Questões de Conhecimentos Bancários

Lista completa de Questões de Conhecimentos Bancários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos instrumentos derivativos financeiros, julgue os itens que se seguem.

A operação que transforma uma aplicação de renda variável em renda fixa é o spread de renda fixa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos instrumentos derivativos financeiros, julgue os itens que se seguem.

A trava de baixa é uma alternativa que o investidor tem de comprar uma opção de compra, pagando um prêmio e recebendo na mesma data de vencimento um prêmio com o preço de exercício superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às agências de fomento no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá efetuar todas as operações bancárias necessárias à realização do desenvolvimento da economia nacional, nos setores e com as limitações consignadas no seu orçamento de investimentos. Essas operações poderão ser formalizadas no exterior, para tanto o BNDES poderá constituir subsidiárias fora do país e aceitar as cláusulas usuais em contratos internacionais, entre elas a de arbitramento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às agências de fomento no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Banco do Brasil como competidor no sistema financeiro nacional e agente do governo para execução da política de crédito e financeiro poderá receber, a crédito do Tesouro Nacional, as importâncias provenientes da arrecadação de tributos ou rendas federais, mas não pode realizar os pagamentos e suprimentos necessários à execução do Orçamento Geral da União.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das operações ativas e passivas das instituições financeiras, assinale a opção correta.

  • A.

    A emissão de títulos de curto prazo, denominados CDBs, é uma das formas de empréstimo de recursos para clientes frequentemente utilizadas por bancos comerciais. O CDB configura uma promessa de pagamento à ordem da importância depositada, acrescida do valor da correção monetária e dos juros convencionados, consubstanciada em título de crédito. Ao CDB se aplica, no que couberem, as disposições legais relativas à nota promissória.

  • B.

    Ao efetuar um contrato de abertura de crédito em conta corrente, a instituição financeira compromete-se a realizar uma operação ativa de empréstimo de recursos ao cliente. Essa operação normalmente é garantida por meio de nota promissória vinculada, que permite eventuais saques a descoberto realizados na conta e que, gozando da autonomia e abstração própria dos títulos de crédito, enseja a execução da dívida nela estampada no rito executivo.

  • C.

    No sistema da Lei n.º 10.931/2004, a CCB — título de crédito emitido por instituição financeira, cujo beneficiário é pessoa física ou jurídica — representa promessa de pagamento em dinheiro decorrente de operação de crédito de qualquer modalidade. A validade e a eficácia da CCB dependem de seu registro em cartório de títulos e documentos, do mesmo modo que as garantias reais por ela constituídas ficam sujeitas, para valer contra terceiros, aos registros ou averbações previstos na legislação aplicável.

  • D.

    A instituição financeira pode abrir, manter ou encerrar conta de depósito à vista cujo titular figure ou tenha figurado no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), sendo vedado o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto figurar no referido cadastro.

  • E.

    A fim de maximizar a eficiência das relações entre os bancos e seus clientes, é permitida a transferência automática de recursos de conta de depósitos à vista para qualquer modalidade de investimento, bem como a realização de qualquer outra operação ou prestação de serviço sem a prévia autorização do cliente.

A respeito da constituição de garantias nas operações bancárias, assinale a opção correta.

  • A.

    Em uma operação de empréstimo bancário a cliente detentor de vultosos recursos depositados na instituição, é possível que esse cliente figure ao mesmo tempo como devedor e fiador.

  • B.

    É válida e eficaz a fiança prestada em contrato de mútuo empréstimo bancário por pessoa absolutamente incapaz, desde que no contrato sejam colhidas as suas impressões digitais.

  • C.

    A fiança não pode ser estipulada em benefício do credor sem o expresso consentimento ou autorização do devedor principal.

  • D.

    Dada sua natureza especial, a lei faz depender a existência da fiança não somente do consentimento expresso daquele que a presta, como também de sua forma escrita, não existindo fiança presumida ou tácita.

  • E.

    Em operação de empréstimo, a instituição financeira será obrigada a aceitar a indicação de fiador que seja pessoa idônea e que possua bens suficientes para cumprir a obrigação, mesmo se tal pessoa não tiver domicílio no lugar onde tenha de prestar a fiança.

