Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante a Revolução Industrial, era comum a função de secretário sendo exercida por homens, porém, após as duas grandes guerras mundiais, devido à falta de mão de obra masculina, as mulheres precisaram entrar no mercado de trabalho e se tornaram bem atuantes nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, foi a partir da década de 1950 que a mulher passou a ocupar o cargo de secretária, com o surgimento de cursos voltados para a área, como datilografia e técnico em secretariado. Com o avanço das tecnologias e das contribuições que estes profissionais podem oferecer, os modernos secretários estão se tornando verdadeiros assessores da presidência ou da diretoria para as quais trabalham. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta funções do técnico em secretariado constantes em lei.

  • A. Controle da agenda de executivos e pagamento e contratação de pessoa.
  • B. Organização e manutenção dos arquivos da secretaria, bem como o controle da agenda de executivos.
  • C. Planejamento estratégico e controle orçamentário.
  • D. Organização da compra e logística de distribuição de produtos.
  • E. Estratégia de comunicação interna por meio de house organ e jornal mural.

Aos funcionários em exercício nas secretarias das Unidades Escolares cabe o registro e a manutenção da vida escolar dos alunos. Dentre suas funções, destaca-se a de

  • A. monitorar a aprendizagem dos alunos, estimulando a adoção de práticas inovadoras e diferenciadas.
  • B. efetivar a matrícula e manter a ficha cadastral dos alunos, de acordo com a documentação civil e atualização do endereço.
  • C. acompanhar indicadores de resultados, de aproveitamento e de desempenho das avaliações internas e externas dos alunos.
  • D. identificar os elementos da organização do ensino, da legislação e normas que fornecem diretrizes para ações de melhoria do desempenho das escolas.
  • E. orientar as equipes gestoras das unidades na organização dos colegiados e instituições auxiliares das escolas, visando o envolvimento efetivo da comunidade.

A escrituração escolar é o registro sistemático de todos os fatos relativos às instituições de ensino e tem por finalidade assegurar, a qualquer tempo, a autenticidade da vida escolar do aluno e do funcionamento da instituição. O setor responsável pela escrituração escolar é a secretaria da escola, a quem cabe registrar as ocorrências de acordo com a ordem e sequência dos acontecimentos. A vida escolar do aluno inicia-se a partir da

  • A. frequência.
  • B. reclassificação.
  • C. aprovação.
  • D. matrícula.
  • E. documentação.

Assinale a alternativa correta no que se refere a atendimento ao público.

  • A. Às pessoas que atendam o público restringe-se a responsabilidade social da corporação.
  • B. O perfil adequado do atendente, o bom estado de saúde e a competência profissional tornam o serviço de atendimento mais eficiente e contribuem para aumentar a satisfação dos usuários dos produtos ou serviços da instituição.
  • C. Para obter eficiência no atendimento ao público, é necessário que o atendente seja preponderantemente um executor de rotinas, o que envolve identificar situações e seguir instruções.
  • D. Uma ação que pode ser efetiva para o melhor atendimento do usuário/consumidor é a centralização da autoridade, visto que possibilita garantia de qualidade no processo decisório.
  • E. O atendimento ao público pode ser visto como uma atividade rotineira simples de tratamento de informações, marcada por procedimentos administrativos habituais.

A respeito das técnicas de atendimento ao público, é correto afirmar que o(a)

  • A. procura contínua por padrões de excelência no atendimento ao público está desvinculada dos mecanismos de avaliação.
  • B. prestação do atendimento se baseia na concessão da informação correta, independentemente da forma como ela é transmitida.
  • C. ótica do cidadão não oferece critérios válidos para programas de avaliação do atendimento ao público.
  • D. avaliação de satisfação do usuário é pautada por critérios que prescindem de envolver a ótica do cidadão.
  • E. bom atendimento implica no fornecimento das informações solicitadas, evitando-se trazer informações adicionais, ainda que o cliente as solicite.

Nas organizações, é importante identificar as necessidades dos usuários de maneira a melhorar a qualidade do atendimento e da prestação dos serviços. Acerca da qualidade no atendimento ao público, assinale a alternativa correta.

  • A. Lidar com o público é uma tarefa simples que não exige maiores atenções e cuidados por parte dos atendentes.
  • B. Um dos fatores relacionados com a satisfação do usuário com a qualidade do serviço é a rapidez no atendimento da demanda. Entretanto, o usuário atribuirá o grau de importância que tem esse fator a partir de variáveis contextuais.
  • C. Uma atitude de indiferença do servidor responsável pelo atendimento ao público pode dar a impressão de descompromisso do funcionário para com a organização e ser motivo de reclamação por parte do usuário.
  • D. As organizações estimulam atitudes simpáticas da parte dos atendentes, pois essas atitudes agradam aos usuários e garantem a eficiência dos serviços.
  • E. A qualidade no atendimento consiste na prestação de serviços de maneira a satisfazer as necessidades internas da organização.

Analise a figura.

A figura mostra um motorista atencioso e defensivo, pois, ao perceber que as condições do tempo não estavam boas, decidiu diminuir a velocidade. Em situação de chuva, é necessário diminuir a velocidade, pois o condutor pode perder o controle do veículo em função

  • A. da força centrífuga na pista reta.
  • B. da força centrípeta na pista reta.
  • C. da aquaplanagem ou hidroplanagem.
  • D. do excesso de aderência no solo.
  • E. do aumento da temperatura do motor.

Caso um condutor note que o consumo de combustível aumentou consideravelmente em seu veículo, deverá providenciar a manutenção, pois a provável falha pode ser o

  • A. anel sincronizado.
  • B. eixo piloto.
  • C. eixo homocinética.
  • D. filtro de ar.
  • E. cilindro mestre.

Um condutor percebeu que o veículo não mantinha os pneus no solo quando desenvolvia velocidade em uma rodovia. Nesse caso, deverá verificar

  • A. os planetários.
  • B. o eixo cardã.
  • C. os amortecedores.
  • D. a árvore de manivela.
  • E. a coroa e o pião.

Um motorista percebeu que o motor do veículo começou a falhar quando acelerava para uma retomada de velocidade. Nesse caso, uma das possíveis causas pode ser

  • A. a homocinética quebrada.
  • B. o anel sincronizado gasto.
  • C. o satélite e as planetárias trincadas.
  • D. o injetor de combustível entupido.
  • E. o virabrequim quebrado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...