Lista completa de Questões de Comunicação Social da Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de negociação requer interação e que ambas as partes devam sair ganhando. O (a) secretário (a) negocia com clientes, negocia informações e também processos nas rotinas empresariais. O primeiro grande desafio de uma negociação é:
conhecer o perfil de seu oponente.
conhecer o planejamento da negociação.
conhecer regras de comunicação visual.
conhecer a vida pessoal de seu futuro cliente.
Nesta Era de globalização, o (a) secretário (a) passa a ter um novo papel nas organizações enquanto profissional. Ontem era especialista em datilografia, organização de agendas e arquivos. Hoje este profissional é considerado:
multifuncional e assistente executivo.
polivalente e submisso ao executivo.
educado e introspectivo.
cumpridor de suas obrigações e minucioso.
Podemos afirmar que o papel do (a) Assistente Executivo (a) hoje é o mesmo que o da Secretária Executiva. Neste caso você:
não concorda, pois o (a) assistente executivo (a) é um cargo diferente do (a) secretário (a) executivo (a).
sim, você concorda, pois ambos desenvolvem as mesmas tarefas.
não concorda, pois assistência executiva é uma das funções do (a) secretário (a) executivo (a).
sim, você concorda, pois o (a) assistente tem responsabilidades maiores que o (a) secretário (a).
Administração desastrada, falhas na comunicação interna e externa, tratamento amadorístico e tardio de problemas, falta de comprometimento e falta de amor pelo que fazem levam executivos e secretárias a comprometerem a imagem da organização. Para que isso não ocorra, ambos devem:
criar estratégias e projetos a fim de minimizar problemas, gerar satisfação aos clientes e atingir metas estabelecidas.
contratar empresas que cuidem especificamente de divulgação e imagem institucional, sem necessariamente organizar o ambiente interno.
investir em projetos na área de vendas com o objetivo de fidelizar o cliente externo para atingir metas de vendas.
encaminhar e enumerar os problemas neste sentido para os setores responsáveis a fim de sanar problemas futuros que possam comprometer a imagem da empresa.
Quando nos referimos à tomada de decisões por parte das organizações, na maioria das vezes estamos falando de planejamento estratégico, cujo objetivo é fixar diretrizes de atuação da empresa nas diferentes áreas. Neste processo, cabe ao (a) secretário (a):
conhecer a cultura organizacional e fazer parte constante dos processos decisórios sempre que possível por intermédio de suas competências profissionais.
apresentar projetos que visem ampliar os lucros da empresa com o foco no cliente externo, deixando claro que você fará parte das decisões de seu projeto.
criar estratégias específicas de tomadas de decisões para todas as instâncias superiores na organização, intitulando este projeto como seu marco profissional dentro da organização.
manter-se neutro (a) no processo decisório, pois não compete ao profissional de secretariado tomar parte de qualquer decisão da organização.
Nos processos organizacionais, deparamos inúmeras vezes com a necessidade de percepção em relação a tudo o que ocorre em nosso ambiente de trabalho e ao nosso redor relativo às nossas decisões, ao nosso comportamento profissional e ao nosso futuro na organização. Podemos dizer que visão sistêmica, então, é:
o constante lamento dos problemas que vivemos e que devemos tentar modificar o nosso comportamento em relação às pessoas e ao nosso redor.
ficar insatisfeito (a) com os nossos resultados e reclamar para nossos (as) executivos (as) quando ocorrerem estas situações.
sonhar com o sucesso, planejar o futuro, aspirar novos cargos sem nada modificar no presente.
eleger os hábitos que melhor nos conduzam aonde queremos chegar, tendo a percepção de que cada ato gera uma conseqüência, evitando assim problemas futuros.
A evolução no perfil do (a) secretário (a) levou as organizações a repensarem este papel de seus colaboradores. Hoje o perfil profissional do (a) secretário (a) desejado nas organizações é:
o profissional ágil, reflexivo, cumpridor das normas do setor e discreto.
polivalente, negociador, comprometido e participativo.
negociador, estrategista de marketing interno e de recursos financeiros para a empresa, além de competente.
De acordo com Código de Ética Profissional, assinale a alternativa incorreta:
é dever do (a) secretário (a) assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria.
é dever fundamental do (a) secretário (a) considerar a profissão como um fim para a realização profissional.
é vedado aos profissionais prejudicar deliberadamente outros profissionais no ambiente de trabalho.
é de competência deste profissional estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e motivação nas organizações.
Enquanto secretário (a), você conceituaria Responsabilidade Social como:
um determinado grupo de profissionais preocupados em ajudar o próximo, minimizando suas necessidades.
uma nova maneira de conduzir negócios da empresa, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.
um programa de inclusão de estagiários na área de secretariado de sua organização.
mais um programa de governo para isentar as empresas dos pesados impostos a elas atribuídos.
O secretariado como integrante da sociedade deve incorporar a postura solidária e incentivar ações que integrem sua empresa nessa nova visão de gestão socialmente responsável. Neste sentido, o (a) secretário (a) deve:
aguardar projetos apresentados pela organização e avaliar se deve ou não participar de acordo com seus interesses profissionais.
discutir a viabilidade dos projetos apresentados pela empresa de acordo com os objetivos de seu (sua) executivo (a) assim como os seus pessoais.
ficar neutro (a) nessas questões, pois já possui responsabilidades demais e não poderá assumir mais um projeto profissional.
desenvolver programas sim, para ações sociais, compondo grupos de funcionários voluntários, sugerindo o engajamento da alta administração.
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