Lista completa de Questões de Conhecimentos Bancários da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Apresentamos abaixo assertivas relacionadas à Reserva de Reavaliação. Assinale a opção que contém a assertiva errada.
Somente os imóveis de uso próprio são passíveis de reavaliação.
Não é admitido o registro de resultado negativo da reavaliação apurado em função de o valor dos laudos de avaliação ser inferior ao valor líquido contábil dos bens correspondentes.
Deve-se proceder às reavaliações com base no valor provável de reposição, observandose as condições de uso em que se encontram os bens na data-base do laudo de avaliação.
As reavaliações de imóveis de uso próprio devem ser efetuadas abrangendo todos os itens correspondentes a esses bens.
A reserva de reavaliação não pode ser utilizada para aumento de capital ou para compensar prejuízos.
Com respeito às normas para publicação de demonstrações financeiras contidas no COSIF, são apresentadas abaixo cinco assertivas. Assinale a opção que contém a afirmativa incorreta.
As demonstrações financeiras referentes à data-base de 31 de dezembro devem ser publicadas até 90 (noventa) dias da database.
O Banco Central pode determinar, sem prejuízo das medidas cabíveis, a republicação de demonstrações financeiras, com as corrigendas que se fizerem necessárias, para adequada expressão da realidade econômica e financeira da instituição.
As demonstrações financeiras de 30 de junho e 31 de dezembro devem ser publicadas acompanhadas do Parecer da Auditoria Independente e do Relatório da Administração sobre os negócios sociais e os principais fatos administrativos do período.
Sempre que, entre a data do levantamento do balancete ou balanço e a data da respectiva publicação, ocorrer fato relevante que modifique ou possa vir a modificar a posição patrimonial e/ou influenciar substancialmente os resultados futuros, tal fato deve ser indicado com circunstanciados esclarecimentos em notas explicativas.
As demonstrações financeiras semestrais podem ser publicadas somente em revista especializada ou por meio alternativo de comunicação, de acesso geral, em sistema informatizado.
Relativamente aos procedimentos contábeis aplicáveis aos investimentos em sociedades coligadas e controladas detidos pelas instituições financeiras, o COSIF estabelece que devem ser avaliados pelo valor do patrimônio líquido, exceto:
sociedades controladas, quando o valor contábil do investimento for igual ou superior a 5% (cinco por cento) do patrimônio líquido da instituição investidora.
sociedades controladas.
sociedade coligada sobre cuja administração a instituição investidora tenha influência, ou participe com 20% (vinte por cento) ou mais do capital social, quando o valor contábil do investimento for igual ou superior a 10% (dez por cento) do patrimônio líquido da instituição investidora.
no conjunto de sociedades coligadas e controladas, quando o respectivo valor contábil for igual ou superior a 15% (quinze por cento) do patrimônio líquido da instituição investidora.
sociedades integrantes do conglomerado econômico- financeiro, independentemente dos percentuais de participação ou de relevância.
A propósito do registro contábil de investimentos permanentes, abaixo são apresentadas três assertivas. Avalie o acerto das afirmações e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) Para efeito de contabilização, a instituição financeira deve desdobrar o custo de aquisição de seus investimentos em valor do patrimônio líquido na época da aquisição e ágio ou deságio na aquisição do investimento.
( ) O ágio ou deságio na aquisição de investimento é calculado a partir da diferença entre o custo de aquisição e o valor de mercado das ações adquiridas.
( ) O valor do investimento na coligada ou controlada deve ser determinado mediante a aplicação, sobre o valor do patrimônio líquido, da porcentagem de participação no capital da coligada ou controlada, após efetuados os ajustes que forem necessários para eliminar efeitos decorrentes das integralizações parciais de aumentos de capital em dinheiro, da diversidade de critérios contábeis, dos resultados não realizados intercompanhias e excluídas eventuais participações recíprocas.
