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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em regras gerais, a utilização de siglas na redação de releases e textos jornalísticos e publicitários tem por função facilitar a leitura e diminuir a repetição de palavras que cansam o leitor. Porém, mais que objetivas, as siglas precisam ser claras sem deixarem dúvidas acerca de seu significado. Assinale a única alternativa INCORRETA em relação ao uso das siglas:
Siglas com quatro letras ou mais devem ser escritas somente com a inicial em maiúscula, quando cada uma de suas letras ou parte delas é pronunciada separadamente, ou com todas as letras maiúsculas, quando formam uma palavra pronunciável.
Deve-se citar apenas siglas já existentes ou consagradas; a sigla e o nome que a originou são escritos de maneira precisa e completa, de acordo com a convenção ou designação oficial.
Quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve-se escrever primeiramente a forma por extenso, seguida da sigla entre parênteses, ou separada por hífen.
Siglas com até três letras são escritas com todas as letras maiúsculas.
No caso de siglas de origem estrangeira, deve-se adotar a sigla e seu nome em português, quando houver forma traduzida, ou adotar a forma original da sigla estrangeira, quando esta não tiver correspondente em português, mesmo que o seu nome por extenso em português não corresponda perfeitamente à sigla.
Sobre textos jornalísticos para rádio, qual das alternativas está correta?
A redação do texto deve seguir as normas da ABNT, com espaçamento regular, recuo em citações e notas de rodapé, e sua leitura deve ser respeitada.
A adjetivação excessiva ou inadequada enfraquece a qualidade e o impacto da informação.
Os cacófatos devem ser evitados.
Nomes estrangeiros e termos técnicos devem ser omitidos.
As siglas seguem uma norma: apenas as menos conhecidas devem ser desdobradas, ficando as mais conhecidas isentas de explicação.
Em telejornalismo, o lide também pode ser chamado de:
chamada.
escalada.
cabeça.
deixa.
nota pé.
Em algumas reportagens de revistas e jornais, sobre o título há uma pequena informação, geralmente uma frase curta relacionada com o assunto. Como é chamada essa informação?
Sutiã.
Chapéu.
Jaqueta.
Olho.
Sombrinha.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Qual o nome do processo por meio do qual se estabelece a identidade de um produto ou serviço, ou do fornecedor desse produto, ou do fornecimento desse produto ou serviço, diferenciando-o dos seus competidores e, ao mesmo tempo, marcando uma forma própria de relacionamento com o mercado a que se destina?
Brainstorm.
Campanha.
Benchmarking.
Branding.
Fidelização
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
é um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e os recursos para atingir os resultados esperados.
é irrelevante para a determinação do público-alvo.
não deve ser elaborado na primeira fase do atendimento ao contratante do serviço publicitário.
é o conjunto de instrumentos metodológicos, sempre em aperfeiçoamento, aplicados a discursos muito diversificados, visando a sua interpretação.
é um tipo de sondagem de opinião que permite, pela permanência da amostra, analisar a evolução da opinião, por meio de consultas regulares.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São formatos de publicidade online (Internet):
COM, CPC, CTR.
Busdoor, outdoor.
Link, âncora.
Google, Facebook, LinkedIn.
Banner, Skycrapers, FloatingAds.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A linguagem publicitária deve ter as seguintes características:
objetividade, prolixidade, adequação ao público-alvo, correção e originalidade.
subjetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.
objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.
correção, padronização, concisão e adequação ao público-alvo.
objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, improviso e originalidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Quem é o autor da teoria o meio é a mensagem, modelo que prioriza os efeitos do processo da comunicação na sensibilidade individual e coletiva emdetrimento da eficácia técnica?
Max Horkheimer.
Marshall McLuhan.
Theodor Adorno.
Herbert Marcuse.
Pierre Bordieu.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A ciência que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos é definida como:
semântica.
retórica.
semiótica.
lexicologia
proxêmica.
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