Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Áudio/Som - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
VoIP (Voice over IP) significa
sistema de gravação e transmissão de sons no formato MP3.
sistema de videotelefonia que permite que duas pessoas se comuniquem com som e imagem.
sistema que utiliza a tecnologia da rede mundial de computadores para comunicação de voz.
sistema de transcrição de voz para texto.
sistema de correio de voz presente nos telefones celulares.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Áudio/Som - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O termo "subwoofer" significa
caixa acústica projetada para reproduzir baixas freqüências.
aparelho digital ou analógico que cria e modela sons.
efeito acústico que utiliza várias caixas acústicas, e faz com que o ouvinte se sinta envolvido pelo som.
uma portadora de áudio que modula outra portadora de freqüência menor.
alto-falante que reproduz freqüências de 20 Hz a 20 mil Hz.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Áudio/Som - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O dispositivo, sistema ou processo utilizado para eliminar ou modificar sinais de áudio de uma freqüência, ou faixa de freqüência, tem o nome de
amplificador.
polarizador.
filtro.
descrambler.
desbalanceador.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Luz - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Entre as opções seguintes, qual é o refletor que pertence à família da luz dura?
spot Fresnel.
soft-light.
calha de luz fria.
rebatedor.
mini-light.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Luz - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Entre as opções seguintes, qual é o refletor que pertence à família da luz suave?
spot Fresnel.
soft-light.
follow-spot.
elipsoidal.
HMI.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Luz - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Para uma iluminação temática de baixa dramaticidade na cena, é indicado o uso de refletores de luz que geram pouca ou quase nenhuma sombra. O tipo de iluminação indicada para obter essa sensação temática suave é
luz de ciclorama.
follow-spot.
soft-light.
mini-light.
elipsoidal.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Luz - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A iluminação de três pontos é obtida com a seguinte composição:
dois refletores (key-light) posicionados frontalmente à pessoa a ser iluminada e lateralmente à posição da câmera e um refletor (fill-light) posicionado frontalmente ao objeto na lateral oposta à posição da câmera em relação aos key-light.
uma luz chave (key-light) posicionada lateralmente à posição da câmera; uma luz atenuante (fill-light) posicionada lateralmente à posição da câmera oposta à luz-chave e uma contraluz (back-light) posicionada atrás da pessoa a ser iluminada.
uma luz chave (key-light) posicionada no mesmo eixo da câmera; duas contraluzes (back-light) posicionadas atrás da pessoa a ser iluminada.
uma luz chave (key-light) posicionada no mesmo eixo da câmera; uma luz atenuante (fill-light) posicionada à esquerda da câmera e uma luz atenuante (fill-light) posicionada à direita da câmera.
uma luz chave (key-light) posicionada no mesmo eixo da câmera em plano alto; uma luz atenuante (fill-light) posicionada no mesmo eixo da câmera em plano baixo e uma contraluz (back-light) posicionada lateralmente por trás da pessoa a ser iluminada.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de Luz - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
O balanceamento de branco tem por finalidade permitir que a câmera registre as imagens com a fidelidade de cor da cena, conforme a iluminação do set de gravação.
Considerando que o set de gravação é dentro do estúdio, que a iluminação utilizada é toda com a temperatura de cor de 3 200 ºK, o filtro de câmera a ser utilizado é o de
câmera fechado.
3 200 ºK.
5 600 ºK.
5 600 ºK + ¼ ND.
6 200 ºK.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Para gravar um personagem em efeito chroma-key, será utilizado um fundo azul. A iluminação a ser utilizada é:
iluminar o fundo azul com refletores de luz suave totalmente equilibrada; iluminar o personagem com refletores que simulem a luz do fundo a ser inserido, com independência de luz entre o fundo e a zona do personagem.
iluminar o fundo com maior intensidade luminosa na parte superior e menos intensidade luminosa na parte inferior; iluminar o personagem com filtro azul nos refletores.
iluminar o fundo com a mesma luz chave a ser usada no personagem.
iluminar apenas o personagem com luz chave, deixando o fundo escuro para melhor qualidade no recorte.
não é necessário fazer separação entre o espaço cenográfico do personagem e o fundo, pois o recorte é eletrônico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Em um set de gravação, o ambiente é aberto e recebe 90 % da iluminação vinda da luz do dia (luz externa). A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:
usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.
fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.
usar o filtro de câmera em 5 600 ºK e colocar gelatina azul nos refletores.
registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK.
registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas nos refletores.
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