Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
3,2,1,4.
2,3,4,1.
4,2,3,1.
4,2,1,3.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
4,3,2,1,5,6.
3,5,2,6,4,1.
3,5,1,6,4,2.
1,2,4,6,5,3.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
1,2,3.
3,2,1.
1,3,2.
3,1,2.
4,3,2,6,1,5.
4,3,6,5,2,1.
1,6,3,5,2,4.
2,3,6,5,4,1.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
De acordo com Jorge Duarte, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo. Considerando a afirmativa do autor, é INCORRETO afirmar que
quando fazemos circular uma informação através dos meios de comunicação, mais conhecidos como meios de comunicação de massa, seja na sua forma impressa, ou através de meios radiofônicos ou televisivos e, hoje até através dos meios eletrônicos na Internet, ela se torna uma Comunicação Pública.
a Comunicação Pública é um tema que vem ganhando importância crescente junto a estudiosos e profissionais que atuam em diferentes setores e que estão diante do desafio de assessorar e implementar ações junto a órgãos públicos, empresas privadas e organismos integrantes do Terceiro Setor, capazes de contribuir para a instituição de eficazes políticas públicas.
o conceito de Comunicação Pública está ligado à comunicação que as organizações promovem juntos aos seus públicos, com o objetivo de atingir os objetivos propostos.
pensar a Comunicação Pública na contemporaneidade significa admitir os diversos antagonismos gerados com a crescente complexidade da vida no século XXI.
Em relação à produção de notícias dirigida ao público interno, é CORRETO afirmar que
o noticiário traduz as políticas empresariais para uma linguagem mais acessível sem a necessidade de conectá-las aos acontecimentos do cotidiano.
períodos curtos, orações em ordem direta e a transcrição de falas de empregados, preservando a coloquialidade, contribuem para tornar a linguagem simples e favorecer a identificação.
o jornal organizacional existe somente pelo interesse e fidelidade os trabalhadores-leitores.
o conteúdo de um veículo empresarial interno, para interessar aos leitores e cumprir sua estratégia de gestão não precisa equilibrar assuntos que dizem respeito diretamente ao empregado e os que a empresa pretende divulgar.
Levando-se em consideração o processo da comunicação organizacional integrada é INCORRETO afirmar que a Gerência de Comunicação deve:
I. Coordenar a integração dos movimentos táticos (ações, programas, projetos, bem como buscar a otimização dos recursos).
II. Unificar o discurso. Mesma mensagem para todos os públicos.
III. Diversificar o discurso, ou seja, modificar a mensagem para os diferentes públicos.
IV. Integrar a comunicação e os marketings institucional (cultural, esportivo, social, ecológico etc.).
A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas
I, II e III estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
I e II estão corretas.
III e IV estão corretas.
Qual das seguintes tarefas é da responsabilidade do redator e do editor da web, no processo de desenvolvimento do conteúdo jornalístico?
Navegar em sites similares à organização para estimular novas ideias sobre navegação, estilo de redação etc.
Desprezar a utilização de gráficos, figuras e imagens que poderiam substituir um texto.
Criar títulos e resumos longos e explicativos.
Evitar a criação de um manual de estilo e de redação e evitar a adaptação do manual existente para a web.
São consideradas características das publicações institucionais os seguintes itens, EXCETO:
Apresentação de notícias sobre a organização, planos, políticas, performance, técnicas, entre outras.
Apresentação de matérias-retrato, matérias departamentais, matérias orientadoras, matérias associativas entre outras.
Uso de linguagem própria, com forma específica de se comunicar com os leitores, definidas pela política editorial.
Apresentação de informações que contrariem a ética e os estatutos legais da empresa e as que possam ferir as fontes de informação.
Analise estas afirmativas concernentes à notícia institucional:
I. Por meio de um conjunto de critérios e operações utilizados de forma rotineira e estandardizada, os assessores de imprensa escolhem, dia a dia, entre um número previsível e indefinido de fatos, uma quantidade finita e tendencialmente estável de notícias.
II. O processo de publicização de algo ocorrido na organização, quando parte de uma iniciativa da própria organização, a iniciativa pode ser do empregado (um técnico que desenvolve uma atividade específica ou exercendo um cargo de chefia) ou do assessor de imprensa (que detecta na empresa um fato que merece ser divulgado).
III. O que, prioritariamente, define o que é notícia nas instituições é o novo. Esse é um critério que se refere ao produto informativo e que pode ser entendido como desconhecido ( novidade) ou como recente ( atualidade).
IV. Os assessores de imprensa não costumam agendar os assuntos com antecedência com o objetivo de aumentar a possibilidade de cobertura jornalística.
A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas
I, II e III estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...