Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nos altofalantes, o deslocamento de ar com a produção do som é provocado pelo seguinte componente:

  • A. cone.
  • B. bobina.
  • C. reflexor.
  • D. ímã da base.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São classificados como microfones hipercardióides aqueles que apresentam grande sensibilidade para sons:

  • A. em qualquer direção.
  • B. laterais.
  • C. laterais e reduzida sensibilidade frontal.
  • D. frontais e reduzida sensibilidade traseira.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao enviarmos um sinal para um console de mixagem, o dispositivo que regula primeiro a intensidade desse sinal, para que não haja distorção, é o:

  • A. pan.
  • B. gain.
  • C. fader.
  • D. master.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere a regra conhecida como "3 para 1", que é adotada na captação de várias fontes sonoras, de forma a diminuir as possibilidades de interferência. Assim é correto afirmar que:

  • A.

    deve ser utilizado 1 microfone para cada 3 fontes sonoras.

  • B.

    um microfone deve estar afastado de outro, no mínimo, 3 vezes a distância entre ele e a fonte sonora.

  • C.

    para o uso de 3 microfones, estes deverão manter uma distância mínima de 3 metros entre si.

  • D.

    nunca é permitido ultrapassar o número de 3 microfones para uma única fonte sonora.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sons de mesma freqüência, produzidos por instrumentos diferentes, são distinguidos pelo ouvido humano através do(a):

  • A. intensidade sonora.
  • B. altura sonora.
  • C. velocidade sonora.
  • D. timbre sonoro.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao adiantarmos o botão de volume de um sistema de som, estamos aumentando a potência do aparelho, conseqüentemente aumentando o (a):

  • A. altura do som.
  • B. timbre do som.
  • C. sonoridade.
  • D. velocidade sonora.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação ao som senoidal, chamado som puro e desprovido de harmônicos, é correto afirmar que esse tipo de som:

  • A. só é gerado por instrumentos tradicionais.
  • B. só é encontrado na natureza.
  • C. pode ser gerado por qualquer instrumento.
  • D.

    pode ser conseguido artificialmente, através de sintetizador eletrônico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A alteração aparente na freqüência percebida do som, denominada Efeito Doppler, ocorre quando:

  • A.

    uma fonte sonora ou seu receptor estão se movendo.

  • B. somente a fonte sonora está se movendo.
  • C. somente o receptor está se movendo.
  • D.

    ambos se movem na mesma velocidade sem alterar a distância entre eles.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O som complexo é um tipo de som composto:

  • A. por várias fontes sonoras.
  • B.

    de várias freqüências relacionadas harmonicamente entre si.

  • C. de várias freqüências sem relação harmônica.
  • D.

    de freqüências superpostas, sem relação harmônica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na montagem de uma apresentação num palco com utilização de caixas de retorno, a relação de posicionamento correto entre as caixas de retorno e os microfones, para evitar microfonia e captação do retorno de som, deve obedecer a seguinte regra:

  • A.

    microfones cardióides deverão estar sempre perpendiculares aos falantes do monitor.

  • B.

    microfones supercardióides deverão estar sempre de frente para os falantes do monitor.

  • C.

    microfones cardióides deverão estar sempre de costas para os falantes do monitor.

  • D.

    microfones supercardiódes podem ser posicionados em qualquer lugar com relação aos falantes do monitor.

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