Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O número da lei municipal foi escrito por extenso para

  • A.

    dar mais clareza ao texto escrito.

  • B.

    facilitar a diagramação de websites.

  • C.

    cumprir o rito jurídico sobre os números das leis.

  • D.

    ser lido em uma narrativa de radiojornalismo.

  • E.

    reduzir o número de erros da Internet com os algarismos.

Defensoria e Uniban fazem acordo para realização de vestibular para aprovados em 2ª e 3ª chamadas no Prouni de 2009

O lead dessa matéria interna do Portal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo valoriza o seguinte elemento da matéria jornalística:

  • A.

    Onde?

  • B.

    Por que?

  • C.

    O quê?

  • D.

    Quando?

  • E.

    Como?

Cadeia continua lotada mesmo com remoção de 31 detentas

O título e o lead dessa matéria apresentam um vício condenado por boa parte dos editores. Eles são textos

  • A.

    adjetivados.

  • B.

    imprecisos.

  • C.

    obscuros.

  • D.

    encampados.

  • E.

    substantivados.

Um artigo de Marco Silva (http://www.senac.br/INFORMATIVO/ bts/263/boltec263c.htm) cita a afirmação de M. Marchand, para quem

o emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente. Ele não propõe mais uma mensagem fechada, ao contrário, oferece um leque de possibilidades, que coloca no mesmo nível, conferindo a elas um mesmo valor e um mesmo estatuto. O receptor não está mais em posição de recepção clássica. A mensagem só toma todo o seu significado sob a sua intervenção. Ele se torna, de certa maneira, criador. Enfim, a mensagem que agora pode ser recomposta, reorganizada, modificada em permanência sob o impacto cruzado das intervenções do receptor e dos ditames do sistema, perde seu estatuto de mensagem 'emitida'. Assim, parece claramente que o esquema clássico da informação que se baseava numa ligação unilateral emissor-mensagem-receptor, se acha mal colocado em situação de

  • A.

    análise de repertório.

  • B.

    interatividade.

  • C.

    feed-back.

  • D.

    low profile.

  • E.

    diversidade de audiência.

Em fotografia digital, a sigla CCD significa

  • A.

    o volume de fotografias possível de ser arquivado em função do espaço de memória que a câmara dispõe no suporte de armazenamento.

  • B.

    o local onde ficam gravadas as imagens da câmara digital. Quanto maior a capacidade do cartão mais fotos podem ser armazenadas.

  • C.

    a função que permite ajustar o tamanho da imagem sem alterá-la.

  • D.

    o sensor eletrônico que capta as imagens. É formado por uma matriz de pixels sensíveis aos diferentes comprimentos de onda da luz visível.

  • E.

    o mecanismo que possibilita a gravação ou a ação de deletar as informações gravadas quantas vezes forem necessárias.

Desde que as campanhas políticas foram profissionalizadas com a integração de publicitários, os estudiosos da comunicação passaram a realizar estudos para compreender como conceitos utilizados na publicidade comercial se ajustam à propaganda eleitoral. Rejane Vasconcelos Aciolly Carvalho em (A produção da política em campanhas eleitorais. Campinas: Pontes; Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, NEPS, 2003.) utiliza um conceito bastante estudado na área para definir um processo intencional, planejado, de construção do perfil de personagens a serem postos em circulação na esfera pública mediática, e que pretendem distinguir-se na conquista de afetos positivos dos destinatários, conduzindo-os a uma "escolha" ou adesão face às ofertas simbólicas dos concorrentes.

O conceito usado pela autora é o de

  • A.

    Approach.

  • B.

    Business-to-Business.

  • C.

    Identidade Visual.

  • D.

    Imagem-marca.

  • E.

    Share-of-Market.

Relacione os seguintes conceitos:

a. Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin)

b. Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch)

c. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político- social. (Margarida M. K. Kunsch)

aos nomes:

I. Comunicação Institucional.

II. Comunicação Interna.

III. Endomarketing.

  • A.

    a-III, b-II, c-I.

  • B.

    b-III, a-II, c-I.

  • C.

    c-III, b-II, a-I.

  • D.

    a-III, c-II, b-I.

  • E.

    c-III, a-II, b-I.

O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing

  • A.

    de Massa.

  • B.

    pessoal.

  • C.

    de marca.

  • D.

    de fidelização.

  • E.

    Direto.

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

  • A.

    Branding.

  • B.

    Clipping.

  • C.

    Broadside.

  • D.

    Case history.

  • E.

    Display.

Originais gráficos, como a tira acima, são chamados de originais

  • A.

    a traço.

  • B.

    de tom contínuo.

  • C.

    de meio tom.

  • D.

    de alta luz.

  • E.

    de alto contraste.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...