Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Na abertura de um telejornal, as manchetes estarão contidas na(o):
display.
nota pé.
escalada
business.
color bars.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao termo fanzine.
Notícia que perdeu a validade.
Notícia que só pode ser veiculada após outra pré-determinada.
Sinônimo de notícia cujo conteúdo é considerado imoral pela sociedade.
Sinônimo de decupagem em TV e rádio.
Publicação cuja linha editorial é voltada a assuntos da área musical ou cultural.
Na linguagem publicitária, o termo target pode ser relacionado com:
público-alvo.
tempo de duração de um spot.
cores primárias de um anúncio.
cores secundárias de um anúncio.
anúncio horizontal em jornais impressos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o termo stretch text, na área do jornalismo, é correto afirmar:
Está relacionado ao jornalismo on line.
Nunca será relacionado ao jornalismo impresso, obrigatoriamente.
Está relacionado à linguagem usada nos editorias de jornais impressos.
Ainda não há exemplos práticos dele, aplicados em veículos de comunicação brasileiros.
É sinônimo de grande reportagem impressa, exclusivamente.
A pessoa que não é consumidora de um produto ou serviço, mas que poderá se tornar uma consumidora, caso receba uma motivação adequada, pode ser denominada de:
filtro.
head.
sonora.
stand up.
prospect.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
No jornalismo, pode ser definido(a) como ping-pong:
um jornal tabloide de pequena circulação.
uma entrevista com duas fontes, exclusivamente.
uma manchete publicada sem o número suficiente de caracteres.
uma entrevista editada em forma de diálogo e veiculada com perguntas e respostas.
pauta sem informações suficientes para o repórter.
O termo budget pode ser relacionado com:
produção de releases
erro de impressão em uma peça publicitária.
verba disponível para uma campanha publicitária.
sincronia das legendas com a fala dos personagens em um vídeo.
falta de sincronia das legendas com a fala dos personagens em um vídeo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa que indica a expressão em mídia digital para a técnica não linear de edição de texto, que é montado em rede, de forma que cada nó ou link permita a bifurcação da leitura:
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Conforme Lage (Globalização, Linguagem e os Textos Jornalísticos, 2001), é possível classificar tradicionalmente a mídia quanto ao meio de transmissão e à recepção simultânea em três formas. Assinale a alternativa que aponta as três formas corretas de classificação:
semi-presencial, representacional; e eletrônica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Com relação ao conceito contido em Kunczik, (1997:103) sobre o "Jornalismo de Precisão", é correto afirmar que:
As notícias devem enfocar principalmente temas econômicos que tenham sido analisados com técnicas empíricas.
As notícias devem enfocar principalmente temas sociais que tenham sido analisados com técnicas empíricas.
Ao investigar temas de atualidade, os jornalistas devem usar métodos empíricos de pesquisa social para poder prestar declarações comprovadas sobre os temas sociais, ou seja, para poder relatá-los subjetivamente.
Ao investigar temas de atualidade, os jornalistas devem evitar métodos científicos de pesquisa social para poder prestar declarações não comprovadas sobre os temas sociais, ou seja, para poder relatá-los objetivamente.
Ao investigar temas de atualidade, os jornalistas devem usar métodos científicos de pesquisa social para poder prestar declarações comprovadas sobre os temas sociais, ou seja, para poder relatá-los objetivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...