Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONESUL Fundação de Desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A política editorial de certo veículo
estabelece, prioritariamente, o código de conduta a ser respeitado pelos jornalistas.
estabelece, prioritariamente, o padrão gráfico de um veículo impresso.
define as prioridades de conteúdo assim como o padrão e as normas de investigação de sua equipe de reportagem.
orienta o contato publicitário em suas negociações com os anunciantes.
diz respeito aos editoriais publicados e divulgados no veículo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
O poder da imprensa não é dizer às pessoas o que pensar, mas sobre o que pensar. Assinale a alternativa correta.
Esta Teoria Hipodérmica refere o poder que a mídia tem de entrar na cabeça das pessoas e mobilizar crenças, construir mitos e modificar atitudes.
Esta Teoria do Newsmaking leva em conta o papel ativo que a audiência tem no processamento e recepção da informação disseminada pela imprensa.
Esta Teoria da Agenda não acredita no poder persuasivo da imprensa pois realça como relevante seu papel de provedor de pistas à conversação pública.
Esta Teoria do Espelho diz que de fato o papel da imprensa é retratar o mundo como ele é.
Esta Teor ia do Enquadramento diz que as diferenças de cobertura entre os veículos são conseqüência das escolhas de pauta e de narrativa dos veículos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Propaganda e publicidade
são atividades afins pois ambas têm como objetivo a persuasão, muito embora historicamente a propaganda tenha surgido mui to antes da publicidade que é um fenômeno moderno e que se desenvolveu a partir da ascensão do capitalismo, um sistema muito mais interessado em produzir nas massas o desejo de ter e muito menos a ambição de ser.
são distintos pois a Propaganda enfatiza a informação objetiva e a Publicidade o desejo de consumo.
são sinônimos pois nasceram ambas ao mesmo tempo, têm as mesmas propriedades e objetivos
no Brasil nunca houve distinção entre ambas pois as duas atividades nasceram ao mesmo tempo, a partir dos anos 20, momento em que a vida política moderna se intensi f icou exigindo técnicas modernas de persuasão e que a industrialização do país exigiu igualmente técnicas modernas de publicidade.
são práticas levadas a cabo por agências de propaganda, exclusivamente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Sob o ponto de vista da cibernética e da teoria da informação, considere as seguintes afirmações.
I. A informação contrapõe-se à entropia, evitando o caos e a morte dos sistemas, o que explica porque o jornalismo monitora o ambiente em nome da comunidade visando desta forma amalgamar os indivíduos que a despeito de viverem dispersos unemse indiretamente e virtualmente através da mídia.
II. A informação é uma das facetas da guerra psicológica pois ora constrói e ora destrói os sistemas o que ocorre com a disseminação da mentira e do boato, provocando a suspeita e as falsas crenças.
III. A informação organiza os sistemas, o que explica a demanda do público por jornalismo já que a imprensa fortalece a coesão social, ajuda na formação da sociedade, diminui a incerteza e desenvolve a cidadania e o espírito comunitário.
Estão corretas as afirmativasComunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Entre os fenômenos modernos do jornalismo pode-se afirmar que
polícia, esporte, o jornalismo internacional e econômico são editorias populares o que explica a expansão de tais coberturas na imprensa brasileira.
as empresas jornalísticas do Brasil vivem um bom momento, com expansão dos serviços, estabilidade econômica e independência editorial reconhecida pela população.
a era dos vespertinos está desaparecendo face ao avanço do jornal ismo on l ine e do telejornalismo.
há ampla e rígida separação de atividades entre os departamentos editorial e comercial da maioria das redações do país.
o IVC surgiu para medir a audiência das emissoras de televisão do Brasil.
Em boa medida um típico noticiário de TV
narra o equivalente aos leads das principais matérias do dia publicados num diário.
equivale ao conteúdo editorial de uma revista semanal.
acrescenta aos leads dos jornais informação de profundidade complementando a tarefa levada a cabo pela mídia impressa.
é constituído por furos.
é comentário e julgamento de valor ao estilo da narração de Boris Casoy que não se cansa de denunciar que isso ou aquilo é uma vergonha .
Nos anos 80, o jornal USA Today americano introduziu uma novidade à época revolucionária no mundo.
O jornalismo
I. tem mudado sob o ponto de vista tecnológico muito embora sua missão continue ao longo do tempo a mesma o que tem assegurado credibilidade ao conteúdo informativo disseminado pela imprensa.
II. no Brasil é prática que amadureceu na primeira década do século XX sendo João do Rio uma figura que simboliza em 1900, a transformação verificada na imprensa que abandona aos poucos o texto literário e a prosa ensaística privilegiando a reportagem jornalística, muito embora este autor seja figura ainda híbrida misturando com freqüência a opinião com a descrição dos fatos, padrão este rompido à medida que as empresas jornalísticas do país passaram a sofrer a influência dos usos e costumes profissionais das agências internacionais de notícia.
III. é prática que amadureceu nos centros urbanos, principalmente a partir do fim do século XIX, nos quais multidões de migrantes e imigrantes começaram a conviver e demandar um volume maior de informação face ao fato de que o grau de incerteza desta gente aumentou pois tais populações perceberam que tinham perdido capacidade de controle do ambiente, algo até então usual na vida pacata do ambiente interiorano, comunitário e intimista das aldeias e vilarejos.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Considere os títulos a seguir apresentados e escolha o que é inadequado.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Cancele o que você considera inadequado na redação desta notícia:
1. Repetindo
2. outra vez
3. o seu
4. êxito
5. anterior
6. o digníssimo
7. violinista
8. Pedro da Silva
9. apresentou-se 10. ontem
11. no Clube de Cultura,
12. na acolhedora
13. cidade
14. de Petrópolis,
15. sendo
16. vivamente
17. aplaudido
18. pela brilhante
19. interpretação
20. de sua
21. notável
22. execução.
Os itens corretamente cancelados estão na alternativa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...