Lista completa de Questões de Comunicação Social da Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
O profissional da imprensa necessita repensar permanentemente o próprio conceito de comunicação, sobretudo diante da implantação das tecnologias digitais. Entre as mudanças mais importantes, destacase:
a posição ativa do receptor das mensagens.
a passividade na seleção das mensagens.
a submissão aos filtros dos gatekeepers.
a impossibilidade de acesso a múltiplas fontes.
a ampliação das barreiras de tempo e de espaço.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Os departamentos comerciais dos jornais muitas vezes usam anúncios do próprio jornal para cobrir espaço não utilizado numa página, substituindo anúncios que caíram‟. Esses anúncios do próprio jornal são chamados de:
matéria paga.
lide.
calhau.
olho.
box.
A estrutura tradicional da notícia tem cinco itens básicos: título, lide, sublide, corpo da matéria e intertítulo. Nessa estrutura, a função do lide é apresentar:
as palavras-chave do conteúdo informativo da notícia, distribuídas em ordem de prioridade.
os tópicos essenciais do corpo da notícia, a serem desenvolvidos através dos intertítulos subsequentes.
as diversas etapas da progressão da notícia, presentes no título principal e ordenados no sublide.
detalhes relacionados ao tempo e ao espaço da notícia.
os dados mais básicos de uma matéria jornalística, na forma de um primeiro parágrafo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Entre os tipos de reportagem mais conhecidos, três se destacam: reportagem de fatos (fact-story), reportagem de ação (action-story) e a reportagem documental (quote-story). Esta última é definida por ser o relato:
objetivo de acontecimentos, que obedece na redação à forma da pirâmide invertida.
do anúncio do fato, fazendo com que cada parte seja uma pequena notícia independente.
do fato mais atraente, para prosseguir aos poucos na exposição de detalhes.
da visualização das cenas, como num filme, com o repórter no meio dos acontecimentos.
que apresenta os elementos de maneira objetiva, acompanhados de citações que complementam e esclarecem o assunto tratado.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Qual o termo que define, nas redações, o último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída?
Pauta.
Briefing.
Registro.
Deadline.
Timing.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
As siglas estão de tal modo incorporadas ao vocabulário do dia a dia que passam a sofrer flexões de número. O procedimento padrão para especificar a flexão de número numa sigla é:
utilizar a expressão original da sigla por extenso no plural.
empregar termos alternativos à sigla, no plural.
dobrar a sigla para garantir a flexão de número.
acrescentar, ao final da sigla, um s minúsculo.
acrescentar, ao final da sigla, um s maiúsculo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
O teórico americano Lasswell acreditava que o processo de comunicação cumpre três funções: vigiar o meio social, estabelecer relações sociais e transmitir a herança social. Em seguida, os teóricos Lazarsfeld e Merton acrescentaram uma quarta função da comunicação, que é:
qualificação.
informação.
interação.
educação.
entretenimento.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Os meios de comunicação sempre foram vistos como influentes socialmente, sendo inclusive capazes de impor o que as pessoas pensam e falam sobre determinados assuntos. Entre os teóricos, essa hipótese é chamada de:
modelo de imposição.
jornalismo institucional.
jornalismo de referência.
agenda setting.
mensagem mainstream.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Redatores publicitários usam frequentemente celebridades, para associá-las a determinados produtos ou campanhas. As peças baseadas nesse tipo de artifício são chamadas de:
propaganda institucional.
anúncio testemunhal.
publicidade direcionada.
peça gráfica.
venda direta.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
No desenvolvimento de slogans, os redatores empregam técnicas para ampliar a eficácia do texto. Especifique as técnicas empregadas, respectivamente, nos slogans Pense forte, pense Ford", "Lula-lá" e "Tomou Doril, a dor sumiu".
Paralelismo, aliteração e coloquialidade.
Aliteração, ressonância e rima.
Ressonância, ironia e trocadilho.
Neologismo, paralelismo e duplo sentido.
Rima, ressonância e aliteração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...