Questões de Conhecimentos Gerais

Lista completa de Questões de Conhecimentos Gerais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cartunista Laerte Coutinho venceu, em 2020, o prêmio de melhor arte do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos com a charge “Infernópolis”, que retrata:

    A) O desmatamento que vem ocorrendo na Floresta Amazônica e o massacre das populações indígenas locais.

    B) O número recorde de candidatos inscritos nas eleições municipais que vão ocorrer em novembro de 2020 por todo o Brasil.

    C) Os incêndios que assolaram o Pantanal em 2020, deixando uma grande área queimada e muitos animais mortos.

    D) A ação policial que deixou nove mortes em uma comunidade de São Paulo no dia 1º de dezembro de 2019.

Na Lista Mundial da Perseguição 2019, a Nigéria ocupou a 12ª posição, devido à atuação do grupo extremista islâmico Boko Haram, que reivindica a instauração de um Estado Islâmico governado pela Sharia. Seus ataques são direcionados principalmente aos nigerianos da seguinte religião:

    A) Judaica.

    B) Banto.

    C) Cristã.

    D) Iorubá.

Dentro dos conflitos mundiais recentes que marcaram alterações profundas na geopolítica mundial podemos citar a Primavera Árabe, iniciada em 2010, que se refere:

    A) Aos conflitos iniciados no Oriente Médio pelo controle das jazidas de petróleo descobertas naquele ano, que mobilizou o interesse internacional, transformando a região numa zona de conflito armado.

    B) Aos protestos ocorridos no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.

    C) A fuga em massa de pessoas originárias do Oriente Médio, que buscam novos refúgios devido a Guerras Civis na região, especialmente iranianos e sírios.

    D) A instabilidade provocada pelo Estado Islâmico na região que controla com uso da força e atentados terroristas a população, que em desespero foge e busca refúgio em outros países.

A Ferrovia Transnordestina é um dos empreendimentos mais estruturadores da economia do Nordeste. O projeto prevê a ligação entre o Sertão e o Litoral, começando na cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, seguindo até Salgueiro, Sertão do Estado, onde a ferrovia se divide em dois trechos:

    A) um que passa por Pernambuco indo até Porto de Recife e o outro que vai até o Ceará indo até o Porto de Pecém.

    B) um que passa por Pernambuco indo até o Porto de Suape e o outro que vai até Sergipe indo até o Porto de Barra dos Coqueiros.

    C) um que passa por Pernambuco indo até o Porto de Suape e o outro que vai até o Ceará indo até o Porto de Pecém.

    D) um que passa por Pernambuco indo até o Porto de Suape e o outro que vai até o Ceará indo até o Porto de Mucuripe.

    E) um que passa por Pernambuco indo até o Porto de Recife e o outro que vai até Sergipe indo até o Porto de Barra dos Coqueiros.

No final do mês de setembro deste ano, faleceu o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, que ficou mundialmente conhecido por seu personagem mais icônico, este personagem é:

    A) Calvin.

    B) El pajarillo.

    C) Mafalda.

    D) Chespirito.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país do continente africano pertencente à região conhecida como África Subsaariana:

    A) Etiópia.

    B) Uganda.

    C) Camarões.

    D) Mali.

    E) Tunísia.

No que se refere ainda ao Mercosul, assinale o País que NÃO se encontra na situação de Estado Associado:

    A) Bolívia.

    B) Guiana Francesa.

    C) Guiana.

    D) Suriname.

    E) Chile.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país pertencente ao Mercosul (Estados Partes):

    A) Colômbia

    B) Brasil.

    C) Argentina.

    D) Uruguai.

    E) Paraguai.

No dia 15 de abril de 2020, faleceu aos 94 anos de idade, um importante romancista brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta corretamente seu nome:

    A) André Salles.

    B) Rubem Fonseca.

    C) Lídio Travessa.

    D) Manoel da Paz.

    E) Gilberto Afonso de Lima.

Inflação

A inflação não é algo novo na economia brasileira. Pelo contrário, registros dos mais antigos apontam o fenômeno como crônico, pelo menos no último século. Mais ainda, o crescimento dos preços não foi estável ou oscilou entre intervalos razoáveis na economia nacional. As fases de inflação modesta foram seguidas de períodos de inflação intensa, às vezes quase atingindo a taxa de 100% ao ano, como nos anos de 1890 e 1891 e em 1963. Houve, ainda, períodos de preços estáveis e ligeiramente decrescentes, como entre 1884 até 1888, de 1908 até 1912 e de 1928 até 1933.

Os processos inflacionários são temas controvertidos e dos mais estudados na literatura, devido aos seus efeitos na economia e na qualidade de vida da população. Pode-se citar três efeitos principais de inflação: no crescimento econômico; na distribuição da renda entre regiões, setores, indivíduos e fatores de produção; e na alocação dos recursos. A bem da verdade, os efeitos da inflação são, em grande parte, provocados por mudanças não esperadas ou inevitáveis nos preços relativos dos fatores e produtos, e não pela mera existência da inflação.

Os efeitos da inflação no crescimento real da economia como um todo, e até mesmo de setores específicos, ocorrem de formas distintas no curto e no longo prazo. A curto prazo, as mudanças nos preços relativos, às vezes obscurecidas pela inflação, têm o efeito de estimular aqueles setores com relação de preços favoráveis. Evidências são abundantes a este respeito, quer sob a forma da curva de Phillips para a economia como um todo, quer sob a forma de modelos de resposta da produção, ou de utilização de fatores com respeito a mudanças nos preços. É de consenso geral que os aumentos nos preços reais, quer deflacionados pelas expectativas, quer pelos custos de produção, têm efeitos positivos, pelo menos a curto prazo, na oferta e nas decisões de produção. A longo prazo, este efeito pode desaparecer, se a inflação corroer os aumentos dos preços reais, e outros efeitos negativos tornam-se predominantes. Adaptado.

Por Cláudio R. Contador. Disponível em: https://bit.ly/3gXWceh. 
Leia o texto 'Inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. É de consenso geral que os aumentos nos preços reais, quer deflacionados pelas expectativas, quer pelos custos de produção, têm efeitos positivos, pelo menos a curto prazo, na oferta e nas decisões de produção, de acordo com o texto.
II. A curto prazo, de acordo com o texto, as mudanças nos preços relativos, às vezes obscurecidas pela inflação, têm o efeito de estimular aqueles setores com relação de preços favoráveis.
III. Historicamente, os preços dos produtos agrícolas no Brasil sempre se mantiveram estáveis ou oscilaram entre intervalos razoáveis, ou seja, abaixo do piso da inflação oficial, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...