Questões de Comunicação Social da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

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Qual dos enunciados abaixo relacionados expressa a linha central de pensamento do teórico Marshall McLuhan?

  • A.

    Os mass media conferem prestígio e acrescentam a autoridade de indivíduos e grupos, legitimando seu status. O reconhecimento pela imprensa, rádio, revistas ou jornais falados atesta que uma nova personalidade despontou: um "alguém" de opinião e comportamento bastante significativos para atrair a atenção do público. O mecanismo de atribuição de status é patente na propaganda-padrão com testemunhos em que "pessoas importantes" endossam um determinado produto.

  • B.

    A indústria cultural continuamente priva seus consumidores do que continuamente lhes promete. O assalto ao prazer que a ação e a apresentação emitem é indefinidamente prorrogado: a promessa a que, na realidade, o espetáculo se reduz, malignamente significa que não se chega ao quid, que o hóspede há de se contentar com a leitura do menu. Ao desejo suscitado por todos os nomes e imagens esplêndidos serve-se, em suma, apenas o elogio da opaca rotina da qual se queria escapar.

  • C.

    A fotografia de imprensa é uma mensagem. A totalidade dessa mensagem é constituída por uma fonte emissora, um canal de transmissão, um meio receptor. A fonte emissora é a redação do jornal, o grupo de técnicos, dentre os quais uns batem a foto, outros a escolhem, a compõem, a tratam, e outros enfim a intitulam, preparam uma legenda para ela e a comentam. O meio receptor é o público que lê o jornal. E o canal de transmissão é o próprio jornal, ou, mais exatamente, um complexo de mensagens concorrentes, de que a foto é o centro, mas de que os contornos são constituídos pelo texto, título, legenda, paginação e, de maneira abstrata, mas não menos informante, pelo nome do próprio jornal (pois este nome constitui um saber, que pode fazer infletir fortemente a leitura da mensagem propriamente dita.

  • D.

    Passamos hoje da produção de mercadorias empacotadas para o empacotamento de informação. Anteriormente, invadíamos os mercados estrangeiros com utilidades. Hoje invadimos culturas inteiras com informação acondicionada, diversão e idéias. Em vista do alcance global instantâneo dos novos meios de visão e som, até mesmo o jornal é vagaroso. Entretanto, a imprensa sobrepujou o livro no século 19, porque o livro chegava tarde demais. A página do jornal não era uma mera ampliação da página do livro. Era, como o cinema, uma nova forma de arte coletiva.

  • E.

    Os que negam o poder dos mass media não descobriram a lógica particular de sua eficácia. No mais não se trata de uma lógica do enunciado e da prova, mas sim de uma lógica da fábula e da adesão. Não se acredita, deixase entretanto que ela fique de perto. No fundo, a "demonstração" do produto não persuade ninguém: serve para racionalizar a compra que, de todo modo, precede ou ultrapassa os motivos racionais.

Em seu livro, A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, Nilson Lage, ao afirmar que: "O jornalismo perde, então, o traço de novidade e se torna um discurso de divulgação das idéias prontas – que não nasceram da consideração dos fatos, mas de ideologias ou crenças que um editor dissemina sem sair da redação, refere-se a:

  • A.

    Criação do lead.

  • B.

    Criação da pauta.

  • C.

    Criação do deadline.

  • D.

    Criação do espelho.

  • E.

    Criação do copydesk.

O lead nasceu da necessidade de:

  • A.

    Permitir que os dados obtidos e os testemunhos de um fato pudessem ser confrontados uns com os outros para que se tivesse a versão mais próxima da verdade.

  • B.

    Reconstituir a entrevista com base em palavraschave.

  • C.

    Fazer com que o entrevistado tenha um roteiro claro antes de ser submetido às questões do repórter.

  • D.

    Limitar a propagação de inverdades.

  • E.

    Valorizar não a seqüência temporal, mas o aspecto mais importante de um evento, nominalmente, tempo, lugar, modo, causa, finalidade e instrumento.

Qual das alternativas abaixo é verdadeira quando nos referimos às propriedades de uma pauta.

  • A.

    Planejamento de uma edição ou parte da edição, com a listagem dos fatos a serem cobertos no noticiário e dos assuntos a serem abordados em reportagens.

  • B.

    Em veículos diários, cada editoria geralmente prepara sua pauta. A incumbência, em última instância, é do editor, mas é comum existir um pauteiro.

  • C.

    Pautas caem quando não é possível realizá-las: ou estavam erradas ou o que previam não aconteceu por algum motivo. Boas pautas dão origem a matérias que devem sair com destaque e, supostamente, acrescentam algo ao currículo do repórter.

  • D.

    Uma pauta bem feita prevê volume de informação necessário para a garantia de eventuais quedas de pauta e ainda matérias que poderão ser aproveitadas posteriormente. Evita o consumo inútil de homens-hora em produtos que jamais serão veiculados.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

No processo de comunicação visual, o designer gráfico desempenha um papel importante na conformação da mensagem direcionada a um determinado público alvo. Segundo o diagrama abaixo, cada personagem cumpre uma função específica no desempenho de todo processo. Assinale qual destas funções predomina sobre as outras no trabalho do designer gráfico.

