Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No contexto das pesquisas de opinião, as opções a seguir apresentam as técnicas de seleção de amostragem probabilísticas, à exceção de uma. Assinale-a.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2017
O texto radiofônico deve ser redigido de modo a ser facilmente lido e agradavelmente escutado e entendido pelo ouvinte. Por isso, aconselha-se o uso de
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2017
Sobre o perfil esperado para os jornalistas, a partir da crescente inserção de tecnologias digitais na produção noticiosa, leia o texto a seguir.
A dimensão profissional da convergência está relacionada com a _____________ das funções e com o surgimento de novas competências, culminando com a diversidade de ____________informativos (as) e com a noção de polivalência. Na perspectiva de Salaverria e Negredo (2008), a polivalência pode ser midiática ou __________. Na primeira, o jornalista é demandado a trabalhar, simultaneamente, para diversas empresas jornalísticas ou para vários meios ou veículos ligados a uma mesma organização. Na segunda, o profissional passa a exercer funções diferentes da sua ______________, a exemplo das funções de repórter, repórter-fotográfico ou editor. (RIBEIRO e SILVA: 2014 - adaptado)
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2017
Notícias com muitos dados, cifras, números e estatísticas podem utilizar gráficos para se referir: i) a quantidades; ii) para indicar proporções; e iii) para expressar a evolução de elementos ao longo do tempo.
Esses gráficos devem ser, respectivamente,
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2017
Os diagramas são infografias complexas, que necessitam de legendas e textos para complementação da informação gráfica. Relacione os tipos de diagramas listados a seguir às suas características.
1. ilustrativos
2. estatísticos
3. relacionais
4. organizacionais
5. temporais
( ) procuram demonstrar as posições relativas dos dados em relação as suas localizações no mundo físico.
( ) representam o tempo e podem ser elaborados como ciclos ou tabelas.
( ) trabalham com tabelas e gráficos, que podem ser de linha e dispersão ou de barra, área e volume.
( ) mostram a inter-relação entre entidades físicas sem levar em consideração sua localização geográfica, o que tende a tornálos mais abstratos.
( ) utilizam a imagem para descrever situações ou eventos e podem retratar conceitos físicos mais abstratos e em contextos localizados.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Sobre o uso das mídias sociais pelas organizações, assinale a afirmativa correta.
Quando um repórter usa a entrevista como recurso de apuração, ele busca: i) informações de alguém que presenciou um fato ou vivenciou uma situação; ii) dados e análises de um especialista que possa discorrer com autoridade sobre um determinado tema ou iii) uma declaração, mesmo que irrelevante, mas centrada na importância do entrevistado.
Quanto aos seus objetivos, essas entrevistas são classificadas, respectivamente, como
Em comparação à notícia, a reportagem é caracterizada
Inserido no conceito de Comunicação Pública, o tipo de propaganda que além de atrair, informar e orientar, busca conscientizar sobre determinado tema ou modo de agir, mesmo que, para tanto, vá de encontro à promoção do consumo, é conhecida como
Sobre a comunicação interna e seus veículos, analise as afirmativas a seguir.
I. A comunicação interna tem caráter estratégico, pois tem a função de disseminar internamente a missão, a visão e os valores da organização e de estimular pertencimento nos funcionários para que persigam os objetivos empresariais.
II. A TV e as rádios corporativas são veículos internos de comunicação informal, que estimulam a interatividade e o estabelecimento de novos fluxos comunicacionais, o que se tornou conhecido como rádio-peão.
III. Os jornais, as revistas e os boletins tendem a compartilhar informações mais elaboradas e a ter uma vida mais longa que as veiculadas na intranet, podendo atingir as famílias dos funcionários e outras pessoas fora da organização.
Está correto o que se afirma em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...