Questões de Comunicação Social da Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O profissional da imprensa necessita repensar permanentemente o próprio conceito de comunicação, sobretudo diante da implantação das tecnologias digitais. Entre as mudanças mais importantes, destacase:

  • A.

    a posição ativa do receptor das mensagens.

  • B.

    a passividade na seleção das mensagens.

  • C.

    a submissão aos filtros dos gatekeepers.

  • D.

    a impossibilidade de acesso a múltiplas fontes.

  • E.

    a ampliação das barreiras de tempo e de espaço.

Os departamentos comerciais dos jornais muitas vezes usam anúncios do próprio jornal para cobrir espaço não utilizado numa página, substituindo anúncios que „caíram‟. Esses anúncios do próprio jornal são chamados de:

  • A.

    matéria paga.

  • B.

    lide.

  • C.

    calhau.

  • D.

    olho.

  • E.

    box.

A estrutura tradicional da notícia tem cinco itens básicos: título, lide, sublide, corpo da matéria e intertítulo. Nessa estrutura, a função do lide é apresentar:

  • A.

    as palavras-chave do conteúdo informativo da notícia, distribuídas em ordem de prioridade.

  • B.

    os tópicos essenciais do corpo da notícia, a serem desenvolvidos através dos intertítulos subsequentes.

  • C.

    as diversas etapas da progressão da notícia, presentes no título principal e ordenados no sublide.

  • D.

    detalhes relacionados ao tempo e ao espaço da notícia.

  • E.

    os dados mais básicos de uma matéria jornalística, na forma de um primeiro parágrafo.

Entre os tipos de reportagem mais conhecidos, três se destacam: reportagem de fatos (fact-story), reportagem de ação (action-story) e a reportagem documental (quote-story). Esta última é definida por ser o relato:

  • A.

    objetivo de acontecimentos, que obedece na redação à forma da pirâmide invertida.

  • B.

    do anúncio do fato, fazendo com que cada parte seja uma pequena notícia independente.

  • C.

    do fato mais atraente, para prosseguir aos poucos na exposição de detalhes.

  • D.

    da visualização das cenas, como num filme, com o repórter no meio dos acontecimentos.

  • E.

    que apresenta os elementos de maneira objetiva, acompanhados de citações que complementam e esclarecem o assunto tratado.

Qual o termo que define, nas redações, o último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída?

  • A.

    Pauta.

  • B.

    Briefing.

  • C.

    Registro.

  • D.

    Deadline.

  • E.

    Timing.

As siglas estão de tal modo incorporadas ao vocabulário do dia a dia que passam a sofrer flexões de número. O procedimento padrão para especificar a flexão de número numa sigla é:

  • A.

    utilizar a expressão original da sigla por extenso no plural.

  • B.

    empregar termos alternativos à sigla, no plural.

  • C.

    dobrar a sigla para garantir a flexão de número.

  • D.

    acrescentar, ao final da sigla, um s minúsculo.

  • E.

    acrescentar, ao final da sigla, um s maiúsculo.

O teórico americano Lasswell acreditava que o processo de comunicação cumpre três funções: vigiar o meio social, estabelecer relações sociais e transmitir a herança social. Em seguida, os teóricos Lazarsfeld e Merton acrescentaram uma quarta função da comunicação, que é:

  • A.

    qualificação.

  • B.

    informação.

  • C.

    interação.

  • D.

    educação.

  • E.

    entretenimento.

Os meios de comunicação sempre foram vistos como influentes socialmente, sendo inclusive capazes de impor o que as pessoas pensam e falam sobre determinados assuntos. Entre os teóricos, essa hipótese é chamada de:

  • A.

    modelo de imposição.

  • B.

    jornalismo institucional.

  • C.

    jornalismo de referência.

  • D.

    agenda setting.

  • E.

    mensagem mainstream.

Redatores publicitários usam frequentemente celebridades, para associá-las a determinados produtos ou campanhas. As peças baseadas nesse tipo de artifício são chamadas de:

  • A.

    propaganda institucional.

  • B.

    anúncio testemunhal.

  • C.

    publicidade direcionada.

  • D.

    peça gráfica.

  • E.

    venda direta.

No desenvolvimento de slogans, os redatores empregam técnicas para ampliar a eficácia do texto. Especifique as técnicas empregadas, respectivamente, nos slogans “Pense forte, pense Ford", "Lula-lá" e "Tomou Doril, a dor sumiu".

  • A.

    Paralelismo, aliteração e coloquialidade.

  • B.

    Aliteração, ressonância e rima.

  • C.

    Ressonância, ironia e trocadilho.

  • D.

    Neologismo, paralelismo e duplo sentido.

  • E.

    Rima, ressonância e aliteração.

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