Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não traziam títulos, apenas data e local de procedência. As notícias eram vinculadas ao interesse mercantil, com informes sobre colheitas, chegadas de navios, cotações de produtos e relatos de guerras. Custavam uma moeda. Este meio de comunicação é conhecido como
notícias.
jornais modernos.
jornalismo internacional.
imprensa régia.
gazetas.
O espelho do telejornal é
a apresentação das principais matérias que abrem o programa.
a relação detalhada, com duração e indicação de cortes, das matérias gravadas em externas
a ordem de entrada das matérias, da divisão de blocos, das chamadas e do encerramento.
a pauta de cada matéria realizada pelos repórteres e respectivos nomes.
o script completo do programa acompanhado do roteiro das imagens.
Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1938 e presidente de honra da Associação Brasileira de Imprensa, encabeçou o manifesto pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em 1992, participou das manifestações contrárias às privatizações de empresas públicas, em 1994, e foi enredo da escola de samba União da Ilha no carnaval carioca de 1999. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 103 anos de idade, no dia 16 de julho de 2000. Três obras: O Problema da Imprensa (1923), A Revolução Praieira (1949) e A Língua Portuguesa e a Unidade do Brasil (1958). As informações acima dizem respeito a
Pompeu de Souza.
Cásper Líbero.
Hipólito José da Costa.
Juarez Bahia.
Barbosa Lima Sobrinho.
No dia 27 de abril de 1983, a revista Veja publicava uma informação veiculada originalmente na revista inglesa New Science afirmando que o fruto da carne, derivado da fusão da carne do boi e do tomate, batizado com o sugestivo nome de boimate, constituiu-se no mais sensacional "fato científico" de 1.983. Por se tratar de uma brincadeira de 1º de abril do periódico inglês, esse fato é considerado, no meio profissional do jornalismo nacional, como o maior
chapéu.
bigode.
fólio.
corujada.
barriga.
A Declaração de Chapultepec, criada no México em 1994, reúne dez princípios básicos para o exercício da profissão de jornalista. Seus representantes têm percorrido diversos países do continente americano, divulgando seus preceitos. Sobre esta declaração é correto afirmar que
todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade
não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício desta não é uma concessão das autoridades, mas um direito inalienável do povo.
a Lei de Imprensa de 1967 e a Constituição de 1988 aboliram totalmente a censura e garantem ampla liberdade de expressão e imprensa.
a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas, tem um capítulo específico que trata da liberdade de imprensa.
o Código de Ética do Jornalista fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.
Para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, vários jornais fizeram matérias sobre a presença do religioso em território brasileiro, identificando-as com um selo gráfico criado para marcar o tema. Esse selo indica que a matéria é
uma cozinha.
uma suíte.
um informe publicitário.
um press information.
um reprint.
O Decreto de 22 de novembro de 1823 criou no Brasil, nos moldes da lei portuguesa de 1821, a
regulamentação da liberdade de imprensa, acabando com a censura prévia.
primeira Lei de Imprensa.
a censura prévia, nomeando os primeiros censores régios, com o objetivo de impedir qualquer publicação contra a religião, o governo e os bons costumes.
a Imprensa Régia, com objetivo de publicar os atos normativos e administrativos da Corte portuguesa recém-instalada no país.
a lei geral das comunicações.
A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro, quando o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso na Praia Vermelha. Era o ano de
1822.
1910.
1920.
1922.
1924.
Pode-se analisar o histórico dos meios de comunicação no Brasil, ao longo do século XX, por meio do relato da vida e obra de
Adolpho Bloch.
Roberto Marinho.
Hipólito José da Costa.
Júlio Mesquita.
Assis Chateaubriand.
O Jornalismo Cultural é uma segmentação da mídia, voltada principalmente para expressões artísticas ligadas ao cinema, artes plásticas, teatro, música, moda e gastronomia. Torna-se, em determinados veículos, uma espécie de guia de consumo. Pode-se associar ao conceito de Jornalismo Cultural:
o New Jornalism, que traz a idéia de um texto isento, mas sem deixar de ser bem trabalhado e escrito − ainda pouco praticado no Brasil.
os famosos fanzines, nascidos na década de 1920, que serviram de veículo popular para a divulgação de expressões artísticas, já que muitos artistas não encontravam espaço na mídia para mostrar seu trabalho e acabavam agindo de forma independente.
a exigência de que o repórter faça uma espécie de mergulho naquilo que se deseja retratar, privilegiando a observação minuciosa em detrimento de gravadores e de blocos de anotação, contribuindo criticamente para expandir a visão do leitor, incorporando voz autoral e estilo.
a apuração e o lead devem ser bem feitos, chamando a atenção para o fato ocorrido; e as principais fontes são os livros de registro de ocorrência e a radioescuta.
tudo o que o público necessita saber, acrescentando que ele é a inteligência exata e oportuna dos acontecimentos, descobertas, opiniões e assuntos de todas as categorias que interessam aos leitores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...