Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária prevê normas para a difusão de propaganda de produtos como bebidas, medicamentos e fumo. Entre as normas estabelecidas para a publicidade do cigarro pode-se afirmar que
é vedado qualquer tipo de merchandising de cigarro.
o anúncio não poderá sugerir que o produto possui propriedades tranqüilizantes.
em cinemas ela é totalmente liberada.
se permite a inserção de anúncios em veículos dirigidos a menores de idade, desde que tenham horários definidos.
durante a transmissão de provas automobilísticas, a emissora geradora deverá impedir o aparecimento das marcas de cigarro nos carros.
Cada vez mais utilizada pelos veículos de comunicação para criar o aspecto visual da informação, a infografia envolve um conceito moderno, em que se aliam imagem e texto para oferecer ao leitor a melhor percepção do assunto tratado. O termo infográfico vem do inglês informational graphics e o seu uso revolucionou o layout das páginas dos jornais, revistas e sites. (Fonte: http://www.abi.org).
Analisando o infográfico como um recurso jornalístico pode-se afirmar que
não podemos considerar a infografia como um recurso jornalístico, mas apenas um meio de ilustrar dados que poderiam ser facilmente reportados por charges.
a idéia da infografia no jornalismo não precisa estar relacionada com a pauta. As rotinas diárias já incluem a infografia como opção jornalística, da mesma forma que a fotografia.
a redundância da informação é uma das principais características desse aplicativo, ou seja, deve-se primar por repetir de forma ilustrativa exatamente o que a matéria está dizendo.
como as fotos são iguais no mundo inteiro, em razão da distribuição das agências, o infográfico também oferece essa possibilidade, promovendo assim um barateamento do jornal.
são formas de representar informações técnicas que devem ser sobretudo atrativas e transmitidas ao leitor em pouco tempo e espaço. Um bom infográfico, além de ser bem produzido, deve responder às tradicionais perguntas do lead.
Uma espécie de "nota editorial" cuja característica é não ter lugar fixo em página alguma e vir do lado (quase sempre, direito) da matéria que informa sobre determinado fato (assunto do comentário presente na nota). Recebe esse nome pelo teor "temperado" de sua linguagem. Estáse falando em nota
política.
pimenta.
azeite.
picles.
legenda.
Considere as assertivas abaixo
I. Há 33 anos, o trabalho de dois jornalistas ajudou a desvendar um escândalo nas eleições dos Estados Unidos. O então presidente Richard Nixon se reelegia com 60% dos votos. Mas as investigações daqueles profissionais garantiram que a história americana tomasse outros rumos. Em 1974, Nixon renunciou. Foram encontros com uma fonte especial o que os ajudou a desmascarar a corrupção da reeleição de Nixon. Apelidado de Garganta Profunda nas matérias, sempre trazia informações determinantes para o sucesso das denúncias de Bob Woodward e Carl Bernstein, repórteres do jornal Washington Post. Apenas em 2005 o mundo ficou sabendo quem era Garganta Profunda. Aos 91 anos, E. W. Mark Felt, que na década de 70 era o principal dirigente do FBI, abaixo do diretor da Agência, apresentou-se ao mundo.
II. Sete razões para votar NÃO, esta foi a capa da revista Veja na semana do dia 5 de outubro de 2005. Será que foi ético ter deixado explícita a opinião sobre desarmamento na capa?
Pode-se afirmar que essas questões referem-se, respectivamente
a informação off e imparcialidade jornalística.
a ética no jornalismo.
a parcialidade e ética jornalística
a situações de risco e ética jornalística.
ao jornalismo opinativo.
Os trechos grifados na citação sugerem três princípios éticos importantes no jornalismo, de acordo com os quais seriam desaprovados os métodos empregados pela dupla, assim como o enfoque dado ao tema. Identifique esses três princípios.
é dever do jornalista opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão; o jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções; o jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.
a divulgação de informação é dever dos meios de comunicação; a informação divulgada pelos meios de comunicação pública terá por finalidade o interesse social e coletivo; o acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e identidade das suas fontes de informação; é dever do jornalista divulgar todos os fatos que sejam de interesse público; é dever do jornalista combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação.
é dever do jornalista defender o livre exercício da profissão; em todos os seus direitos e responsabilidades o jornalista terá apoio e respaldo das entidades representativas da categoria.
o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos; respeitar o direito à privacidade do cidadão; o jornalista é responsável por toda a informação que divulga.
Com base nesse relato, pode-se afirmar que o episódio mostra
a face hegemônica do telejornalismo brasileiro, interna e externamente ao país.
um tipo de jornalismo conhecido como entretenimento.
a tendência à serialização e à inserção de narrativas da ficcionalidade na imprensa nacional.
a agilidade e a eficiência da empresa jornalística em lidar com a crise da audiência.
a descoberta de que o jornalismo ficcional continua em alta na grade de programação das emissoras.
Um texto feito para ser lido em um still significa que, durante a leitura, haverá
redução da velocidade de sucessão dos quadros da imagem.
uma cena em flash-back.
imagem ou quadro parado, congelado.
escurecimento gradual da imagem até o preto total.
uma cena animada referente ao texto.
Em 29 de setembro de 1985 a Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj, aprovou seu código de ética. A única diretriz que está de acordo com essas normas é:
O jornalista, no exercício de sua profissão, pode aceitar oferta de remuneração por seu trabalho, maior que o piso da categoria.
O profissional, segundo sua conveniência, pode frustrar a manifestação de opinião divergente ou impedir o livre debate.
Em determinadas situações, concordar com a prática de perseguição ou discriminação social.
Dependendo do interesse da empresa, submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.
O profissional pode exercer coberturas jornalísticas pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas e privadas, onde seja funcionário ou assessor.
Ao produzir a enquete, o jornalista de rádio recorta trechos de
fontes envolvidas em variadas matérias jornalísticas que já foram transmitidas pela emissora e monta uma gravação com uma síntese sobre os diversos assuntos abordados durante o dia.
matérias de jornalistas que cobriram os principais assuntos do dia e monta uma gravação com os diversos temas que foram notícia.
entrevistas e monta uma gravação com a opinião de várias pessoas sobre um tema específico.
entrevistas, trechos narrados pelo repórter, opinião de especialistas e monta uma gravação sobre um tema específico.
uma determinada entrevista e monta uma gravação com a opinião do entrevistado sobre o tema abordado.
A nota-pé é uma nota ao vivo, lida pelo locutor no final de uma matéria, que traz
uma nova matéria desvinculada da anterior.
a chamada dos comerciais.
uma informação complementar ou que faltou à matéria.
a vinheta com as notícias do próximo bloco.
um pequeno trecho da matéria seguinte.
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