Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O nome do processo utilizado para marcar, com precisão, a seqüência de imagens gravadas em vídeo, facilitando sua posterior edição e sincronização, é
timecode.
timeline.
counter.
frame rate.
minutagem.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que
o uso dos 5W e 1H da teoria jornalística, lead, sublead e pirâmide invertida trouxeram objetividade ao jornalismo.
os gêneros jornalísticos têm graduações de objetividade, uma vez que obedecem a espaços distintos no veículo e a leituras diferentes, sendo o opinativo aquele que detém a objetividade em maior grau.
separar a notícia da opinião é um dos aspectos da objetividade.
é importante resumir a história, da forma mais compacta possível.
devemos primar pela hierarquização dos dados, de modo a envolver o destinatário.
A assinatura do repórter no final de uma matéria radiojornalística usualmente contém
o lead estendido da matéria e a identificação do repórter.
o local de onde é transmitida a matéria e a identificação do repórter.
o local de onde é transmitida a matéria e a identificação do editor da matéria.
a indicação das sonoras dos entrevistados e a identificação do repórter.
a indicação das sonoras dos entrevistados e o lead da matéria.
No caso de uma entrevista realizada em externa, em que se utilizam um microfone de lapela, um boom e uma câmera com apenas duas entradas de áudio, o operador áudio deverá
garantir que o som da voz enviado à câmera já esteja mixado com os sons ambientes.
garantir a gravação da voz em um canal e dos sons ambientes em outro.
mixar os os sons em diferentes volumes nos dois canais.
mixar os sons em apenas um canal.
garantir a gravação de cada microfone em um canal diferente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:
Indústria dos conteúdos.
O meio é a mensagem.
Interacionismo Simbólico.
Imperialismo Cultural.
Comunicação em duas etapas.
Leia atentamente o texto abaixo:
+ Bom dia!
+ Começa, agora, o Radiojornal, com os seguintes destaques:
+ Crédito a longo prazo puxa venda do comércio.
+ Cresce a violação dos direitos humanos no Brasil.
+ Nadador Fernando Sherer resolve encerrar a carreira.
+ Estudantes serão avaliados pelo governo Federal desde os seis anos de idade.
+ Voltamos em um minuto.
A seqüência das quatro manchetes é denominada no radiojornalismo de
escalada.
escadaria.
raquetada.
pingue-pongue.
bate-bola.
A ordem das etapas a serem cumpridas antes de se iniciar as gravações de um roteiro de ficção é a seguinte:
análise técnica; orçamento; pré-produção; produção.
produção de locações; argumento; orçamento; préprodução.
orçamento; análise técnica; sinopse; story board.
story board; orçamento; argumento; sinopse.
pré-produção; orçamento; análise técnica; produção.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar
a proximidade, momento do acontecimento, significância, proeminência, consonância, continuidade e composição.
a oportunidade, interesse do leitor, rapidez, vida social, pressuposição e perfil do veículo.
o furo jornalístico, acessibilidade, interesse do veículo, fidelidade da fonte e interesse do leitor.
o ator social de interesse (Olimpianos), critérios de evento notícia, consonância com as normas sociais e sentido afetivo.
a relatividade subjetiva, sinergia entre a fonte e o veículo, ênfase informativa e o entretenimento.
O rádio também desperta a imaginação. A característica que exemplifica a frase é
penetração.
imediatismo.
instantaneidade.
sensorialidade.
autonomia.
A imagem em movimento que assume o ponto de vista de um personagem é chamada de
objetiva.
interativa.
subjetiva.
invertida.
pessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...