V, F, V
V, F, F
V, V, F
F, F, F
F, V, F
Relativamente às operações com instrumentos financeiros derivativos destinadas a hedge, o COSIF estabelece os seguintes procedimentos, exceto:
na categoria hedge de fluxo de caixa devem ser classificados os instrumentos financeiros derivativos que se destinem a compensar variação no fluxo de caixa futuro estimado da instituição.
entende-se por hedge a designação de um ou mais instrumentos financeiros derivativos com o objetivo de compensar, no todo ou em parte, os riscos decorrentes da exposição às variações no valor de mercado ou no fluxo de caixa de qualquer ativo, passivo, compromisso ou transação futura prevista, registrado contabilmente ou não, ou ainda grupos ou partes desses itens com características similares e cuja resposta ao risco objeto de hedge ocorra de modo semelhante.
na categoria hedge de risco de mercado devem ser classificados os instrumentos financeiros derivativos que se destinem a compensar riscos decorrentes da exposição à variação no valor de mercado do item objeto de hedge.
devem ser classificadas em uma das categorias a seguir: hedge de risco de mercado, hedge de fluxo de caixa e hedge de risco cambial.
os títulos e valores mobiliários classificados na categoria mantidos até o vencimento, podem ser objeto de hedge, observado que na avaliação do instrumento financeiro derivativo correspondente deverá ser desconsiderada a valorização ou desvalorização decorrente de ajuste a valor de mercado.
Apresentamos abaixo frases relacionadas aos conceitos e características das operações de crédito, conforme disposto no COSIF. Assinale o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) Na classificação dessas operações, pelos diversos títulos contábeis, deve-se ter em conta a aplicação dada aos recursos, por tipo ou modalidade de operação, e a atividade predominante do tomador do crédito.
( ) As operações de crédito são classificadas nas seguintes modalidades: empréstimos, títulos descontados e financiamentos.
( ) Empréstimos são as operações realizadas com destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos.
V, V, V
F, F, V
V, F, F
F, V, V
V, V, F
A propósito da classificação das operações de crédito por nível de risco pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, apresentamos a seguir cinco assertivas. Assinale a opção que contém a afirmativa errada.
A classificação da operação no nível de risco correspondente é de responsabilidade do Banco Central do Brasil.
A classificação da operação no nível de risco correspondente deve ser efetuada com base em critérios consistentes e verificáveis, amparada por informações internas e externas.
As operações de crédito devem ser classificadas, em ordem crescente de risco, nos seguintes níveis: nível AA; nível A; nível B; nível C; nível D; nível E; nível F; nível G e nível H.
A provisão para fazer face aos créditos de liquidação duvidosa deve ser constituída mensalmente, não podendo ser inferior ao somatório decorrente da aplicação dos percentuais estabelecidos na regulamentação em vigor, sem prejuízo da responsabilidade dos administradores das instituições pela constituição de provisão em montantes suficientes para fazer face a perdas prováveis na realização dos créditos.
O Banco Central do Brasil pode determinar alteração dos critérios de classificação de créditos, de contabilização e de constituição de provisão.
Quanto às características das operações de arrendamento mercantil financeiro, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) As contraprestações e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatária, são normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operação e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos.
( ) As despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade da arrendatária.
( ) O preço para o exercício da opção de compra é livremente pactuado, podendo ser, inclusive, o valor de mercado do bem arrendado.
V, V, F
V, V, V
V, F, V
V, F, F
F, V, F
Abaixo são apresentadas três assertivas relacionadas ao registro contábil das operações de cessão de direitos creditórios de operações de crédito. Avalie o acerto das afirmações e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) As operações de crédito objeto de cessão dos respectivos direitos, com ou sem coobrigação, devem ser registradas na cessionária conforme a modalidade da operação original, observada a atividade predominante do tomador do crédito.
( ) O resultado da cessão de operações de crédito deve ser apurado pela instituição cedente em razão do prazo contratual, segundo o regime de competência.
( ) No caso de a instituição cedente vir a assumir os pagamentos relativos às operações cedidas com coobrigação, por inadimplemento do tomador do crédito ou arrendatário, o crédito decorrente deve ser classificado no título contábil utilizado para registro da operação original, observada a situação do crédito.
V, F, V
V, F, F
V, V, F
F, F, F
F, V, F
Relativamente às operações de repasse de recursos captados no exterior pelas instituições financeiras, apresentamos abaixo três assertivas. Avalie o acerto das afirmações e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) Nas operações de repasse de recursos externos não pode ser cobrado, pelos serviços de intermediação financeira, qualquer outro ônus, a qualquer título, além da comissão de repasse.
( ) As instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil podem realizar repasse interfinanceiro de recursos captados no exterior a outras instituições e sociedades da espécie.
( ) Nas operações de repasse de recursos captados no exterior a pessoas físicas e jurídicas não-financeiras, a instituição financeira não pode repassar ao tomador final dos recursos os efeitos decorrentes da variação cambial da dívida originalmente contraída no exterior.
F, F, F
V, F, F
V, F, V
V, V, F
F, V, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...