  • A.

    A função referencial (contexto).

  • B.

    A função conativa (receptor).

  • C.

    A função emotiva (emissor).

  • D.

    A função fática (contato).

  • E.

    A função poética (mensagem).

Na relação entre cliente, designer e público alvo, estabelecem-se vínculos de compromissos e responsabilidades, de modo que a atividade projetual é antes de tudo uma solidariedade dirigida ao bem-estar da convivência humana, na medida em que as circunstâncias permitam. Alguns profissionais assim declaram: "design é a atividade interdisciplinar que se ocupa da configuração de objetos de uso e sistemas de informação"; ou "design é intervenção cultural no espaço"; e ainda "o design é sempre uma forma de planejar uma saída". Com base no supracitado, podemos deduzir CORRETAMENTE que:

I. É de atribuição exclusiva e intransferível do designer ser responsável pelas conseqüências sócio-político-econômicas de seus projetos. 

II. O processo projetual trata de saber identificar problemas e equacionar soluções viáveis que ganham forma material.

III. A função social do design está em propiciar a interação homem-meio com o máximo de eficiência e o mínimo de recursos.

IV. Estar atento às necessidades humanas, naturais como culturais, para oferecer otimizações comunicativas e instrumentais é o diferencial que o design desempenha.

V. A gestão em design dos processos industriais tem por finalidade melhorar a ambiência de ação dos indivíduos, de dificuldades para facilidades.

 

Segundo o contexto oferecido, portanto:

  • A.

    A dedução I não é permitida.

  • B.

    A dedução II não é permitida.

  • C.

    A dedução III não é permitida.

  • D.

    A dedução IV não é permitida.

  • E.

    A dedução V não é permitida.

Ao se relacionar com a imprensa, as empresas devem:

  • A.

    Concentrar as informações a serem transmitidas em uma só pessoa ou setor que a represente.

  • B.

    Transmitir informações confidenciais desde que elas sejam off the records.

  • C.

    Manter contato com o diretor de redação para recomendar a reportagem.

  • D.

    Solicitar ao repórter que, antes de publicar a reportagem, a envie para que a empresa faça uma leitura final.

  • E.

    NDA.

O fluxograma abaixo representa uma metodologia projetual para sinalização de ambientes. Das cinco explicações, assinale a única alternativa CORRETA.

  • A.

    A implantação do programa só deve ser considerada após a fase de experimentação e controle do programa na prática.

  • B.

    A intervenção do cliente e do público se restringe às etapas do briefing inicial e do levantamento de dados.

  • C.

    Se surgirem inadequações durante a supervisão, o projeto volta imediatamente para o debuxo e a realização.

  • D.

    As etapas de organização e debuxo só devem seguir adiante após aprovação do cliente e da pesquisa de público alvo.

  • E.

    A etapa de debuxo compreende toda a implantação do programa com equipes interdisciplinares.

Desde o seu nascimento, o jornalismo viveu fases distintas em que predominavam necessidades específicas que pautavam a linha editorial de um jornal. Assinale a correspondência correta:

  • A.

    No século 19, o jornalista era um publicista. Os jornais publicavam fatos de interesse comercial e político, como chegadas e partidas de navios, tempestades, atos de pirataria, de guerra ou de revolução, mas isto era visto como atração secundária, já que o que importava mesmo era o artigo de fundo, geralmente editorial, isto é, escrito pelo editor – homem que fazia o jornal praticamente sozinho.

  • B.

    No século 19, a retórica publicista foi substituída por duas vertentes: educativa e sensacionalista. Os críticos – de literatura, de teatro, de moda, de costumes – ganharam força. O jornal ensinava às pessoas o que ver, o que ler, como se vestir, como se portar. A vertente sensacionalista se justificava porque, para cumprir a função sociabilizadora, educativa, devia-se atingir o público, envolvê-lo para que lesse até o fim e se emocionasse.

  • C.

    No século 19, a notícia já assume sua forma moderna, copiando o relato oral dos fatos singulares, que, desde sempre, baseou-se, não na narrativa em seqüência temporal, mas na valorização do aspecto mais importante de um evento, o lead.

  • D.

    O século 19 é marcado pelo jornalismotestemunho. A informação deixou de ser apenas ou, principalmente, fator de acréscimo cultural ou recreação para tornar-se essencial à vida das pessoas. O âmbito da informação necessária ampliou-se muito além da capacidade individual de acesso do homem comum a outras fontes – textos didáticos, documentos oficiais etc.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Escolha a correta seqüência cronológica em que ocorreram essas grandes coberturas pela televisão, de 1996 a 2005:

  • A.

    Morte da princesa Diana – Queda do fokker da TAM – Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.

  • B.

    Queda do fokker da TAM – Morte da princesa Diana - Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.

  • C. Sequestro do ônibus 174 – Queda do fokker da TAM – Morte da princesa Diana - Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.
  • D.

    Queda do fokker da TAM – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174.

  • E.

    Guerra EUA x Iraque – Atentado ao WTC – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174 – Queda do fokker da TAM.

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