Questões de Comunicação Social da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

Lista completa de Questões de Comunicação Social da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As escolas de Ulm e Basileia marcaram o estilo do design brasileiro a partir da segunda metade do século 20 porque:

  • A.

    Significou o início da modernização industrial brasileira e sua conseqüente identidade produtiva nacional.

  • B.

    Propiciou a idéia de design como área profissional distinta de tantas outras atividades artesanais e industriais.

  • C.

    Possibilitou a produção e o consumo de produtos brasileiros de qualidade em âmbito internacional.

  • D.

    Marcou o fim do Brasil Império e o início do Brasil República como pólo industrial altamente competitivo.

  • E.

    Trouxe, ao Brasil, o conceito de projeto industrial em larga escala e com intenção estética pré-determinada.

A inauguração das escolas do MASP e da UFRJ/Esdi marca a mudança de paradigma:

  • A.

    Em relação à formação superior dos profissionais da indústria brasileira para competição internacional.

  • B.

    Em relação ao mito de que, antes de 1960, havia produção e consumo industrial no Brasil.

  • C.

    Em relação ao despertar nacional para a idéia de design como campo profissional e filosofia tecnológica.

  • D.

    Em relação à mentalidade produtiva nacional durante a transição do Brasil Império para República.

  • E.

    Em relação ao atraso industrial brasileiro, perpetrado pelos golpes de estado desde o século 19.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão do texto em:

  • A.

    Experiência puramente sensorial = Conhecimento sobre estética.

  • B.

    Sistemas de signos globais = Códigos conhecidos universalmente.

  • C.

    Formas simbólicas eficazes = Mitos que provocam identificação.

  • D.

    Elemento originador de relações = Representante do objeto significado.

  • E.

    Idoneidade à percepção humana = valor ético para as sociedades.

O texto permite afirmar que:

I. A semiologia de Saussure considera a dinâmica dos signos a partir da estrutura da linguagem verbal.

II. A semiótica de Peirce se preocupa exclusivamente com o processo comunicativo de codificação e decodificação.

III. Segundo Peirce, o signo funciona a partir de dois entes positivos: a relação e a interpretação.

IV. As dimensões sígnicas concebidas por Peirce permitem uma investigação das linguagens mais isenta que a semiologia.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

O autor argumenta que a semiótica de Peirce amplia os aspectos de investigação das diversas linguagens existentes (verbal, visual, sonora etc). Em se tratando de metodologia projetual em design gráfico, a semiótica pode ser um instrumento importante porque:

  • A.

    As investigações sobre a iconicidade facilitam a aprendizagem dos códigos visuais aplicados à fase de briefing.

  • B.

    As investigações acerca do signo em si podem tornar mais eficiente o uso das qualidades visuais em um projeto gráfico.

  • C.

    As investigações sobre a qualidade dos signos exclusivos de um projeto são fundamentais para o orçamento.

  • D.

    As investigações acerca das formas simbólicas eficazes determinam o tipo de impressão usado na gráfica.

  • E.

    As investigações voltadas para os signos "abertos" garantem um projeto de identidade visual bem-sucedido.

Na leitura de códigos visuais, a interpretação dada pelo público alvo a uma mensagem obedece, segundo Peirce, às seguintes etapas:

I. A captação das características perceptíveis do signo, a remissão que este faz a um significado, e a reação do receptor ao valor que o signo representa.

II. A ocorrência do fenômeno representante, o vínculo de causa e efeito deste com o significado, e a cadeia de significações na mente do receptor.

III. O reconhecimento do objeto veiculado pelo ente, a identificação das características materiais da mensagem, e a bagagem histórica do receptor sobre o signo.

 

Associando V ou F a cada afirmação nessa ordem, conforme seja verdadeira ou falsa, tem-se:

  • A.

    V, F, F.

  • B.

    F, V, V.

  • C.

    V, V, V.

  • D.

    F, F, V.

  • E.

    V, V, F.

As marcas abaixo, respectivamente, são do Conselho Nacional de Justiça, do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais, da Corregedoria Geral da Justiça e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Na segunda coluna, há uma breve análise semiótica de cada uma delas.

A correspondência CORRETA entre cada marca e sua análise semiótica é:/p>

  • A.

    A1, B4, C2, D3.

  • B.

    A3, B4, C2, D1.

  • C.

    A1, B3, C4, D2.

  • D.

    A3, B2, C4, D1.

  • E.

    A4, B2, C3, D1.

A lei das três fontes diz respeito a:

  • A.

    Como o repórter deve estruturar a reportagem de modo a garantir que existam lead, sublead e corpo de matéria.

  • B.

    Como o repórter deve submeter sua reportagem a três fontes de checagem: o chefe de reportagem, o editor e o revisor.

  • C.

    Se três pessoas que não se conhecem nem trocaram impressões contam a mesma versão de um fato que presenciaram, essa versão pode ser tomada como verdadeira.

  • D.

    Se a entrevista precisa ser feita, ela deve ser executada na seguinte ordem de preferência: pessoalmente, por telefone, por email.

  • E.

    N.D.A.

Em seu livro "Mudança estrutural da esfera pública", no qual chama a atenção para as relações entre a imprensa e o capitalismo, qual autor defende que o desenvolvimento do Estado e das organizações comerciais de comunicação de massa transformou a esfera pública emergente de uma maneira tão forte que seu potencial crítico foi reduzido?

  • A.

    Howard Becker

  • B.

    Pierre Bourdieu

  • C.

    Warren Breed

  • D.

    Jürgen Habermas

  • E.

    Max Weber

O termo gatekeeper, usado pela primeira vez em jornalismo por David Manning White, diz respeito a:

  • A.

    O impensado das teorias sobre a indústria cultural como sistema globalizado e sobre o Estado como entidade metafísica é a dimensão histórica: isto é, a articulação da mídia ao conjunto das contradições e estruturas onde está inscrita.

  • B.

    As dimensões da audiência televisiva a convertem na indústria rainha, além de estabelecer a notoriedade de outras atividades culturais e de muitos produtos comerciais.

  • C.

    O processo de produção da informação como uma série de escolhas, onde o fluxo de notícias é filtrado, tem que passar por diversas áreas de decisão nas quais o jornalista seleciona se uma notícia vai entrar ou não.

  • D.

    Classificação em que as características relevantes são básicas para a solução das tarefas práticas ou de problemas que se apresentam e estejam constituídos e fundados na atividade de todos os dias.

  • E.

    Os dados são recolhidos pelo investigador presente no ambiente em que é objeto de estudo, quer pela observação sistemática de tudo o que aí acontece, quer através de conversas, mais ou menos informais e ocasionais, ou verdadeiras entrevistas com pessoas que põem em prática os processos produtivos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...