Questões de Comunicação Social da CONESUL Fundação de Desenvolvimento

Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONESUL Fundação de Desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tipicamente, um veículo de jornalismo cuja área de abrangência é a região metropolitana de um centro urbano brasileiro possui as editorias de

  • A. ciência e tecnologia, crítica literária, economia internacional.
  • B. agricultura e pecuária, economia internacional, esporte amador.
  • C. economia, política, educação e esporte.
  • D. economia, política, geral, cultura, internacional, esporte e polícia,
  • E. setor primário, setor secundário e setor terciário, como é o caso da cobertura econômica levado a cabo por diários como Gazeta Mercantil e Valor.

Considerando a doutrina liberal do jornalismo, as assessorias de imprensa, analise as afirmações a seguir.

I. servem aos interesses prioritários da imprensa sempre sedenta de novidades.

II. servem aos interesses prioritários dos departamentos de relações públicas.

III. servem prioritariamente aos interesses dos diversos atores sociais

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

  • A. apenas a I.
  • B. apenas a II.
  • C. apenas a III.
  • D. I, II e III.
  • E. nenhuma das afirmativas.

Considere a afirmativa a seguir. O hipertexto simula o pensamento e supera a linearidade que caracteriza o viés tecnológico da tipografia.

  • A.

    A afirmação não está correta, pois o viés tecnológico da tipografia é a decifração da imagem ou mancha, conforme a linguagem gráfica especializada.

  • B.

    A afirmação está parcialmente correta já que não podemos esquecer que pensamos hoje da mesma forma como lemos decifrando a realidade de forma lógica, dedutiva e portanto linear.

  • C.

    A afirmação está correta.

  • D.

    Na era tipográfica a maior parte das pessoas ainda era majoritariamente analfabeta. Em decorrência, o viés tecnológico da tipografia era ainda o da oralidade a imaginação, a mitologia, a moral da história e o ritual religioso.

  • E.

    As alternativas b e d estão corretas.

Em 1965, Truman Capote publicou a obra A Sangue Frio . Baseado em fatos reais e nos quais narrava o misterioso assassinato da Família Clutter ocorrido em Holcomb, Kansas, Estados Unidos, o livro introduziu um estilo

  • A.

    que poderia ser chamado de jornalismo informativo cujo produto final sempre é a notícia.

  • B.

    que poder ia ser chamado de jornalismo opinativo, cujo produto final sempre é a crônica, o editorial , o artigo de fundo ou ainda o colunismo e a crítica.

  • C.

    que poderia ser chamado de novela de não-ficção que inspiraria em boa medida o Novo Jornalismo..

  • D.

    que poderia ser chamado de jornalismo popular com elementos narrativos que apelam ao paladar dramático das populações.

  • E.

    que poderia ser chamado de jornalismo literário como é o caso do fenômeno da pasquinagem no Brasil.

O documentário

  • A.

    é típico das grandes reportagens como as produzidas na época do auge do jornalismo literário praticado em boa medida pela Revista Realidade.

  • B.

    é jornalismo com autoria explorado na origem pelo cinema e posteriormente pela TV, especialmente por canais a cabo especializados neste tipo de cobertura de profundidade de eventos correntes.

  • C.

    caracteriza o jornalismo de revista cuja natureza não é a cobertura das ocorrências cotidianas mas o aprofundamento de temáticas jornalísticas específicas e graves.

  • D.

    permite no jornalismo moderno mesclar ocorrências da realidade com ficção - o que resulta em obras usualmente rotuladas como livro-reportagem.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Editorial, editoria, editoração e edição significam

  • A.

    seção de um veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos, produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado, texto de opinião do veículo

  • B.

    produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado, texto de opinião do veículo, seção de um veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos.

  • C.

    produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado, arte e técnica de produção de materiais gráficos, opinião de um veículo, seção de um jornal.

  • D.

    texto de opinião do veículo, seção de um veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos, produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado

  • E.

    seção de um veículo,texto de opinião de veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos, produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado.

Quer-se dar identidade visual a uma editoria de um jornal. Para isso

  • A. usa-se lead específico.
  • B. usa-se fios de apoio nas páginas.
  • C. usa-se intertítulo nas matérias.
  • D. usa-se selo.
  • E. repete-se no miolo o logo da primeira página.

Considerando o processamento cognitivo e afetivo das informações pelas pessoas, as campanhas publicitárias devem levar em conta, em primeiro lugar e antes de tudo,

  • A. a compreensão das mensagens pelos receptores.
  • B. a análise das mensagens pelos receptores.
  • C. a resposta às mensagens pelos receptores.
  • D. a valorização das mensagens pelos receptores.
  • E. a atenção da audiência.

As campanhas persuasivas

I. caracterizam o trabalho jornalístico envolvido que está na denúncia das mazelas da sociedade.

II. fazem parte da missão de um comunicador organizacional o que envolve afinal e também a atividade de um assessor de imprensa preocupado que está menos com o jornalismo propriamente dito e mais em servir ao ator social.

III. fazem com freqüência uso dos estereótipos soc iai s animando por seu intermédio o imaginário de certa comunidade e servindo de elo entre os inputs e os dados de memória de um indivíduo.

Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa(s)

 

  • A. todas.
  • B. nenhuma.
  • C. apenas I e II.
  • D. apenas I e III.
  • E. apenas II e III.

Considerando as tendências contemporâneas do mercado editorial nacional, os jornais constituem-se na mídia preferencial

  • A.

    das massas urbanas já que as tiragens têm crescido nas cidades e na proporção direta do crescimento demográfico da população do Brasil.

  • B.

    das massas urbanas e rurais devido em especial ao novo gênero do jornalismo popular cujas características atraíram uma nova leva de leitores da classe média que estava se afastando do hábito de ler diariamente periódicos.

  • C.

    dos alfabetizados, com renda média e alta e educação superior, cosmopolitas e que se acostumaram também a se entreter com programas de televisão popular.

  • D.

    dos adolescentes que por natureza são críticos e ávidos de informação.

  • E.

    das elites nacionais que não prestigiam a TV e que preferem a leitura como meio de informação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...