Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006

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Para atingir suas finalidades, as instituições determinam papéis e responsabilidades que fazem parte de um processo organizacional, o qual implica uma atividade racional, estruturada e coordenada. Nesse sentido, pode-se dizer que o planejamento de uma instituição consiste no:

  • A.

    desenvolvimento de ações e procedimentos para tomada de decisões a respeito dos objetivos e das atividades a serem realizadas em razão desses objetivos;

  • B.

    desenvolvimento de um plano de trabalho que tem nos meios de sua execução a orientação do fazer educativo visando ao alcance dos objetivos;

  • C.

    estabelecimento de rotinas baseadas na análise da realidade escolar e suas condições concretas, tendo em vista a elaboração de objetivos conscientes;

  • D.

    encaminhamento de funções e de responsabilidades pertinentes ao sistema organizacional da instituição com base na qual se definem objetivos e metas;

  • E.

    processo de explicitação dos objetivos e da antecipação de decisões que vão indicar os objetivos finais e os meios necessários para que se evite a improvisação.

A elaboração dos objetivos de ensino é considerada elemento fundamental no processo de planejamento da prática pedagógica. Para a formulação de objetivos educacionais, deve-se levar em conta:

  • A.

    as necessidades imediatas dos alunos, as informações contidas nos livros didáticos adotados e as condições materiais das unidades escolares;

  • B.

    os pressupostos teórico-metodológicos previstos no plano geral da escola e as informações contidas nos livros textos adotados para cada série;

  • C.

    as expectativas dos dirigentes da escola, os ditames das leis educacionais e os aspectos culturais e econômicos da comunidade extra-escolar;

  • D.

    as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares, as bases legais e as expectativas culturais e econômicas da população minoritária;

  • E.

    as exigências legais, os conteúdos básicos das ciências produzidos na prática social e as necessidades e expectativas de formação cultural exigidas pela população majoritária.

O lugar e a relevância que os conteúdos de ensino ocupam na vida escolar devem estar diretamente relacionados à idéia de democratização dos conhecimentos, garantindo uma cultura de base para as crianças e jovens. Assim, pode-se entender conteúdos de ensino como um conjunto de:

  • A.

    conhecimentos, hábitos e valores produzidos e acumulados pela humanidade, organizados didaticamente, que devem ser assimilados pelos educandos;

  • B.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais organizados de forma pedagógica, visando a aplicação pelos alunos nas avaliações escolares;

  • C.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais organizados didaticamente visando a aplicação pelos alunos na sua vida prática;

  • D.

    conhecimentos, hábitos e valores produzidos e acumulados pela humanidade, sem organização didática préestabelecidos que deverão ser transmitidos aos educandos;

  • E.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais, sem organização pedagógica específica que deverão ser legitimados pelos alunos.

A ciência e a tecnologia, marcas do tempo em que vivemos, vêm transformando os usos e costumes da humanidade. Diante desta realidade, a escola tem como um dos seus principais desafios:

  • A.

    incluir os novos recursos tecnológicos ao seu ambiente, porém garantindo a dinâmica estrutural já existente;

  • B.

    considerar as novas tecnologias, mas restringindo-as aos recursos destinados às unidades escolares;

  • C.

    valorizar as práticas inventivas, resguardando seus procedimentos, frente à crise de paradigmas da modernidade;

  • D.

    promover mudanças estruturais que se colocam urgentes, porém rejeitando criticamente a sociedade informatizada;

  • E.

    incorporar as novas técnicas e, ao mesmo tempo, promover a capacidade de leitura crítica das imagens e das informações.

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Sua função pedagógico-didática se refere ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar. Numa perspectiva diagnóstica, a avaliação é um processo que:

  • A.

    ajuda ao professor classificar os alunos de acordo com o nível de desempenho que cada aluno atingiu;

  • B.

    permite que professor e aluno recebam indicações sobre as dificuldades, promovendo um ajuste das atividades do professor;

  • C.

    indica ao aluno o lugar que ele ocupa em relação aos colegas, de forma a estimulá-lo na melhoraria de seu rendimento;

  • D.

    demonstra o empenho do professor em fazer uso de diferentes técnicas facilitadoras da aprendizagem do aluno;

  • E.

    fornece dados precisos sobre as técnicas utilizadas pelo professor, de modo a adaptá-las às características dos alunos.

A metodologia de projetos se caracteriza por ser um processo de compreensão da realidade e de construção de conhecimentos, associado ao compromisso de transformar ou inovar uma dada situação. Como processo de construção do conhecimento, a elaboração de projetos pode ser traduzida como:

  • A.

    um processo aberto, flexível, dinâmico e questionador das pessoas envolvidas;

  • B.

    uma orientação pedagógica, de cunho científico, exercida por educadores;

  • C.

    um modelo aberto e dinâmico de aprendizagem que envolve a avaliação classificatória;

  • D.

    uma construção coletiva destinada ao aperfeiçoamento e melhoria da equipe;

  • E.

    um caminho investigativo que neutraliza os conflitos existentes.

É muito comum o envolvimento de pessoas na elaboração de projetos sem que tenham clareza do que se deseja alcançar, gerando documentos meramente formais e burocráticos. A participação das pessoas na construção e implementação de projetos deve ser promovida:

  • A.

    determinando a participação nas reuniões de planejamento e de execução do projeto;

  • B.

    estimulando o envolvimento da equipe na execução apenas das tarefas;

  • C.

    delegando responsabilidades no planejamento das metas a serem alcançadas;

  • D.

    possibilitando a participação nas discussões dos problemas e na elaboração do projeto;

  • E.

    estabelecendo um cronograma rígido de atividades para maximizar o tempo.

No setor de uma grande estatal, a proposta de elaboração de projetos para a implantação de mudanças operacionais e melhoria no atendimento ao público trouxe desconfiança. Segundo a fala de um membro da equipe: "Não adianta nada disso, porque as coisas aqui acabam não saindo do papel". O princípio a ser adotado na metodologia de projetos é:

  • A. visão genérica da situação-problema;
  • B. concentração e canalização de esforços e energias;
  • C. ativismo e imediatismo no planejamento das ações;
  • D. elaboração de um cronograma rígido;
  • E. dispersão na análise dos resultados.

Muito se tem falado sobre a interdisciplinaridade e sobre como vem sendo pensada na organização curricular. Sobre o pensar interdisciplinar, pode-se dizer que este exige um projeto no qual não se ensina nem se aprende, vive-se, exerce-se. Pode-se dizer também que o pensar interdisciplinar:

  • A.

    parte do princípio de que o conhecimento é em si mesmo racional e verdadeiro;

  • B.

    considera o conhecimento científico como uma proposição que se sobrepõe às práticas cotidianas;

  • C.

    considera o conhecimento do senso comum inválido, já que este se afasta da racionalidade;

  • D.

    parte do diálogo com outras formas de conhecimento, permitindo que se interpenetrem;

  • E.

    parte da interlocução entre os sujeitos do conhecimento apresentando um componente disciplinar.

A educação brasileira é fortemente marcada pela concepção tradicional de educação, na qual o professor é considerado o centro do processo ensino-aprendizagem e o único detentor do saber. Sabe-se que a avaliação está intimamente relacionada com o processo ensino-aprendizagem. Encontra-se subjacente à concepção tradicional de ensino a avaliação:

  • A. contínua;
  • B. diagnóstica;
  • C. classificatória;
  • D. crítica;
  • E. participativa.
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