Questões de Comunicação Social da Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O procedimento padrão das assessorias de imprensa, em casos de declaração, opinião ou anúncio de interesse para um número significativo de veículos, é:

  • A.

    concessão de entrevista exclusiva.

  • B.

    distribuição de credenciamento.

  • C.

    distribuição de sugestão de pauta.

  • D.

    convocação de entrevista coletiva.

  • E.

    preparação de press-release.

A substituição do clipping em papel pelo meio eletrônico é um processo irreversível nos dias atuais em face dos benefícios que oferece em termos de praticidade e economia. Entre as principais características do clipping eletrônico destaca-se:

  • A.

    redução de custos.

  • B.

    impossibilidade de arquivamento.

  • C.

    acesso restrito.

  • D.

    abrangência regional.

  • E.

    filtragem.

A eficácia da comunicação organizacional depende da sinergia que for estabelecida com o planejamento estratégico geral da organização. Nesse sentido, as diretrizes da comunicação da organização devem:

  • A.

    evitar a flexibilidade à mudança e as necessidades oriundas da competitividade e do perfil de consumidor.

  • B.

    ser coerentes com a missão, os valores, os negócios, objetivos e metas estabelecidas.

  • C.

    impedir as influências externas que se dão na interação entre os indivíduos e a cultura organizacional.

  • D.

    facilitar a cooperação entre responsáveis pela comunicação de diferentes organizações, incluindo aquelas que são competidoras no mercado.

  • E.

    resultar num planejamento assimétrico com relação aos princípios gerais da organização.

O recurso editorial com forma gráfica própria, na qual um texto aparece entre fios, sempre em associação íntima com o texto principal, chama-se:

  • A.

    sublide.

  • B.

    retranca.

  • C.

    lide.

  • D.

    box.

  • E.

    intertítulo.

Jornais impressos, sites jornalísticos e telejornais empregam um recurso comum para marcar uma série de reportagens, geralmente composto por uma pequena expressão e um desenho que se repete. Esse recurso é chamado, nas redações, de:

  • A.

    box.

  • B.

    retranca.

  • C.

    selo.

  • D.

    editoria.

  • E.

    assinatura.

A que se refere a expressão “abrir foto”, no processo de diagramação de um jornal ou revista?

  • A.

    Ampliar o tamanho da foto na página.

  • B.

    Reduzir o tamanho da foto na editoria.

  • C.

    Priorizar o texto em relação à foto da capa.

  • D.

    Destacar sequência de fotos da manchete.

  • E.

    Eliminar o texto da reportagem principal.

Editorial é um gênero jornalístico, cuja forma é a de um texto que explica e julga um fato importante, formulado de acordo com a linha ideológica do meio de comunicação. Entre os tipos mais comuns estão os editoriais explicativos, os de opinião, os interpretativos, os de convencimento e os de ação. Estes últimos se caracterizam por:

  • A.

    introduzir causas, efeitos, conjecturas etc.

  • B.

    dispor as argumentações e contrargumentações sobre os fatos.

  • C.

    induzir o conhecimento e a percepção genérica dos fatos.

  • D.

    expressar claramente uma opinião favorável ou desfavorável.

  • E.

    induzir o leitor a ações e a tomada de posição diante dos fatos.

Mudanças recentes na prática do jornalismo provocavam o surgimento de novas funções nas formas de produção, distribuição e comunicação. Das funções abaixo, qual a que surgiu com a digitalização dos meios de comunicação?

  • A.

    Webdesign.

  • B.

    Mídia.

  • C.

    Editor de texto.

  • D.

    Diagramador.

  • E.

    Revisor.

O sistema RSS (Really Simple Syndication), que se popularizou nos últimos anos na Internet, é um sistema que permite:

  • A.

    aos jornalistas, distribuir múltiplos conteúdos textuais e visuais sobre plataformas diversificadas sem perda do código original.

  • B.

    aos usuários sem conhecimento de programação, estabelecer um mecanismo automático de seleção e busca de notícias.

  • C.

    aos editores, atualizar o noticiário em websites corporativos e/ou institucionais a partir da coleta em fontes diferenciadas.

  • D.

    aos leitores, receber em horários prédeterminados pacotes de informação jornalística a partir de critérios coletivos.

  • E.

    aos programadores, estabelecer critérios compartilhados de distribuição de material jornalístico impresso.

Uma das principais características da tecnologia digital aplicada à publicidade é a capacidade dos anunciantes acertarem com precisão no consumidor-alvo que procuram, a partir de programas capazes de identificar consumidores, acompanharem sua navegação e determinarem com isso seu perfil. Essa característica é chamada pelos especialistas de:

  • A.

    pointing.

  • B.

    consuming.

  • C.

    targeting.

  • D.

    publishing.

  • E.

    profiling.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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