No que se refere às garantias nas operações bancárias, assinale a opção correta.

  • A.

    A obrigação do fiador passa aos seus herdeiros, os quais responderão pelo cumprimento da obrigação com seu patrimônio pessoal até que o contrato de fiança seja extinto.

  • B.

    A hipoteca poderá ser constituída por instrumento particular celebrado entre as partes, assinado por duas testemunhas, e registrado no registro de títulos e documentos.

  • C.

    É válida a cláusula contratual em operações de empréstimo bancário que proíbe o proprietário de alienar imóvel dado em hipoteca.

  • D.

    O dono do imóvel hipotecado não pode constituir outra hipoteca sobre ele, mediante novo título, em favor do mesmo ou de outro credor.

  • E.

    Os direitos, suscetíveis de cessão, sobre coisas móveis podem ser objeto de penhor. Constitui-se o penhor de direito mediante instrumento particular, registrado no registro de títulos e documentos.

Considerando as diversas formas de garantias que podem ser prestadas nas operações bancárias, assinale a opção correta.

  • A.

    A fiança é espécie de garantia pessoal própria dos títulos de crédito.

  • B.

    Independentemente do regime de casamento, o oferecimento de aval não depende da autorização do cônjuge.

  • C.

    No aval, o avalista pode exigir que sejam excutidos, primeiramente, os bens do avalizado.

  • D.

    O fiador que honra a dívida do seu afiançado não pode exigir deste os valores que pagou.

  • E.

    A responsabilidade do avalista subsiste, ainda que nula a obrigação daquele em favor de quem o aval foi prestado, a menos que a nulidade decorra de vício de forma.

Um investidor tem uma carteira com duas ações: 50% do valor da carteira, na primeira ação, e 50%, na segunda. O retorno esperado no próximo ano da primeira ação é de 5%, com desvio padrão de 10%; e o retorno da segunda ação é de 15%, com desvio padrão de 20%. Logo, o retorno esperado da carteira, no próximo ano,

  • A. será de 10%, com desvio padrão de 15%.
  • B. será de 10%, com desvio padrão dependendo da covariância entre os retornos das duas ações.
  • C. será máximo, com desvio padrão mínimo, se os pesos na carteira forem 10% e 90%, respectivamente, da primeira e da segunda ações.
  • D. aumentará, se o peso na carteira da segunda ação diminuir.
  • E. só poderá ser calculado conhecendo-se a covariância entre os retornos das duas ações.

Maria, de 65 anos de idade, dirigiu-se a uma agência bancária para efetuar o pagamento de uma conta de luz no guichê do caixa. Após longo período de espera na fila, ela foi informada de que a agência havia implantado um novo programa informatizado de relacionamento entre clientes e agência e, por isso, não era permitindo o pagamento de contas por meio dos canais convencionais. Maria foi, então, orientada a efetuar o pagamento no terminal eletrônico ou ir à casa lotérica em frente ao banco para pagar a sua conta. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    O atendimento prestado a Maria foi correto, já que as agências bancárias podem recusar o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, desde que lhes sejam oferecidos atendimento alternativo ou eletrônico.

  • B.

    A prestação de serviços por meios alternativos, como opção aos meios convencionais, é admitida desde que adotadas as medidas necessárias para preservar a integridade, a confiabilidade, a segurança e o sigilo das transações realizadas, assim como a legitimidade dos serviços prestados, em face dos direitos dos clientes e dos usuários, devendo as instituições informá-los dos riscos existentes.

  • C.

    Seria possível à instituição financeira cobrar tarifa de seus clientes que optassem por efetuar o pagamento de contas no guichê do caixa em detrimento do terminal eletrônico.

  • D.

    A agência bancária referida pode recusar a realização de pagamentos de contas ou a recepção de cheques e documentos de cobrança, desde que a pessoa no guichê do caixa informe o cliente das razões da situação que implique a recusa.

  • E.

    O atendimento preferencial a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos de idade é obrigatório junto às instituições financeiras públicas, mas não junto às instituições financeiras privadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...