Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O Manual da Redação da Folha de S. Paulo (p. 43) elenca seis critérios elementares para definir a importância de uma notícia. Entre eles, há um que assegura que quanto mais pessoas possam ter sua vida afetada pela notícia, mais importante ela é. Esse é o critério
da improbabilidade.
do interesse.
do apelo.
do ineditismo.
da empatia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Os organizadores de eventos dos Estados Unidos criaram uma recepção que mistura café da manhã com almoço, servido em estilo buffet, com a finalidade de promover uma ideia ou produto a um grupo de pessoas. Em geral essa refeição acontece entre dez e quatorze horas. O nome desse evento é
Happy Hour.
Brunch.
Coffee-break.
Breakfast.
Coktail.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O evento que trata da apresentação profunda de um tema (cerca de 60 minutos) por uma pessoa especialista no assunto, que dá oportunidade à audiência para perguntas, é chamado de
Mesa Redonda.
Workshop.
Painel.
Seminário.
Palestra.
Preenche corretamente as lacunas do texto:
zoom.
teleconversoras.
olho-de-peixe.
macro.
de espelhos.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Os avanços permitidos pela comunicação digital da informação apontam para uma tendência cada vez mais forte de fusão de várias tecnologias, hoje como distintas, tais como telefonia, sistemas de audio, televisão, computação, redes de computadores e serviços de fax, de secretária eletrônica e de mensageria. Essa fusão é conhecida no meio empresarial da área de Comunicação por
convergência dos meios.
cross media.
rich media advertising.
stickness.
media enviromment.
De acordo com o Regulamento da Lei nº 5.377/67 (art. 1º), Relações Públicas é a atividade
assalariada que se encarrega do planejamento e execução de projetos de comunicação visando a manutenção da compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada.
liberal que tem como objetivo o esforço planificado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada.
e o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada.
e o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre as pessoas que constituem a comunidade laboral de uma instituição pública ou privada, com a finalidade de manter o nível de produção planejado.
profissional, liberal ou assalariada, que se incumbe de estabelecer e manter a compreensão mútua entre instituições públicas e privadas e entre grupos e pessoas direta ou indiretamente ligados por metas de comportamento e produção.
Segundo a Lei de Direitos Autorais, aprovada em 19 de Fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, é correto afirmar que
a proteção aos direitos de que trata esta Lei depende de registro prévio da obra.
é direito moral do autor o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem.
o autor poderá repudiar a autoria de projeto arquitetônico alterado com o seu consentimento durante a execução ou após a conclusão da construção.
cada coautor só poderá registrar a obra e defender os próprios direitos contra terceiros desde que obtenha a aquiescência dos outros.
os direitos patrimoniais do autor perduram por cinquenta anos contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.
Assinale a afirmação que está contemplada pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigência.
Os jornalistas não filiados aos sindicatos dos jornalistas estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.
A Comissão de Ética não poderá processar e julgar denúncias de transgressão ao Código de Ética cometida por jornalistas integrantes da diretoria da Fenaj, cujos comportamentos estão sujeitos a código próprio.
O Código de Ética não prevê punição para profissional que ameaçar, intimidar ou praticar assédio moral e/ou sexual contra outro profissional.
A cláusula de consciência é um direito do jornalista, mas não poderá ser invocado por profissionais que desempenhem função em órgãos públicos nacionais, estaduais e municipais a título de cargo de confiança.
O jornalista pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, mesmo que dela seja assessor, empregado ou prestador de serviço.
O Capítulo V do Título I da Parte Especial do Código Penal Brasileiro trata "Dos Crimes Contra a Honra". Eles são frequentes na atividade jornalística e correspondem a três modalidades:
I. Art. 138 conceitua Calúnia como sendo atribuir, falsamente, a alguém a responsabilidade pela prática de um ato considerado crime.
II. Art. 139 trata da Difamação como o ato de ofender a dignidade ou o decoro de alguém.
III. Art. 140 refere-se à Injúria, que é imputar fato ofensivo à reputação de alguém.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
I e III.
II e III.
III.
I e II.
I.
Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Esses dois preceitos, importantes para a transparência dos atos públicos, estão contidos
no Código de Direito Comercial.
na Constituição da República Federativa do Brasil.
no Código de Direito Civil.
na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
no Código de Defesa do Consumidor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...