Questões sobre Produtos e serviços financeiros

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O Acordo de Basileia II é mais flexível em relação à exigência de capital e mais abrangente no que se refere ao fortalecimento da supervisão bancária e ao estímulo para maior transparência nas divulgações das informações de mercado. Os três pilares nos quais a estrutura desse acordo está apoiada são

  • A.

    capital regulatório, ativos ponderados de risco e índice mínimo de capital para cobertura de risco de crédito.

  • B.

    métodos de supervisão bancária, regulamentação e requisitos prudenciais.

  • C.

    exigência de capital mínimo, supervisão bancária e disciplina de mercado.

  • D.

    índice mínimo de capital para cobertura de risco de crédito, supervisão bancária e disciplina de mercado.

  • E.

    capital regulatório, exigência de capital mínimo e ativos ponderados de risco.

O custo de não estar em compliance pode gerar aos empregados, aos gestores e à organização sérias adversidades. Pela falta de compliance, um gestor, colaborador e a organização está sujeito a

  • A.

    suspensão por duzentos dias.

  • B.

    pagamento de multa.

  • C.

    Processo por danos à marca.

  • D.

    recolhimento de parte do salário.

  • E.

    bloqueio de bens e valores determinados pela chefia imediata.

Petrônio, cliente de uma agência do BB, com histórico negocial positivo, em razão de dificuldade financeira momentânea, deixou de honrar seus compromissos nas datas aprazadas e suas operações de crédito foram consideradas em curso anormal.

 

Nessa situação hipotética, como providências iniciais para solucionar as pendências de Petrônio, a agência deveria

  • A.

    adotar medidas cautelares para as operações desse cliente que estão em curso normal e efetuar cessão de créditos a terceiros para as que estão em curso anormal.

  • B.

    notificá-lo, via cartório, para maior efetividade na ação de cobrança e para cumprir etapa obrigatória na terceirização da cobrança extrajudicial e no ajuizamento de suas operações.

  • C.

    fazer contato direto com esse cliente, com eventuais co-obrigados em suas operações e com parentes e amigos, exigindo a regularização imediata da pendência, sob pena de o banco ingressar na via judicial.

  • D.

    examinar as causas do inadimplemento e a real situação econômico-financeira do cliente e, caso seja necessário, determinar a realização de vistoria especial, a fim de obter subsídios indispensáveis a uma segura ação administrativa.

  • E.

    providenciar a imediata transferência do processo (cliente/operações) para a GERAT, independentemente do endividamento total do cliente e das características das operações sob sua responsabilidade.

Considerando os cenários ilustrados nas figuras acima e o que dispõe a Lei n.º 11.101/2005 acerca de recuperação de empresas, julgue os itens seguintes.

 

I       Para tratamento das empresas em crise, a lei mencionada estabeleceu as seguintes

       medidas: recuperação extrajudicial, recuperação judicial, recuperação judicial

         especial para micro e pequenas empresas e falência.

II      A partir dos cenários ilustrados na figura, é correto inferir que a referida lei tem por

        principal objetivo recuperar empresas e manter suas atividades econômicas, porém

         pouco interfere na geração de trabalho, no emprego e renda e nas questões sociais.

III     A falência é um processo extrajudicial de execução concursal do patrimônio de

        devedores empresários, sociedades empresárias, sociedades cooperativas e

         instituições financeiras públicas.

IV     Pelo instituto da recuperação extrajudicial, o devedor pode propor e negociar com

        seus credores a reestruturação de dívidas vincendas e vencidas, ajuizadas ou não,

        sem que isso caracterize estado falimentar.

 

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

No BB, a escolha do instrumento de crédito deve ser feita em função das exigências da linha de crédito, da atividade do cliente, da finalidade do crédito e das garantias vinculadas. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    A nota de crédito admite fiança como garantia pessoal.

  • B.

    A cédula de crédito bancário não pode ser utilizada em operações rurais.

  • C.

    A cessão de crédito pode ser formalizada por contrato ou por cédula de crédito bancário.

  • D.

    A hipoteca pode ser formalizada por cédula de crédito bancário ou por contrato particular.

  • E.

    Penhor e alienação fiduciária não podem ser constituídos simultaneamente no mesmo instrumento de crédito.

Uma operação de crédito no BB apresenta as seguintes características:

 

* valor do financiamento: R$ 10 milhões destinados à implantação de indústria;

*itens financiados: obras civis;

*cronograma de liberação: cinco parcelas iguais, já tendo ocorrido a liberação da primeira parcela;

* risco do cliente: A;

*histórico do cliente: experiente em sua atividade, tradicional no BB e pontual em suas operações.

