Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes afirmações Falsas ( F ) ou Verdadeiras ( V ).
( ) O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, mesmo que seu trabalho tenha sido alterado por terceiros.
( ) O jornalista não pode divulgar informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, mesmo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.
( ) O jornalista deve promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.
( ) A cláusula de consciência pode ser usada como argumento para que o jornalista deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas.
( ) A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, assinalada de cima para baixo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa que traduz o termo técnico em jornalismo para o desenvolvimento nos dias posteriores de uma notícia já publicada pelo jornal:
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre comunicação assinale a alternativa incorreta:
Comunicação é o processo de compartilhar informações com outras pessoas.
Para ter sucesso como comunicador interpessoal, um gerente deve entender: o funcionamento da comunicação interpessoal, o relacionamento entre feedback e comunicação interpessoal e a importância da comunicação interpessoal nãoverbal versus verbal.
Um dos dez mandamentos da boa comunicação é examinar o verdadeiro propósito de cada comunicação.
Ao planejar comunicações na empresa, não é interessante consultar outras pessoas, mesmo quando julgar necessário, pois só complica o processo.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre os mandamentos da boa comunicação assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:
( ) Procure esclarecer suas idéias antes de comunica- las.
( ) Contextualização do processo de comunicação é algo irrelevante.
( ) Fique atento enquanto se comunica, às implicações e não ao conteúdo básico de sua mensagem.
( ) Aproveite a oportunidade, quando ela surgir, para transmitir algo que ajude o receptor ou que seja de valor a ele.
( ) Comunique pensando no amanhã e também no presente.
( ) Confi ra se suas ações confi rmam suas comunicações.
( ) Não busque apenas ser entendido, mas também entender.
A seqüência assinalada acima é:
V, F, V, V, V, V, V
V, F, V, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V, F
F, F, V, V, V, V, F
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
Idioma, sons, letras, números e outros sinais são alguns símbolos empregados no processo de comunicação organizacional.
Realimentação é o processo de dar retorno da informação para o agente emissor.
A comunicação pode ser oral, escrita, visual ou corporal.
Excesso de mensagens não afeta o grau de atenção dos destinatários.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
O uso inadequado da linguagem afeta o processo de comunicação empresarial.
Relatórios longos ou mensagens freqüentes não influenciam o processo de comunicação.
A ausência de linguagem comum não afeta a comunicação.
Todas as alternativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...