciência que os olhos e ficam desorientados quando se conta a eles uma história de forma monótona ou rica demais em detalhes.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
A comunicação é uma área multidisciplinar, mediando os interesses dos participantes, os interesses da empresa, enquanto unidade econômica, e os interesses da administração, enquanto instituição. Essa grande característica do fenômeno comunicacional de mediação de objetivos mostra sua magnitude e importância para o equilíbrio do microclima interno.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
Nos projetos gráficos, não é importante o processo técnico a ser utilizado para reprodução. Embora os processos sejam diferentes, o trabalho do projeto pode ser feito independentemente da melhor técnica de impressão gráfica, o que pode ser decidido a partir da finalização do trabalho.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Com o desenvolvimento das técnicas de diagramação e editoração, está sendo deixado de lado o calhau, recurso usado pelos diagramadores e editores para embelezar a página com letras mais rebuscadas e ilustrações envolvidas em molduras.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.
Para enviar a seus superiores informações relativas à publicação de nova legislação pertinente ao trabalho do DPF, Lúcio poderá fazer uso de e-mail, que é um canal de comunicação apropriado para esse fim.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
No telejornalismo, procura-se dar o máximo de informações objetivas e deixar que o expectador conclua por conta própria. No entanto, a estrutura interna das notícias apresentadas nos telejornais jamais é organizada de modo a dar a impressão de que tudo foi visto e que as informações mais importantes foram apresentadas.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
A troca de informações pessoais ou a disseminação de informações operacionais (estruturais) utilizam, no âmbito da empresa, duas espécies de canais: os canais formais e os canais informais. Os canais informais são os instrumentos oficiais, pelos quais passam tanto as informações descendentes como as ascendentes e que visam a assegurar o funcionamento ordenado e eficiente da empresa (normas, relatórios, instruções, portarias, sugestões, reclamações etc.). Os meios formais são aqueles não planejados pela diretoria, que fogem ao seu controle ou que ignoram, inclusive, a existência dos canais informais.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
As tintas de impressão possuem cores, composições e consistências diferentes. A maioria das tintas usadas na indústria gráfica é apresentada em forma de pasta, mas as empregadas nas rotativas para impressão de jornais são mais fluidas.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.
No exercício de sua função, Lúcio deve ater-se à comunicação verbal, pois a comunicação gestual é inexeqüível nas organizações.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
Dependendo do programa de televisão, as equipes variam em tamanho e em tipos e funções profissionais. Alguns são básicos: o diretor e o assistente de estúdio; o diretor artístico; o diretor de fotografia; o produtor; o iluminador; os câmeras; o técnico de som; o diretor de corte; e apresentadores, atores, locutores etc. No caso do telejornalismo, em que as gravações externas são rotina, há os repórteres, o motorista e, na redação, editores de jornalismo, editores de imagem, redatores, chefia de reportagem e a direção de jornalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...