Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o conceito de educação, José Carlos Libâneo (1991) diz que: "Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento onilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas (físicas, morais, intelectuais, estéticas) tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado conceito de relações sociais". Esse ponto de vista aponta para uma visão de educação que se refere:

  • A. à formação integral do ser humano;
  • B. ao desenvolvimento social e físico;
  • C. ao desenvolvimento intelectual e afetivo;
  • D. ao desenvolvimento de qualidades afetivas;
  • E. à formação de ser humano interdisciplinar.

Em tempos em que urge repensar os espaços de aprendizagem e o processo educativo não se pode perder de vista o papel importante que os alunos ocupam neste processo. O educador não deve considerar o aluno como massa a ser informada, e sim como:

  • A.

    sujeito e objeto do processo educativo, responsável maior pela sua aprendizagem e desenvolvimento integral;

  • B.

    objeto com capacidade de recriar e reconstruir conhecimentos e entendimentos em contato com atividades significativas;

  • C.

    sujeito capaz de receber passivamente o que o educador tem para lhe transmitir, realizando atividades criativas;

  • D.

    objeto com capacidade de aceitar desafios, de aprender e de se desenvolver integralmente;

  • E.

    sujeito que se constitui a si mesmo através de experiências, desenvolvendo sua inteligência e entendimento do mundo.

O existencialismo marcou o pensamento filosófico do século XX, tendo importante influência no pensamento educacional. A alternativa que melhor traduz essas influências é:

  • A.

    ênfase na aprendizagem teórico-prática;

  • B.

    visão do educando como ser livre e autônomo;

  • C.

    compreensão da educação como fenômeno sócio-histórico;

  • D.

    desenvolvimento das atividades pedagógicas em grupo;

  • E.

    caracterização da escola como aparelho ideológico de Estado.

O respeito mútuo e o convívio com as diferenças étnicoraciais e culturais têm sido muito discutidos na escola hoje, concebida como ambiente de diálogo entre diferentes saberes. Essa perspectiva coincide com o que preconiza uma corrente de pensamento conhecida como:

  • A. ambientalismo;
  • B. culturalismo escolar;
  • C. historicismo cultural;
  • D. multiculturalismo crítico;
  • E. convencionalismo.

No ambiente de trabalho, promover e cultivar relações humanas harmoniosas são condições essenciais para que as atividades sejam desenvolvidas com eficiência. Assinale a opção que se mostra em desacordo com essas condições:

  • A.

    a liderança do chefe é maior quando conquistada junto ao grupo;

  • B.

    o respeito mútuo torna o ambiente de trabalho mais saudável e agradável;

  • C.

    a impessoalidade no trato com a equipe é prejudicial ao chefe;

  • D.

    o chefe se torna líder quando impõe sua autoridade aos elementos do grupo;

  • E.

    a persuasão do chefiado quanto ao cumprimento de tarefas é importante.

Na realização de um trabalho, o momento da avaliação revelou o descontentamento da equipe, o ritmo lento do encaminhamento das tarefas, a fraca exploração dos problemas estudados e o pouco recurso inventivo na busca de soluções. Esses resultados insatisfatórios podem ter sido gerados pela:

  • A. divulgação periódica dos resultados;
  • B. participação ativa na tomada de decisão;
  • C. falta de comunicação entre os participantes;
  • D. autenticidade nas relações interpessoais;
  • E. capacidade de solidariedade dos participantes.

No desenvolvimento do trabalho em grupo, o sucesso ou o desgaste da equipe vai depender, em grande parte, da maneira como o trabalho é conduzido e da forma de liderança exercida. Com relação à liderança, é correto afirmar que:

  • A.

    a liderança pode ser exercida, simultaneamente, ou por rodízio, por diferentes pessoas;

  • B.

    a capacidade de liderança é inata nas pessoas, pois apenas uns nascem para liderar;

  • C.

    apenas um ou poucos membros do grupo têm condições de exercer liderança;

  • D.

    a formação espontânea dos grupos impede o surgimento natural do líder;

  • E.

    a capacidade de liderança não pode ser desenvolvida a serviço do grupo.

Nas discussões teórico-metodológicas, a pesquisa participante surge como construção epistemológica alternativa ao modelo tradicional de pesquisa, que enfatiza a neutralidade axiológica do pesquisador. Assinale a premissa que corresponde à pesquisa participante:

  • A.

    a tarefa do pesquisador é apenas observar e registrar as problemáticas surgidas no campo;

  • B.

    a pesquisa se caracteriza pela isenção do pesquisador quanto aos métodos empregados;

  • C.

    o problema investigado tem sua origem na comunidade ou no próprio local de trabalho;

  • D.

    o pesquisador não se envolve com o grupo observado para não comprometer a pesquisa;

  • E.

    o pesquisador adota uma teoria e a aplica como ferramenta que produz análises acertadas.

A pesquisa participante pode ser vista como a elucidação de processos complexos e não-seqüenciais, que ocultam as capacidades de análise, organização, ação e inovação dos grupos e comunidades pesquisadas. O procedimento que NÃO condiz com a postura desse pesquisador é:

  • A.

    reconhecer a ciência como parte do dia-a-dia de toda a população;

  • B.

    admitir o controle do trabalho pelas comunidades e pelos sujeitos pesquisados;

  • C.

    socializar os resultados da pesquisa na linguagem e na forma cultural dos envolvidos;

  • D.

    divulgar os resultados obtidos apenas no relatório destinado à academia;

  • E.

    perceber a ação como fonte de conhecimento e de novas hipóteses.

Para Jean Piaget, o conceito de aprendizagem é:

  • A.

    um processo que se dá no decorrer da vida permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade;

  • B.

    o equilíbrio progressivo entre a assimilação e a acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais;

  • C.

    o estabelecimento das relações entre os fatos em qualquer situação que se dêem as experiências e vivência;

  • D.

    a formação de conexão entre estímulo e resposta impregnada pelas relações entre os sujeitos aprendentes;

  • E.

    um estilo de vida no qual sujeito e objeto do conhecimento se integram independentemente da situação cotidiana.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...