Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O nome do processo utilizado para marcar, com precisão, a seqüência de imagens gravadas em vídeo, facilitando sua posterior edição e sincronização, é

  • A.

    timecode.

  • B.

    timeline.

  • C.

    counter.

  • D.

    frame rate.

  • E.

    minutagem.

O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que

  • a.

    o uso dos 5W e 1H da teoria jornalística, lead, sublead e pirâmide invertida trouxeram objetividade ao jornalismo.

  • b.

    os gêneros jornalísticos têm graduações de objetividade, uma vez que obedecem a espaços distintos no veículo e a leituras diferentes, sendo o opinativo aquele que detém a objetividade em maior grau.

  • c.

    separar a notícia da opinião é um dos aspectos da objetividade.

  • d.

    é importante resumir a história, da forma mais compacta possível.

  • e.

    devemos primar pela hierarquização dos dados, de modo a envolver o destinatário.

A assinatura do repórter no final de uma matéria radiojornalística usualmente contém

  • A.

    o lead estendido da matéria e a identificação do repórter.

  • B.

    o local de onde é transmitida a matéria e a identificação do repórter.

  • C.

    o local de onde é transmitida a matéria e a identificação do editor da matéria.

  • D.

    a indicação das sonoras dos entrevistados e a identificação do repórter.

  • E.

    a indicação das sonoras dos entrevistados e o lead da matéria.

No caso de uma entrevista realizada em externa, em que se utilizam um microfone de lapela, um boom e uma câmera com apenas duas entradas de áudio, o operador áudio deverá

  • A.

    garantir que o som da voz enviado à câmera já esteja mixado com os sons ambientes.

  • B.

    garantir a gravação da voz em um canal e dos sons ambientes em outro.

  • C.

    mixar os os sons em diferentes volumes nos dois canais.

  • D.

    mixar os sons em apenas um canal.

  • E.

    garantir a gravação de cada microfone em um canal diferente.

Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:

  • a.

    Indústria dos conteúdos.

  • b.

    O meio é a mensagem.

  • c.

    Interacionismo Simbólico.

  • d.

    Imperialismo Cultural.

  • e.

    Comunicação em duas etapas.

Leia atentamente o texto abaixo:

+ Bom dia!

+ Começa, agora, o Radiojornal, com os seguintes destaques:

+ Crédito a longo prazo puxa venda do comércio.

+ Cresce a violação dos direitos humanos no Brasil.

+ Nadador Fernando Sherer resolve encerrar a carreira.

+ Estudantes serão avaliados pelo governo Federal desde os seis anos de idade.

+ Voltamos em um minuto.

A seqüência das quatro manchetes é denominada no radiojornalismo de

  • A.

    escalada.

  • B.

    escadaria.

  • C.

    raquetada.

  • D.

    pingue-pongue.

  • E.

    bate-bola.

A ordem das etapas a serem cumpridas antes de se iniciar as gravações de um roteiro de ficção é a seguinte:

  • A.

    análise técnica; orçamento; pré-produção; produção.

  • B.

    produção de locações; argumento; orçamento; préprodução.

  • C.

    orçamento; análise técnica; sinopse; story board.

  • D.

    story board; orçamento; argumento; sinopse.

  • E.

    pré-produção; orçamento; análise técnica; produção.

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

  • a.

    a proximidade, momento do acontecimento, significância, proeminência, consonância, continuidade e composição.

  • b.

    a oportunidade, interesse do leitor, rapidez, vida social, pressuposição e perfil do veículo.

  • c.

    o furo jornalístico, acessibilidade, interesse do veículo, fidelidade da fonte e interesse do leitor.

  • d.

    o ator social de interesse (Olimpianos), critérios de evento notícia, consonância com as normas sociais e sentido afetivo.

  • e.

    a relatividade subjetiva, sinergia entre a fonte e o veículo, ênfase informativa e o entretenimento.

“O rádio também desperta a imaginação”. A característica que exemplifica a frase é

  • A.

    penetração.

  • B.

    imediatismo.

  • C.

    instantaneidade.

  • D.

    sensorialidade.

  • E.

    autonomia.

A imagem em movimento que assume o ponto de vista de um personagem é chamada de

  • A.

    objetiva.

  • B.

    interativa.

  • C.

    subjetiva.

  • D.

    invertida.

  • E.

    pessoal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...