Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Novas Mídias - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Quanto à produção de notícias para a internet, aconselha-se construir blocos de texto
de, no máximo, cinco linhas com subtítulos.
de, no máximo, cinco linhas sem subtítulos.
de, no máximo, vinte linhas com intertítulos.
ricos em imagem.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Os critérios de edição de material jornalístico
são válidos para todos os meios em que o jornalismo está presente.
são válidos para os todos os meios, com exceção da internet, que, por ser rápida e atual, dispensa a utilização de tais critérios.
são válidos fundamentalmente para o meio radiofônico e televisivo, por trabalharem com elementos audiovisuais.
não são mais válidos para os meios de comunicação, por influência da produção para a internet.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Com relação ao lide,
não se usa nas notícias produzidas para internet.
usa-se principalmente nos meios impressos.
o repórter deve iniciar pelo aspecto mais importante da notícia a ser dada.
o repórter deve sempre iniciar pela informação que responda à pergunta o quê?.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Nos textos jornalísticos, a ordem correta de apresentar o entrevistado e a informação é:
nome do entrevistado, informação, cargo, nome da empresa/instituição.
nome da empresa/instituição, cargo, nome do entrevistado, informação.
nome da empresa/instituição, cargo, nome do entrevistado, informação.
cargo, nome da empresa/instituição, nome do entrevistado, informação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Complete os espaços pontilhados no enunciado abaixo com as expressões mais adequadas.
A objetividade no jornalismo é um conceito que se desenvolveu e se consolidou ..............., em ............., projetando-se na imprensa ocidental com a força de um dogma. (BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo, volume 2. 5ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, p. 24).
na França; fins da Idade Média.
nos Estados Unidos; fins do século XVIII.
nos Estados Unidos; fins do século XIX
na Inglaterra; fins do século XX.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Na trajetória do jornalismo, houve um aumento considerável de público leitor com
o Movimento de 1968, na França.
as grandes navegações.
a Revolução Industrial.
a Revolução Francesa.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Do ponto de vista da caracterização do jornalismo ao longo do tempo, pode-se considerar
o século XVI como do jornalismo publicista, os séculos XVII e XVIII como do jornalismo educador e sensacionalista, e os séculos XIX e XX como do jornalismo-testemunho.
o século XVI como do jornalismo educador e sensacionalista, os séculos XVII e XVIII como do jornalismo publicista, e os séculos XIX e XX como do jornalismo-testemunho.
o século XVIII como do jornalismo-testemunho, o século XIX como do jornalismo educador e sensacionalista, e o século XX como do jornalismo publicista.
os séculos XVII e XVIII como do jornalismo publicista, o século XIX como do jornalismo educador e sensacionalista, e o século XX como do jornalismo-testemunho.
Em um planejamento de mídia, a apresentação, com detalhes, da proposta de veiculação; de mapas de programação; de cronograma de veiculação e de resumo e distribuição dos recursos financeiros diz respeito à (ao)
estratégia.
tática.
estatística.
briefing.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Observe o texto abaixo e, a seguir, marque a alternativa certa.
"Um vulto infantil que passeava no parapeito do 5º andar do Edifício Carminha, na esquina principal de Ubatuba (SP), atraiu multidão, mobilizou os bombeiros e terminou levando à delegacia o dono de um circo: era o anão acrobata, que se exibia para promover o espetáculo." (LAGE, Nilson. Estrutura da notícia, 5ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Ática, 2003, p. 36-7).
Trata-se de um lide clássico.
Trata-se de um lide narrativo.
Trata-se de um lide interpretativo.
Não se trata de um lide.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...