 

Nessa situação hipotética, para a liberação das parcelas subsequentes à primeira, os documentos e(ou) atividades a serem requeridos incluem

 

I a verificação de orçamento.

II o alvará de construção.

III as notas fiscais dos recursos financiados e dos recursos próprios.

IV o relatório de fiscalização.

V a avaliação do estágio da obra.

 

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Determinada empresa apresentou ao BB proposta para obtenção de capital de giro, conforme as informações a seguir:

 

*valor da proposta: R$ 120 mil;

*prazo para pagamento: 750 dias;

*risco de crédito da empresa: B;

*limite de crédito da empresa: R$ 250 mil, com margem suficiente para amparar a operação no sublimite capital de giro de longo prazo, porém sem teto pré-avaliado estabelecido;

*garantia exigida no limite de crédito da empresa: garantia real na proporção de 1/1;

*garantias exigidas na linha de crédito: as previstas na norma geral de crédito.

 

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    A operação deve contar com garantia real e pessoal dos sócios, uma vez que se trata de capital de giro de longo prazo.

  • B.

    Caso haja vinculação de mecanismo de autoliquidez na operação, será dispensada a constituição de garantias e, consequentemente, o cálculo formal da capacidade de pagamento.

  • C.

    A operação pode ser contratada sem garantia, uma vez que a norma da linha de crédito não dispõe em contrário.

  • D.

    A operação pode ser contratada com garantia pessoal dos sócios, desde que conduzida na alçada de customização.

  • E.

    Para a referida operação, deve ser realizado o cálculo formal da capacidade de pagamento, por se tratar de crédito de longo prazo e não haver teto pré-avaliado.

Determinada empresa apresentou, em três exercícios consecutivos, segundo seus demonstrativos contábeis, os valores registrados na tabela acima, referentes a receita operacional líquida (ROL), passivo circulante cíclico (PCC), NCG, CDG e saldo de tesouraria (ST).

 

Nessa situação hipotética, da análise dos valores apresentados, conclui-se que, nesse período, a empresa

  • A.

    passou a depender cada vez mais de recursos onerosos de terceiros, de curto prazo.

  • B.

    vem obtendo maior folga financeira, conforme indica o crescimento da sua NCG.

  • C.

    teve como fator primordial para o seu crescimento a utilização de recursos operacionais não onerosos de curto prazo.

  • D.

    vem obtendo mais créditos em bancos para capital de giro, conforme mostra o crescimento de seu CDG.

  • E.

    utilizou mais recursos próprios do que recursos de terceiros, pois gerou lucros em montante superior às exigências decorrentes da elevação de receitas.

Considerando as normas de cadastro e as políticas de identificação de clientes do BB, julgue os itens a seguir.

I      Aos funcionários do BB dispensa-se o registro dos dados cadastrais, que é exigido

       dos demais clientes do banco.

II      É facultada à agência do BB a decisão do cadastramento de cliente que esteja com

         o CPF cancelado na base da Receita Federal.

III      As cópias dos documentos necessários para a confecção do cadastro devem ser

          autenticadas por funcionário da agência à vista dos originais.

IV       A realização de negócios é condicionada à existência de cadastro do cliente, em

          base única de dados, com informações atualizadas e em situação de normalidade.

V        Nos casos em que não for possível o acesso às informações cadastrais do cliente,

          havendo a necessidade de utilização dessas informações, deverá ser efetuado

          cadastramento provisório.

 

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

Anotações cadastrais são informações que servem de subsídio para a tomada de decisões no relacionamento com o cliente, podendo ser de natureza informativa ou restritiva. A esse respeito, assinale a opção correta quanto à utilização e ao gerenciamento da base de anotações cadastrais do BB.

  • A.

    As anotações cadastrais efetuadas automaticamente pelo sistema podem ser baixadas por funcionário comissionado de qualquer agência do BB.

  • B.

    A anotação cadastral é confidencial e deve ser utilizada somente para subsidiar decisões internas, sendo vedada a sua divulgação a terceiros.

  • C.

    Quando o cliente solicitar informações acerca das anotações a seu respeito, o funcionário que o atende pode entregar-lhe a página impressa da tela referente às consultas efetuadas.

  • D.

    Na base de anotações, devem ser registradas apenas informações referentes ao endividamento do cliente, sendo dispensado o registro de anotações de caráter informativo.

  • E.

    Qualquer agência do BB pode efetuar o registro de anotações cadastrais. Nesse caso, os documentos comprobatórios das anotações feitas devem ficar arquivados na agência que efetuou a anotação, podendo, a qualquer tempo, ser requisitados pela agência detentora do cadastro do cliente.

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