Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Em geral, as editorias de economia, mundo ou política usam as charges como ilustração: são desenhos que representam uma cena ou fato e devem ser fiéis ao objeto ou pessoa representados, ao contrário das caricaturas, que podem acentuar características de objetos ou pessoas e são humorísticas.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A opinião pública formada pela mídia independe do contexto social, do tipo de governo e dos interesses políticos e ideológicos vigentes.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
A televisão, mais que o cinema, se utiliza da publicidade. Ela pode ser explícita, como nos anúncios comerciais, ou encoberta, no que se convencionou chamar de merchandising. Há dois tipos muito usados de merchandising na TV: o horizontal, em que não há intervenção no roteiro, mas apenas são aproveitadas cenas para a utilização de produtos de determinadas marcas; ou o vertical, em que as cenas são adaptadas para que as personagens falem sobre determinados produtos ou serviços.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
A página espelhada de um jornal é aquela dedicada a fazer o espelho das matérias de cada edição, ou seja, a relação e o índice das matérias.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
O trabalho com a tipologia para impressão depende de profundo conhecimento da estrutura dos caracteres, cujos elementos são cume, serifa, raiz, haste e entrave.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A formação da opinião pública é um fenômeno social complexo pois, além dos elementos citados no texto considerado, há vários fatores intervenientes, entre eles o contexto nacional, o tipo de governo, a conjuntura política e econômica, a cultura política do povo e a participação da mídia.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
As câmeras de vídeo têm algumas vantagens sobre as de cinema: acompanham a gravação e podem corrigir iluminação e diafragma; utilizam o view finder, visor eletrônico que acompanha a imagem que está sendo gravada. Essas técnicas dão agilidade e celeridade ao processo de produção televisivo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
Quando se organiza uma empresa, na verdade está-se organizando o processo de comunicação. A comunicação, enquanto processo, dá vida à empresa, por meio do encadeamento das suas partes.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
Mancha é o nome dado à área destinada aos grafismos, ou seja, fios, caracteres, fotos e ilustrações que compõem o leiaute de uma página.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Um dos principais elementos de um layout é a seleção do tipo a ser usado. Cabe ao diagramador a escolha do caractere, de acordo com a necessidade, o entrelinhamento, o tom, a largura e as demais características inerentes ao aspecto do tipo e de sua família.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...