Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Corte é o plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.

II. Escala é a relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais.

  • A. As duas afirmações estão corretas
  • B. Nenhuma das afirmações está correta
  • C. Somente a afirmação I está correta
  • D. Somente a afirmação II está correta

A planta que contém o projeto como um todo incluindo, além do projeto de arquitetura, também as informações necessárias dos projetos complementares denomina-se:

  • A. Planta de situação
  • B. Planta de locação
  • C. Planta de edificação
  • D. Planta de cobertura

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

Desenhos em escala, representados em projeção horizontal, contendo todas os equipamentos, tubulações e acessórios de uma determinada área da instalação industrial, com a finalidade de mostrar o arranjo das tubulações do sistema, são chamados de:

  • A. Isométricos.
  • B. Plantas de Tubulação.
  • C. Fluxogramas.
  • D. Desenhos de detalhamento.

Nas organizações, devido ao crescimento da geração de documentos em meio físico, observa-se a necessidade de rapidez na obtenção das informações. Para atender a essa demanda, criou-se o processo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Assinale a alternativa que indica uma vantagem dessa tecnologia.

  • A. Redução da segurança e proteção para as informações da empresa.
  • B. Permissão para que várias pessoas acessem os documentos ao mesmo tempo.
  • C. Imprecisão na localização de documentos e informações atualizadas.
  • D. Baixo custo de implementação.
  • E. Aumento do risco de fraude, perda e extravio dos documentos.

Rafael sabe que, para executar com eficácia as rotinas administrativas, é necessário administrar o tempo de forma a cumprir as atividades que lhe foram demandadas. Assim, ao planejar o seu trabalho diário, é importante que ele

  • A. priorize as rotinas repetitivas.
  • B. realize várias atividades ao mesmo tempo.
  • C. analise a rotina e identifique as mudanças necessárias.
  • D. distribua igualmente o tempo para todas as atividades.
  • E. adie as atividades que considera mais difíceis.

Nas rotinas administrativas, um conjunto de profissionais executa atividades que devem estar em conformidade com o nível de competência de cada um, o nível de autoridade e de responsabilidade, de forma a se obterem resultados. Entende-se que a rotina administrativa é composta por

  • A. diversos processos que ocorrem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico e domínio de tecnologias.
  • B. trabalhos descontinuados e repetitivos adotados por uma organização para o alcance de objetivos.
  • C. uma sequência desordenada de ações direcionadas para atender as necessidades de um determinado público.
  • D. processos que são executados por diversas pessoas e que não estão relacionados aos objetivos da organização.
  • E. atividades complexas que são desenvolvidas por um grupo de pessoas que trabalham em um mesmo setor.

A elaboração de uma correspondência pode envolver o trabalho de mais de um profissional. Numa correspondência, “signatário” é quem:

  • A. redige o documento.
  • B. recebe o documento.
  • C. revisa o documento.
  • D. assina o documento.
  • E. protocola o documento.

Considere as seguintes definições:

1. Conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por processo de acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, e conservados em decorrência de seu valor.

2. Entidade administrativa responsável pela custódia, pelo processamento técnico e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição.

3. Edifício ou uma das partes em que são guardados os documentos.

4. Peça de mobiliário destinada à guarda de documentos.

São definições correntes de arquivo:

  • A. 1 apenas.
  • B. 1 e 4 apenas.
  • C. 2 e 3 apenas.
  • D. 1, 2 e 3 apenas.
  • E. 1, 2, 3 e 4.

Assinale a alternativa que exemplifica o gênero de um documento:

  • A. Audiovisual.
  • B. Formulário.
  • C. Confidencial.
  • D. Lei.
  • E. Ofício.

Com relação aos cuidados fundamentais durante ligações telefônicas, assinale a alternativa correta.

  • A. No modo de falar, demonstre simpatia e intimidade, pois isso deixará o interlocutor mais à vontade.
  • B. No caso de ligações internas, ou seja, de outras áreas ou departamentos da própria organização, dispensa-se o atendimento informando nome e departamento, pois quem ligou já tem conhecimento disso.
  • C. Ao atender o telefone, dizer sempre o nome da empresa e o seu, seguidos do respectivo cumprimento.
  • D. Se não for possível fornecer informações prontamente, por estar realizando outra atividade ao mesmo tempo em que realiza o atendimento da ligação, encerre rapidamente a ligação, para não ocupar em vão o tempo de quem ligou.
  • E. Quando for preciso deixar a pessoa do outro lado da linha esperando para ser atendida por quem ela procurava, procure entabular uma conversa sobre trivialidades, para preencher o tempo de espera.
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