Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre a presença dos verbos dicendi em uma notícia, é correto afirmar:
Não devem ser usados, obrigatoriamente.
Devem ser usados no lead, exclusivamente.
Devem ser usados nos títulos, exclusivamente.
Poderão aparecer conjugados na terceiras pessoas do singular ou plural.
Nunca deverão aparecer conjugados na terceira pessoal do singular, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o uso de verbos na produção de manchetes veiculadas em jornais impressos, de circulação diária, deve-se:
evitar o uso de voz ativa, obrigatoriamente.
usar metonímia, obrigatoriamente.
usar mesóclise, obrigatoriamente.
usar gerúndio, exclusivamente.
dar preferência ao uso de voz ativa.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta o sinônimo do termo perna, utilizado no jornalismo impresso.
Coluna
Erro ortográfico
Erro de concordância verbal
Título sem verbo de ligação
Única fotografia de uma página
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Uma assessoria de imprensa prepara um plano de gerenciamento de crise para um assessorado.
Sobre esse plano, é correto afirmar:
deve abordar ações internas, exclusivamente.
deve conter um vídeo institucional, obrigatoriamente.
não deve ser feito para empresas privadas, obrigatoriamente.
poderá determinar que apenas um porta-voz atenderá a imprensa em momentos de crise.
nunca deve ser planejado antes de uma crise, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O assessor de imprensa de uma ONG envia quinzenalmente notas e releases aos veículos de comunicação. Logo após o envio, a assessoria faz follow up.
Sobre follow up, é correto afirmar:
não deve ser feito pelo telefone, obrigatoriamente.
deve ser feito pessoalmente, exclusivamente.
deve ser feito apenas por email, obrigatoriamente.
pode ser relacionado a pautas factuais ou não.
é empregado em assessorias de imprensa dos Estados Unidos, esclusivamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A assessoria de imprensa de um escritório de contabilidade prepara o lançamento da primeira edição de uma newsletter.
Dentro deste contexto, o público alvo:
não deve ser definido, obrigatoriamente.
deverá ser apenas interno, incluindo os estagiários, obrigatoriamente.
deverá ser apenas externo, obrigatoriamente.
precisará ser definido apenas se a newsletter for impressa e semanal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O repórter de um site jornalístico liga para o assessor de imprensa de uma secretaria estadual e pede o posicionamento do secretário sobre um assunto polêmico.
Assinale a alternativa que indica uma opção para atender ao pedido do repórter, caso o secretário não queira conversar com ele pessoalmente ou por nenhum outro meio.
Nota oficial
Entrevista ritual
Entrevista temática
Entrevista exclusiva
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Ao enviar uma sugestão de pauta aos veículos de comunicação, o assessor de imprensa
não deve incluir o gancho do assunto abordado no lead, obrigatoriamente.
não deve incluir o nome do assessorado, obrigatoriamente.
não deve se referir a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.
deve divulgar horário de atendimento à imprensa perto do dead line das emissoras para facilitar o trabalho jornalístico.
pode fazer referência a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre a comunicação organizacional, é correto afirmar:
não pode ser desenvolvida em ONGs.
não pode ser desenvolvida em empresas privadas.
pode ser desenvolvida em ONGs.
deve ser desenvolvida em empresas públicas, exclusivamente.
envolve o trabalho de publicidade e relações públicas, exclusivamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O produtor de uma emissora de TV aberta liga, no início da manhã, para o assessor de imprensa de um órgão público e pede informações para serem usadas em uma nota coberta, que será veiculada no telejornal que será veiculado ao meio-dia.
Dentro deste contexto, o assessor de imprensa deverá saber que:
o assessorado gravará uma entrevista para ser inserida na nota coberta, obrigatoriamente.
as informações serão veiculadas durante os comerciais, obrigatoriamente.
o assessorado não precisará gravar uma entrevista ou concedê-la ao vivo.
será obrigado a produzir uma enquete para ser inserida na nota coberta.
o assessorado deverá conceder uma entrevista ao vivo durante o telejornal, obrigatoriamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...