Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Sobre o conceito de educação, José Carlos Libâneo (1991) diz que: "Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento onilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas (físicas, morais, intelectuais, estéticas) tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado conceito de relações sociais". Esse ponto de vista aponta para uma visão de educação que se refere:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Em tempos em que urge repensar os espaços de aprendizagem e o processo educativo não se pode perder de vista o papel importante que os alunos ocupam neste processo. O educador não deve considerar o aluno como massa a ser informada, e sim como:
sujeito e objeto do processo educativo, responsável maior pela sua aprendizagem e desenvolvimento integral;
objeto com capacidade de recriar e reconstruir conhecimentos e entendimentos em contato com atividades significativas;
sujeito capaz de receber passivamente o que o educador tem para lhe transmitir, realizando atividades criativas;
objeto com capacidade de aceitar desafios, de aprender e de se desenvolver integralmente;
sujeito que se constitui a si mesmo através de experiências, desenvolvendo sua inteligência e entendimento do mundo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O existencialismo marcou o pensamento filosófico do século XX, tendo importante influência no pensamento educacional. A alternativa que melhor traduz essas influências é:
ênfase na aprendizagem teórico-prática;
visão do educando como ser livre e autônomo;
compreensão da educação como fenômeno sócio-histórico;
desenvolvimento das atividades pedagógicas em grupo;
caracterização da escola como aparelho ideológico de Estado.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O respeito mútuo e o convívio com as diferenças étnicoraciais e culturais têm sido muito discutidos na escola hoje, concebida como ambiente de diálogo entre diferentes saberes. Essa perspectiva coincide com o que preconiza uma corrente de pensamento conhecida como:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
No ambiente de trabalho, promover e cultivar relações humanas harmoniosas são condições essenciais para que as atividades sejam desenvolvidas com eficiência. Assinale a opção que se mostra em desacordo com essas condições:
a liderança do chefe é maior quando conquistada junto ao grupo;
o respeito mútuo torna o ambiente de trabalho mais saudável e agradável;
a impessoalidade no trato com a equipe é prejudicial ao chefe;
o chefe se torna líder quando impõe sua autoridade aos elementos do grupo;
a persuasão do chefiado quanto ao cumprimento de tarefas é importante.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Na realização de um trabalho, o momento da avaliação revelou o descontentamento da equipe, o ritmo lento do encaminhamento das tarefas, a fraca exploração dos problemas estudados e o pouco recurso inventivo na busca de soluções. Esses resultados insatisfatórios podem ter sido gerados pela:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
No desenvolvimento do trabalho em grupo, o sucesso ou o desgaste da equipe vai depender, em grande parte, da maneira como o trabalho é conduzido e da forma de liderança exercida. Com relação à liderança, é correto afirmar que:
a liderança pode ser exercida, simultaneamente, ou por rodízio, por diferentes pessoas;
a capacidade de liderança é inata nas pessoas, pois apenas uns nascem para liderar;
apenas um ou poucos membros do grupo têm condições de exercer liderança;
a formação espontânea dos grupos impede o surgimento natural do líder;
a capacidade de liderança não pode ser desenvolvida a serviço do grupo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Nas discussões teórico-metodológicas, a pesquisa participante surge como construção epistemológica alternativa ao modelo tradicional de pesquisa, que enfatiza a neutralidade axiológica do pesquisador. Assinale a premissa que corresponde à pesquisa participante:
a tarefa do pesquisador é apenas observar e registrar as problemáticas surgidas no campo;
a pesquisa se caracteriza pela isenção do pesquisador quanto aos métodos empregados;
o problema investigado tem sua origem na comunidade ou no próprio local de trabalho;
o pesquisador não se envolve com o grupo observado para não comprometer a pesquisa;
o pesquisador adota uma teoria e a aplica como ferramenta que produz análises acertadas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A pesquisa participante pode ser vista como a elucidação de processos complexos e não-seqüenciais, que ocultam as capacidades de análise, organização, ação e inovação dos grupos e comunidades pesquisadas. O procedimento que NÃO condiz com a postura desse pesquisador é:
reconhecer a ciência como parte do dia-a-dia de toda a população;
admitir o controle do trabalho pelas comunidades e pelos sujeitos pesquisados;
socializar os resultados da pesquisa na linguagem e na forma cultural dos envolvidos;
divulgar os resultados obtidos apenas no relatório destinado à academia;
perceber a ação como fonte de conhecimento e de novas hipóteses.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Para Jean Piaget, o conceito de aprendizagem é:
um processo que se dá no decorrer da vida permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade;
o equilíbrio progressivo entre a assimilação e a acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais;
o estabelecimento das relações entre os fatos em qualquer situação que se dêem as experiências e vivência;
a formação de conexão entre estímulo e resposta impregnada pelas relações entre os sujeitos aprendentes;
um estilo de vida no qual sujeito e objeto do conhecimento se integram independentemente da situação cotidiana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...