Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
O número da lei municipal foi escrito por extenso para
dar mais clareza ao texto escrito.
facilitar a diagramação de websites.
cumprir o rito jurídico sobre os números das leis.
ser lido em uma narrativa de radiojornalismo.
reduzir o número de erros da Internet com os algarismos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Defensoria e Uniban fazem acordo para realização de vestibular para aprovados em 2ª e 3ª chamadas no Prouni de 2009
O lead dessa matéria interna do Portal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo valoriza o seguinte elemento da matéria jornalística:
Onde?
Por que?
O quê?
Quando?
Como?
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Cadeia continua lotada mesmo com remoção de 31 detentas
O título e o lead dessa matéria apresentam um vício condenado por boa parte dos editores. Eles são textos
adjetivados.
imprecisos.
obscuros.
encampados.
substantivados.
Um artigo de Marco Silva (http://www.senac.br/INFORMATIVO/ bts/263/boltec263c.htm) cita a afirmação de M. Marchand, para quem
o emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente. Ele não propõe mais uma mensagem fechada, ao contrário, oferece um leque de possibilidades, que coloca no mesmo nível, conferindo a elas um mesmo valor e um mesmo estatuto. O receptor não está mais em posição de recepção clássica. A mensagem só toma todo o seu significado sob a sua intervenção. Ele se torna, de certa maneira, criador. Enfim, a mensagem que agora pode ser recomposta, reorganizada, modificada em permanência sob o impacto cruzado das intervenções do receptor e dos ditames do sistema, perde seu estatuto de mensagem 'emitida'. Assim, parece claramente que o esquema clássico da informação que se baseava numa ligação unilateral emissor-mensagem-receptor, se acha mal colocado em situação de
análise de repertório.
interatividade.
feed-back.
low profile.
diversidade de audiência.
Em fotografia digital, a sigla CCD significa
o volume de fotografias possível de ser arquivado em função do espaço de memória que a câmara dispõe no suporte de armazenamento.
o local onde ficam gravadas as imagens da câmara digital. Quanto maior a capacidade do cartão mais fotos podem ser armazenadas.
a função que permite ajustar o tamanho da imagem sem alterá-la.
o sensor eletrônico que capta as imagens. É formado por uma matriz de pixels sensíveis aos diferentes comprimentos de onda da luz visível.
o mecanismo que possibilita a gravação ou a ação de deletar as informações gravadas quantas vezes forem necessárias.
Desde que as campanhas políticas foram profissionalizadas com a integração de publicitários, os estudiosos da comunicação passaram a realizar estudos para compreender como conceitos utilizados na publicidade comercial se ajustam à propaganda eleitoral. Rejane Vasconcelos Aciolly Carvalho em (A produção da política em campanhas eleitorais. Campinas: Pontes; Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, NEPS, 2003.) utiliza um conceito bastante estudado na área para definir um processo intencional, planejado, de construção do perfil de personagens a serem postos em circulação na esfera pública mediática, e que pretendem distinguir-se na conquista de afetos positivos dos destinatários, conduzindo-os a uma "escolha" ou adesão face às ofertas simbólicas dos concorrentes.
O conceito usado pela autora é o de
Approach.
Business-to-Business.
Identidade Visual.
Imagem-marca.
Share-of-Market.
Relacione os seguintes conceitos:
a. Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin)
b. Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch)
c. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político- social. (Margarida M. K. Kunsch)
aos nomes:
I. Comunicação Institucional.
II. Comunicação Interna.
III. Endomarketing.
a-III, b-II, c-I.
b-III, a-II, c-I.
c-III, b-II, a-I.
a-III, c-II, b-I.
c-III, a-II, b-I.
O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing
de Massa.
pessoal.
de marca.
de fidelização.
Direto.
Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por
Branding.
Clipping.
Broadside.
Case history.
Display.
Originais gráficos, como a tira acima, são chamados de originais
a traço.
de tom contínuo.
de meio tom.
de alta luz.
de alto contraste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...