Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a presença dos verbos dicendi em uma notícia, é correto afirmar:

  • A.

    Não devem ser usados, obrigatoriamente.

  • B.

    Devem ser usados no lead, exclusivamente.

  • C.

    Devem ser usados nos títulos, exclusivamente.

  • D.

    Poderão aparecer conjugados na terceiras pessoas do singular ou plural.

  • E.

    Nunca deverão aparecer conjugados na terceira pessoal do singular, obrigatoriamente.

Sobre o uso de verbos na produção de manchetes veiculadas em jornais impressos, de circulação diária, deve-se:

  • A.

    evitar o uso de voz ativa, obrigatoriamente.

  • B.

    usar metonímia, obrigatoriamente.

  • C.

    usar mesóclise, obrigatoriamente.

  • D.

    usar gerúndio, exclusivamente.

  • E.

    dar preferência ao uso de voz ativa.

Assinale a alternativa que apresenta o sinônimo do termo “perna”, utilizado no jornalismo impresso.

  • A.

    Coluna

  • B.

    Erro ortográfico

  • C.

    Erro de concordância verbal

  • D.

    Título sem verbo de ligação

  • E.

    Única fotografia de uma página

Uma assessoria de imprensa prepara um plano de gerenciamento de crise para um assessorado.

Sobre esse plano, é correto afirmar:

  • A.

    deve abordar ações internas, exclusivamente.

  • B.

    deve conter um vídeo institucional, obrigatoriamente.

  • C.

    não deve ser feito para empresas privadas, obrigatoriamente.

  • D.

    poderá determinar que apenas um porta-voz atenderá a imprensa em momentos de crise.

  • E.

    nunca deve ser planejado antes de uma crise, obrigatoriamente.

O assessor de imprensa de uma ONG envia quinzenalmente notas e releases aos veículos de comunicação. Logo após o envio, a assessoria faz follow up.

Sobre follow up, é correto afirmar:

  • A.

    não deve ser feito pelo telefone, obrigatoriamente.

  • B.

    deve ser feito pessoalmente, exclusivamente.

  • C.

    deve ser feito apenas por email, obrigatoriamente.

  • D.

    pode ser relacionado a pautas factuais ou não.

  • E.

    é empregado em assessorias de imprensa dos Estados Unidos, esclusivamente.

A assessoria de imprensa de um escritório de contabilidade prepara o lançamento da primeira edição de uma newsletter.

Dentro deste contexto, o público alvo:

  • A.

    não deve ser definido, obrigatoriamente.

  • B.

    deverá ser apenas interno, incluindo os estagiários, obrigatoriamente.

  • C.

    deverá ser apenas externo, obrigatoriamente.

  • D.

    precisará ser definido apenas se a newsletter for impressa e semanal.

  • E. é um dos itens que precisa ser definido, antes da elaboração dos textos porque influencia a definição das pautas e linguagem dos textos.

O repórter de um site jornalístico liga para o assessor de imprensa de uma secretaria estadual e pede o posicionamento do secretário sobre um assunto polêmico.

Assinale a alternativa que indica uma opção para atender ao pedido do repórter, caso o secretário não queira conversar com ele pessoalmente ou por nenhum outro meio.

  • A.

    Nota oficial

  • B.

    Entrevista ritual

  • C.

    Entrevista temática

  • D.

    Entrevista exclusiva

  • E. Coletiva de imprensa

Ao enviar uma sugestão de pauta aos veículos de comunicação, o assessor de imprensa

  • A.

    não deve incluir o gancho do assunto abordado no lead, obrigatoriamente.

  • B.

    não deve incluir o nome do assessorado, obrigatoriamente.

  • C.

    não deve se referir a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.

  • D.

    deve divulgar horário de atendimento à imprensa perto do dead line das emissoras para facilitar o trabalho jornalístico.

  • E.

    pode fazer referência a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.

Sobre a comunicação organizacional, é correto afirmar:

  • A.

    não pode ser desenvolvida em ONGs.

  • B.

    não pode ser desenvolvida em empresas privadas.

  • C.

    pode ser desenvolvida em ONGs.

  • D.

    deve ser desenvolvida em empresas públicas, exclusivamente.

  • E.

    envolve o trabalho de publicidade e relações públicas, exclusivamente.

O produtor de uma emissora de TV aberta liga, no início da manhã, para o assessor de imprensa de um órgão público e pede informações para serem usadas em uma “nota coberta”, que será veiculada no telejornal que será veiculado ao meio-dia.

Dentro deste contexto, o assessor de imprensa deverá saber que:

  • A.

    o assessorado gravará uma entrevista para ser inserida na nota coberta, obrigatoriamente.

  • B.

    as informações serão veiculadas durante os comerciais, obrigatoriamente.

  • C.

    o assessorado não precisará gravar uma entrevista ou concedê-la ao vivo.

  • D.

    será obrigado a produzir uma enquete para ser inserida na nota coberta.

  • E.

    o assessorado deverá conceder uma entrevista ao vivo durante o telejornal, obrigatoriamente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...