Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A melhor definição para news letter é:
página inicial da intranet que funciona como um mural eletrônico.
veículo que funciona como síntese dos acontecimentos em determinado período.
publicação sobre um tema específico, dirigida a um público determinado.
publicação específica para comunicação direta com clientes e público externo.
periódico de pequeno formato utilizado para fornecer informações à imprensa.
O documento que sintetiza as diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária é chamado de:
Em redação publicitária, a sentença ou máxima que expressa uma qualidade ou vantagem do produto é conhecida por:
De acordo com Philip Kotler, em publicidade, a comunicação eficaz é aquela orientada:
Segundo Armando Sant'Anna, em propaganda, o uso de um texto racional, enfatizando a descrição do produto, suas vantagens e as razões por que deve ser comprado, é mais adequado nos casos em que o produto:
O esquema clássico de organização da redação no noticiário jornalístico, a chamada "pirâmide invertida", consiste em um texto que apresenta em seqüência:
os fatos culminantes, a narração em ordem cronológica, os pormenores interessantes e o desfecho.
os fatos culminantes, os fatos importantes, os pormenores interessantes e os detalhes dispensáveis.
a introdução do acontecimento, a descrição dos fatos, os detalhes interessantes e a conclusão.
o resumo da notícia, a descrição mais minuciosa, os pormenores interessantes e o desfecho.
os detalhes da introdução, os fatos de crescente importância que criam suspense, os fatos culminantes e o desfecho.
O marketing cultural é um instrumento de comunicação empresarial que tem como principal objetivo:
promover um novo produto ou serviço.
divulgar a marca em determinado segmento.
conquistar e aumentar a simpatia pela empresa.
Existem muitas semelhanças entre a confecção de um jornal vendido em bancas e os que são voltados para o público interno de uma empresa ou órgão público. Uma das diferenças está na:
separação de espaços para os gêneros jornalísticos.
O Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária condena anúncios cujos textos utilizam:
De acordo com a lei de imprensa, toda pessoa física ou jurídica que for acusada ou ofendida em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de comunicação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito a resposta ou retificação.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. O pedido de resposta ou retificação deve ser atendido num prazo máximo de 10 (dez dias) pelo jornal, emissora de radiodifusão ou agência de notícias.
II. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação nos casos em que a resposta ou retificação não seja formulada por escrito dentro do prazo de 5 (cinco) dias da data da publicação ou transmissão.
III. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação quando versar sobre atos ou publicações oficiais, exceto se a retificação partir de autoridade pública.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
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