Questões sobre Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais

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De acordo com a Constituição, a educação é um direito de todos, e o ensino deve ser ministrado com base em determinados princípios. Marque a alternativa que NÃO contém um desses princípios.

    A) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar.

    B) Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

    C) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    D) Gratuidade do ensino em estabelecimentos públicos e privados.

ProUni 2021 abrirá inscrições em 12 de janeiro e usará nota do Enem 2019.


https://g1.globo.com/educacao/... - adaptado


É CORRETO afirmar que o ProUni é uma iniciativa do governo brasileiro que oferece:

    A) Bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.

    B) Bolsas de estudos para Ensino Fundamental e Médio, em escolas particulares, para estudantes de baixa renda.

    C) A garantia do acesso de crianças a creches e escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil.

    D) Ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola, por meio da oferta da educação integral.

    E) A formação continuada gratuita para os professores.

Leia o texto a seguir:
O processo de implementação da Lei da Educação das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639, em 2003) nos sistemas de ensino brasileiros vem enfrentando desafios, entre eles a necessidade de desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira. Para contribuir com esse processo, a UNESCO instituiu no Brasil um programa que atua em três eixos estratégicos, complementares e fundamentais: acompanhamento da implementação da Lei; produção e disseminação de informações sobre a história da África e dos afro-brasileiros; e assessoramento no desenvolvimento de políticas públicas.
Fonte: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/brazil-africa.
O texto se refere ao

    A) Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas.

    B) Programa Integrado de Ações Afirmativas para Negros - BRASIL AFROATITUDE.

    C) Projeto Mães da Favela.

    D) Projeto A Cor da Cultura.

Analise este gráfico.



Disponível em:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2019.


Os dados do boletim Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil do IBGE, publicado em 13 de novembro de 2019, indicam, sobre as taxas de frequência escolar, que


    A) a escola de Ensino Médio, que é profissionalizante, justifica a menor frequência no Ensino Superior.

    B) as maiores desigualdades no acesso à educação estão no Nível Superior, em que pretos ou pardos representam perto da metade de brancos frequentes.

    C) o Brasil apresenta números próximos à universalização da Educação Básica, pois, nessa faixa, em todos os seguimentos, a frequência é superior a 80%.

    D) os índices que aferem a frequência escolar considerando pessoas brancas, pretas ou pardas refletem como elas se distribuem na população.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem por objetivo

    A) avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica.

    B) estimular competição entre estudantes, premiando-os com vagas nas universidades.

    C) favorecer aos estudantes carentes meios de ingresso em cursos superiores.

    D) mensurar a qualidade do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras.

Vivemos um estado de superinformação constante, em que a tomada de conhecimento se potencializa, mas a adoção de sentido se torna mais complexa. Nesse contexto, as redes sociais, mídias e internet têm papel fundamental nesse processo de tomada de consciência de um acontecimento. Nas redes sociais, devemos considerar o aspecto interacional entre os diferentes sujeitos que leem e compartilham determinada notícia. Trata-se de um espaço em que os indivíduos passam a ser protagonistas da história virtualizada. Diante desse quadro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Cabe ao(à) professor(a) inserir as diversas reverberações do acontecimento ambientadas virtualmente na difícil realidade escolar brasileira. II. O domínio das noções de fatos históricos, sujeitos históricos e tempos históricos é fundamental para que o(a) professor(a) desenvolva a competência de fazer uma contextualização sociocultural dos variados temas abordados pela disciplina na sala de aula. III. É fundamental que o(a) professor(a) perceba que a cultura constitui propriedade de certas especialidades profissionais, é estável e definida por um código aceito por todos.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas III está incorreta.

    C) Apenas II e III estão incorretas.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) orientam para a importância do uso de fontes históricas em sala de aula. A respeito da temática, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) É preciso definir critérios de escolha de documentos a serem utilizados como material didático, considerando-se se ele é acessível à faixa de idade dos alunos e se é capaz de motivar interesse no tema em estudo.

    B) O trabalho com documento pode envolver vários momentos diferentes que, associados, possibilitam uma apreensão de suas dimensões históricas, entre elas a solicitação das primeiras impressões do aluno e a comparação com informações divergentes.

    C) É importante que o trabalho com fontes históricas envolva observações, descrições, análises, pesquisas, relações e interpretações e, no final, aconteça um momento de retorno ao documento, para que os alunos comparem as novas informações com suas apreensões iniciais.

    D) A opção pelo trabalho com fontes históricas deve ser utilizada como forma de ilustrar o conteúdo que está sendo trabalhado, de forma que o professor deve optar por imagens, que são mais lúdicas e interessantes para o trabalho com a faixa etária da série.

    E) É preciso escolher o momento adequado para trabalhar com os documentos, definir claramente as intenções didáticas a serem atingidas e considerar a especificidade da temática histórica estudada.

São prescrições estabelecidas pela Lei 13415, de 16 de fevereiro de 2017: I- a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade; II- o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional; III- para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação: demonstração prática; experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar; atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas; cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras; cursos realizados por meio de educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias; IV- nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. São corretas apenas as afirmativas

    A) I e II.

    B) II e III.

    C) I e IV.

    D) III e IV.

Qual o nome do movimento, que também é um projeto de lei, formado sobretudo por pais e estudantes que buscam estabelecer os deveres e direitos do professor em sala de aula?

    A) Escola Ideológica.

    B) Escola Partidária.

    C) Escola Política.

    D) Escola sem Doutrina.

    E) Escola sem Partido.

Em 31 de dezembro de 2020, encerra-se a validade de um importante fundo, que se constitui um mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica. Assinale a alternativa que contém a sigla correspondente a esse fundo:

    A) Fundef.

    B) Fundeb.

    C) Funrural.

    D) FNDE.

    E) Funart

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